Existem vários formatos de conteúdo para mídias sociais possíveis. Para realmente atrair o público, é preciso aproveitar essa diversidade ao criar postagens.

Os conteúdos não precisam variar apenas com relação ao que é dito, mas também a como é dito! Muitas vezes isso vai significar atingir o público com vídeos, imagens, gifs e textos de forma variada.

Confira com a gente como aproveitar a diversidade de formatos.

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Vídeos

Dentre os vários formatos de conteúdo em mídias sociais, o vídeo é o mais popular no momento. Isso porque o consumo constante de produções para YouTube fez com que outras mídias sociais prestassem atenção neste formato e investissem nele.

Como conclusão disso, o Facebook hoje favorece a publicação de vídeos em sua timeline diretamente e diminui as impressões de publicações do YouTube.

Para produzir vídeos, você pode começar usando a câmera do seu celular e investir mais pesado em conteúdo. Tenha em mente, porém, que é muito importante que essa infraestrutura melhore para escalar.

Imagens

Com um tempo de produção menor do que o dos vídeos, a imagem é um dos formatos de conteúdo para mídias sociais mais utilizados. Afinal de contas, é um esforço menor para um resultado bem positivo.

Usar imagens, porém, precisa ser feito com cuidado. Isso porque todas as empresas vão estar tentando fazer uso delas para impactar o usuário. Apenas produzir sem pensar no porque vai te deixar em meio ao “mais do mesmo”.

Foque em imagens que entregam valor e conversam com seus territórios de marca. Produza fotos e imagens próprias do seu negócio ao invés de investir apenas em estoque de imagens.

Links para seu site

A primeira coisa a se pensar ao publicar um link para seu site é que ele vai ter um impacto orgânico menor. Isso acontece porque ele retira o usuário da plataforma, enquanto outros formatos de conteúdo para mídias sociais são consumidos ali mesmo.

Portanto, a publicação de conteúdo no seu site precisa ser acompanhada de uma estratégia de impulsionamento. Mas isso não apaga as diversas vantagens que esse tipo de conteúdo representa. Exemplo:

  • Direcionar o público por um funil de vendas;
  • Captar leads através de um material rico com Landing Page;
  • Diminuir a dependência da mídia social para se comunicar com a audiência;
  • E muito mais.

Textos nas mídias sociais

Vamos ser claros: não é possível investir em texto em todas as mídias sociais. Porém, algumas delas tem vantagens para este entre os outros formatos de conteúdo para mídias sociais.

As mídias sociais que mais favorecem o uso do texto são o Twitter e o LinkedIn. No caso do primeiro, o motivo é óbvio: é um microblog.

Já o LinkedIn é uma plataforma de mídias sociais para profissionais. O resultado disso é que os usuários aceitam leituras com maior facilidade, desde que acrescentem algo para suas carreiras e negócios.

Tenha isso em mente ao trabalhar estas duas redes sociais.

Outros formatos de conteúdo para mídias sociais

Existem muitos formatos de conteúdo para mídias sociais, embora a maioria derive de vídeo, foto e texto.

Por exemplo: lives. São um tipo de vídeo, mas com uma aplicação própria. No caso, elas são úteis para entregar conteúdo mais exclusivo ou imediato. Precisam de um senso de urgência ou novidade.

Os carrosséis de foto estão disponíveis para Facebook e Instagram. São interessantes para a publicação de fotos que se relacionam.

Além disso, vale destacar os Gifs. Praticamente um fenômeno cultural, este tipo de conteúdo ajuda a gerar engajamento.

Aproveitando a variedade

Agora que você já conhece alguns dos vários formatos de conteúdo para mídias sociais, pense: o que acontece se você postar apenas um deles?

Provavelmente a sua audiência vai perder o interesse, certo? Você também pode estar perdendo a chance de falar com uma parte do público que prefere um formato de conteúdo diferente do que mais usa.

Por isso é importante criar um planejamento que use a variedade de opções. Se os vídeos são complicados de produzir, faça menos deles. Misture-os com fotos, lives, textos e gifs. O resultado será um calendário de publicação mais diverso e atrativo!

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital há mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.