Sitemaps XML no WordPress

Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
Veja como criar um sitemap XML para o seu site e cadastrá-lo no Google Search Console e Bing Webmaster

Gerar um sitemap.xml e cadastrá-lo nos buscadores é uma tarefa fundamental para melhorar o SEO no WordPress. Antes de entender como gerar o sitemap, é importante que você saiba qual o papel dele e sua utilidade dentro do SEO (Search Engine Optimization).

O que são sitemaps?

Um sitemap é um arquivo que tem a função de repassar aos buscadores informações a respeito das páginas e arquivos mais importantes do seu site. Neste arquivo constam todas as URL’s do site que devem ser rastreadas pelos mecanismos de busca (Google, Bing, etc) e outras informações importantes como:

  • quando a página foi atualizada pela última vez
  • com que frequência ela é alterada
  • versões em idiomas alternativos desta página

Essas informações ajudam os mecanismos de busca a fazerem um rastreamento de modo mais inteligente em seu site. O sitemap pode ser gerado em diversos formatos diferentes (XML, TXT, RSS e ATOM), sendo o XML o mais utilizado.

Por que você deve ter um sitemap?

Existem muitas razões para você querer utilizar um sitemap. Se você entende que SEO (otimização do site) é uma estratégia importante para atrair visitantes qualificados, fique atento a estas vantagens:

  • Rastreamento inteligente: uma das árduas tarefas de um buscador, como o Google, é descobrir novas URL’s para indexar. Uma vez que ele tem acesso ao sitemap do seu site, essa tarefa fica muito mais fácil e menos dependente dos crawlers (rastreadores) seguirem os links do seu site para descobrir novas páginas.
  • Categorização: é possível separar e categorizar seus conteúdos nos sitemaps. Isso possibilita que se dê mais prioridade para as páginas mais importantes.
  • Modificações e atualizações: manter seu conteúdo sempre atualizado é crucial para manter boas posições na busca orgânica. Com o sitemap é fácil informar aos buscadores quando foi a última vez que o conteúdo foi atualizado.
  • É rápido e gratuito: apesar do nome, que pode intimidar algumas pessoas, gerar um Sitemap XML é uma tarefa simples, rápida e gratuita.

Como gerar o seu Sitemap XML no WordPress?

Existem muitas formas de gerar seu sitemap no WordPress. Vamos ver as principais.

Sitemap com o Yoast SEO

O Yoast SEO é o plugin de SEO mais popular no WP. Se você está utilizando esse plugin, saiba que gerar um sitemap com ele é extremamente simples.

  1. Acesse o menu SEO > Geral e clique na aba Recursos.
  2. Ao lado do item Sitemaps XML, clique no ícone do ponto de interrogação (?).
  3. Novas informações aparecerão logo abaixo. Clique no link “Veja o Sitemap XML“.
  4. Pronto. Este é o endereço do seu Sitemap XML. Ele vai ser algo do tipo: seusite.com.br/sitemap_index.xml.
Sitemap XML no WordPress gerado pelo Yoast SEO
Sitemap gerado pelo Yoast SEO

Configurando seu Sitemap no Yoast

Ao acessar o seu sitemap, você verá que ele na verdade é um índice que faz link para diversos outros sitemaps. Basicamente, os outros sitemaps que aparecem costumam ser sitemaps de:

  • Páginas
  • Posts
  • Categorias
  • Tags
  • Autores
  • Custom Post Types (tipos de post personalizados)*
  • Custom Taxonomies (taxonomias personalizadas)*

*Estes itens só aparecem caso você os tenha criado ou esteja utilizando algum plugin que os tenha.

Para configurar melhor seu sitemap.xml você pode excluir aquilo que não faz sentido para você. Para realizar essa tarefa você deve:

  1. Acessar no menu SEO > Aparência na Pesquisa a aba Tipos de Conteúdo ou Taxonomias.
  2. Em seguida, em cada item, alterar a configuração Mostrar nos resultados de pesquisa para Sim ou Não. A escolha depende se você quer que ele seja indexado ou não pelos buscadores.

Sitemaps com o Google XML Sitemaps

O Google XML Sitemaps é outro plugin que auxilia nessa tarefa. Ao contrário do Yoast SEO, que auxilia em muitas tarefas do SEO, este plugin ajuda exclusivamente na geração do Sitemap.

Sitemap XML gerado pelo plugin Google XML Sitemaps
Sitemap gerado pelo Google XML Sitemaps

Você vai perceber no sitemap.xml gerado por ele que novas opções são apresentadas para cada URL inserida no sitemap. Novas informações como Priority (prioridade) e Change Frequency (frequência de alterações) aparecem e o campo Images (imagens) não existe.

Configurações de Prioridade no Sitemap XML
Configurações de Prioridade no Sitemap XML

Uma das vantagens desse plugin é que você pode definir a forma como ele define quais conteúdos tem prioridade mais alta no sitemap.

Como cadastrar o sitemap.xml no Google Search Console?

Não basta apenas gerar seu sitemap.xml. Para que ele ajude seu site a ser rastreado de uma maneira mais inteligente, é preciso cadastrar seu sitemap no Google Search Console e também cadastrar no Bing Webmaster Tools.

Integrando o Google Analytics e o Search Console

Já vimos no Curso de WordPress Completo o quão importante é instalar o Google Analytics no WordPress. Agora, você viu o quão importante é utilizar o Search Console.

Google Analytics instalado e sitemap cadastrado. Agora é hora de vincular o Google Analytics ao Search Console.

Professor

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
O curso

Curso WordPress Completo Online

Cansou de fazer o básico no WordPress? Nesse curso você vai aprender a trabalhar com SEO, Google Analytics, Pixel do Facebook e muito mais no WordPress.
Dúvidas
Avatar
Aline Oshiro PRO1 ano atrás

O sitemap não está aparecendo

Oi Ludy, quando eu abro o Yoast não aparece essa opção de Sitemaps XML. Sabe o que pode ser?

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.