Você já pensou em buscar leads através do Facebook Ads? Existe a possibilidade de criar um anúncio específico para isso e atrair potenciais clientes. Imagine conseguir informações sobre pessoas interessadas no seu produto direto na rede social mais usada por elas?

Existem muitas diferenças entre conseguir leads através do Facebook Ads em relação à seu próprio site. Isso significa que alguns cuidados precisam ser tomados. A forma de se trabalhar a aquisição do lead também depende do anúncio.

Pensando em te ajudar a conseguir leads através do Facebook Ads, nós trabalhamos nesse artigo tudo que você precisa saber sobre esse tipo de anúncio. Vamos lá?

Porque buscar leads através do Facebook Ads

O Facebook Ads tem diversas vantagens que justificam o uso de anúncios para geração de cadastros. Essas facilidades podem ser um diferencial, principalmente para quem está na fase inicial da captação de leads.

Para começar, adquirir leads através do Facebook Ads significa que o seu potencial cliente não terá que sair da rede social para preencher o formulário. Isso facilita com que ele sinta interesse em completar o processo, já que não precisa interromper a navegação para isso.

Não precisando de uma landing page, o anúncio ajuda com uma dificuldade do processo: convencer o público a interromper o que estava fazendo. E se você não precisa de uma página externa, você corta um gasto.

Por isso usar os anúncios do Facebook para gerar cadastro costuma abaixar o custo de aquisição de leads. Mesmo que você tenha que pagar pelo alcance, é menos dispendioso do que com ferramentas e sites fora da rede social.

Por fim, você pode integrar no seu CRM os leads obtidos dessa forma e fazer automação de uma forma mais prática. Isso economiza tempo, já que a integração permite que você acrescente o lead ao seus processos antes que ele esfrie, de forma direta e reduzindo o trabalho manual.

Para realizar a integração, você pode seguir os passos descritos na Central de Ajuda para Negócios. Algumas ferramentas de CRM, entretanto, não realizam a integração de forma nativa e precisam do apoio do Zapier ou do Pluga para isso.

Cuidados a se tomar

Apesar das vantagens, existem algumas questões que você precisa observar ao tentar conseguir leads através do Facebook Ads. Nenhuma delas é tão importante a ponto de tornar a decisão pouco recomendável, mas tornam a utilização desse tipo de anúncio um pouco mais específica.

Para começar, a tendência é que os leads vindos do Facebook sejam menos qualificados do que os obtidos por landing pages externas. Isso acontece porque o Facebook irá mostrar o formulário para um público com base em interesses, mas não há como ter garantia que as pessoas atingidas se interessam pelo produto.

Além disso, existe uma limitação do que pode ou não ser feito com relação a campos do formulário. Por exemplo: para inserção de perguntas condicionadas, você precisa seguir o exemplo apresentado no arquivo .csv disponibilizado dentro do próprio Gerenciador de Anúncios. Apenas um arquivo pode ser usado por anúncio, então você precisa criar suas condições de forma que todas interajam.

Não é possível fazer múltiplas escolhas que permitam que o usuário selecione mais de uma opção, por exemplo. Escalas de opinião também não estão disponíveis. Se a sua intenção é usar esse tipo de pergunta, o melhor é fazer uma landing page externa.

O design utilizado na campanha ainda segue as regras especificadas pelo Facebook. Isso significa que você pode ter no máximo 20% de texto na imagem utilizada e precisa seguir especificações de tamanho:

  • Proporção da imagem: Paisagem (1.91:1), Quadrado (1:1), Vertical (4:5)
  • Resolução mínima: 600 x 315 pixels (1.91:1 paisagem)/600 x 600 pixels (1:1 quadrado)/600 x 750 pixels (4:5 vertical)

Por decisão do Facebook, os anúncios de preenchimento de cadastro tem limitação de posicionamento, aparecendo apenas no feed de notícias.

Passo a Passo

Para começar a conseguir leads através do Facebook Ads, você vai precisar, primeiro reunir alguns pontos como preparação.

Para começar, você precisa ter uma Política de Privacidade publicada na internet. Se o seu site ainda não conta com uma, você precisa começar a pensar nisso imediatamente. Sem a publicação de uma política de privacidade, o Facebook não aceitará fazer esse tipo de anúncio na sua página.

