As configurações de privacidade são relativamente novas no WordPress. Muitos países tem adotado políticas e leis mais rígidas com relação a coleta e uso de dados dos usuários.

Portanto, se você possui um site deve estar atento a essas legislações.

No Brasil, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor em 2020 e impactou muitas ações no marketing digital. Enquanto isso, na Europa, a GDPR (General Data Protection Regulation) já é uma realidade. Por isso, se o seu site é frequentado por pessoas da Europa ele deve estar de acordo com as leis de lá.

Com a chegada dessas novas leis, os usuários passam a ter muito mais direitos sobre seus dados. Por outro lado, as empresas passar a ter muito mais deveres e responsabilidades com a coleta e o uso desses dados.

Existem muitos cuidados a se tomar com relação a privacidade e uso dos dados dos seus usuários, mas uma muito importante é a sua Política de Privacidade.

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Política de Privacidade

Ter uma Política de Privacidade bem definida e acessível para o público é muito importante. Por isso, você deve tomar alguns cuidados na hora de elaborar a sua.

Como criar sua Política de Privacidade?

O WordPress te dá uma ajuda no momento de elaborar sua Política de Privacidade. No entanto, não é recomendado que você utilize a política sugerida por eles sem ao menos ler e discutir com seu advogado ou departamento jurídico.

Consigurações de Privacidade no WordPress

Na tela de Configurações de Privacidade do WordPress você notará a presença de dois botões:

  • Utilizar esta página: aqui você pode selecionar a sua página de Política de Privacidade.
  • Criar nova página: caso ainda não tenha uma Política de Privacidade, você pode clicar neste botão e o WP criará uma página para você. Lembre-se de ler a sugestão de Política do WordPress e discuti-la com um advogado antes de publicá-la em seu site.

O que sua Política de Privacidade deve abordar?

Muitos temas podem ser abordados em sua política, mas alguns deles são imprescindíveis.

Quem é você?

Você descrever quem é a sua empresa, o nome dela, dados comerciais, o endereço do site e as informações de contato.

Quais dados pessoais são coletados e porque

Nesta seção você deve explicitar quais dados pessoais são coletados dos seus usuários e visitantes. Para dar uma ideia melhor a você, vamos citar aqui alguns dados que comumente são coletados:

  • Nome
  • E-mail
  • Telefone
  • País, estado, cidade e endereço
  • Sexo e/ou gênero
  • Preferências pessoais
  • Dados de transações
  • Dados técnicos como cookies, por exemplo

Por padrão o WordPress, não coleta dados pessoais sobre os visitantes. No entanto, ao se registrar no site, alguns dados pessoais podem ser coletados:

  • Nome
  • Sobrenome
  • E-mail
  • Site
  • Informações biográficas
  • Foto de perfil

Atenção com os plugins. Se você utiliza algum plugin, fique atento aos dados coletados por eles. Estes dados pessoais também devem ser discriminados aqui.

A razão pela qual você coleta os dados também importa. Explique os motivos de coletar estes dados. As razões da coleta e retenção destes dados devem ser justificáveis com bases legais ou com o consentimento expresso do usuário.

Lembre-se que dados pessoais não são gerados apenas pela interação do usuário com o seu site. Eles também são gerados por processos técnicos como preenchimento de formulários, cookies, dados para análise e mídias de terceiros incorporados em seu site.

Caso queira checar todas as recomendações do WordPress para sua política de privacidade, com base nos plugins utilizados em seu site, acesse (altere exemplo.com.br para o seu domínio):

https://exemplo.com.br/wp-admin/tools.php?wp-privacy-policy-guide=1

Conclusão

A política de privacidade é um dos pontos a serem trabalhados em seu site. Mas quando o assunto é privacidade do usuário e proteção de seus dados, as ações vão muito além de elaborar uma política.

Lembre-se de revisar todas as configurações do WordPress: Configurações GeraisEscrita, LeituraDiscussãoMídiaLinks Permanentes e Privacidade.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.