Se você não conta com um site próprio, não se preocupe. Isso pode ser contornado publicando uma política de privacidade na sua página como uma nota.

Além disso, pense na arte ou vídeo a ser usado como header do anúncio e o produza. Sem uma boa arte ou um vídeo que atraia o consumidor, dificilmente você vai conseguir convencer pessoas a se inscreverem.

Por fim, o ideal é você já ir para a criação do anúncio tendo na cabeça a segmentação de público que deseja atingir. Caso contrário, dificilmente vai conseguir leads qualificados, que irão evoluir no seu funil de compras.

Criando o anúncio de Facebook para adquirir leads

O processo de criar um anúncio para conseguir leads através do Facebook é muito parecido com o de criar um anúncio comum. Você vai precisar especificar o objetivo no começo para ter acesso aos formulários.

Depois, prossiga com a especificação da página, do público, dos posicionamentos e do orçamento. Você também pode criar um anúncio com Criativo Dinâmico.

Por fim, você vai criar um anúncio em específico. É nessa parte que irá selecionar o formato do anúncio, que pode ser Carrossel de Imagens ou uma única Imagem ou Vídeo. Pode parecer óbvio, mas é importante reforçar: não use apenas mídias genéricas, prefira criar algo especificamente para o anúncio.

Após fazer o upload das mídias a serem representadas, é hora de escrever o texto que acompanhará o formulário. Economize palavras, pois o anúncio não funcionará se ficar muito grande. Se concentre em falar sobre as vantagens que o preenchimento das perguntas trará para a pessoa.

Por fim, selecione o seu formulário. Você pode tanto escolher um que já tenha feito antes quanto criar um novo.

Criando um novo formulário

Para criar o seu formulário, comece selecionando o Tipo que será usado. São duas possibilidades:

  • Mais volume: irá criar um formulário que não exigirá a confirmação do usuário e poderá ser veiculado no Instagram. Isso irá gerar uma grande quantidade de leads, mas com menos qualificação;
  • Mais intenção: os leads terão que passar por uma etapa de verificação, o que gera maior qualificação. Em contrapartida, o anúncio não poderá ser exibido fora do Facebook Móvel.

Depois disso, você irá configurar a Apresentação, que é opcional. Aqui, você pode escrever mais um texto explicando a intenção do formulário e também selecionar uma nova imagem para acompanhar as perguntas. Caso decida não ter uma apresentação, será usada a imagem do anúncio automaticamente.

Em seguida, você configura as Perguntas. Para isso é possível selecionar conjuntos pré-criados pelo Facebook, que funcionam bem para conseguir informações de contato, trabalho e demografia. Também é possível pedir o CPF do lead.

Caso prefira, pode criar suas próprias perguntas personalizadas. Entre os tipos disponíveis para isso, estão:

  • Resposta curta;
  • Múltipla escolha (assinalando uma única resposta);
  • Condicionada (em que a resposta anterior influencia as opções disponíveis para a pergunta seguinte);
  • Programação de compromisso (em que você oferece um agendamento de horário do cliente com seu negócio).

Depois, é preciso vincular o endereço da sua Política de Privacidade, de forma que a pessoa possa ler o que será feito com seus dados antes de decidir se preenche. Isso é padrão do Facebook e é impossível gerar o anúncio sem que você preencha os campos corretamente.  

Na última etapa, você cria uma Página de Agradecimento. Aqui pode colocar o link para um endereço no seu site ou para download de um material rico prometido no anúncio ou listar um telefone para que o cliente ligue.

É importante fazer bom uso de Call to Actions tanto no botão da página de agradecimento quanto no anúncio. Use verbos fortes e ações simples, de fácil entendimento.

Pronto, seu anúncio já pode ser publicado e veiculado. Com os leads captados, você pode trabalhar melhor suas estratégias de Marketing Digital e encaminhar pessoas pelo funil de vendas.

Se não sabe o que fazer com os leads captados, nós temos uma sugestão para você: remarketing. Caso não saiba como fazer remarketing no facebook, leia nosso artigo indicando o passo a passo.