Aumentar a conversão em sites é o desejo de todo e qualquer profissional de marketing digital e growth. Para atingir tal objetivo, existem diversas ferramentas e softwares que permitem realizar testes em busca de um aumento nas taxas de conversão.

Mas, especificamente neste artigo, não iremos falar propriamente sobre ferramentas e sim 4 dicas de uma pessoa que conhece muito do assunto. Aqui vou compartilhar uma thread (fio) do Julian Shapiro no Twitter.

Julian ajudou a construir mais de 700 sites de startups e compartilhou seus principais aprendizados no Twitter.

Aqui estão suas 4 principais descobertas:

1. Décadas de psicologia (de marketing) mostraram que nossos olhos seguem os olhos dos outros

Existem algumas coisas básicas que há muito tempo já se descobriu.

Olhe para as 3 imagens abaixo:

exemplo olhar
olhar para call to action
olho para call to action

Observe como você é naturalmente atraído pela call to action (chamada para ação). Você pode não ter percebido na primeira vez, mas provavelmente seu olho seguiu na mesma direção que a pessoa da imagem estava olhando.

Esta é uma dica simples e rápida que pode aumentar a conversão em seu site ou landing page. Selecione as imagens do cabeçalho de maneira que a(s) pessoa(s) olhe para determinado local e utilize a Call to Action naquela direção.

2. Os botões de inscrição devem conter O QUE você GANHA ao se inscrever.

Esta é uma dica simples e bem fácil de ser implementada. Ao pensar no texto dos botões da call to action (chamada para ação), evite usar palavras como “enviar” ou “iniciar”. Em vez disso se preocupe em mostrar o que a pessoa irá ganhar ao realizar tal ação.

Alguns exemplos:

  • Leia gratuitamente
  • Crie um Plano de Refeições

As frases genéricas padrão não são muito inspiradoras.

Ex:

  • Enviar
  • Iniciar
  • Começar
  • Inscreva-se


Em vez disso, lembre às pessoas O QUE HÁ para ELAS.

Veja alguns exemplos do que fazer e o que NÃO fazer.

texto call to action
o que não fazer call to action
call to action aumentar a conversao
call to action com benefício claro

Esta é fácil hein? Que tal testar em seu site ou landing pages?

3. Quebre a sua Headline em duas partes

A headline, também chamada de texto de cabeçalho ou título é um dos principais elementos em todo site ou landing page. Sua importância se deve ao fato de que é a partir dela que um usuário decide se passa mais tempo ou não em sua página.

Portanto, a headline cumpre uma função importantíssima para o aumento da taxa de conversão. Você precisa deixar absolutamente claro o que um usuário vai encontrar ali. Se ele ficar com dúvidas logo no início, ele sairá de sua página.

Pensando nisso, por vezes, os profissionais de marketing usam um padrão de cabeçalho de 2 partes:

Parte 1:
 exatamente o que sua empresa faz
Parte 2: * Quão melhor * eles fazem isso do que qualquer outra pessoa

Isso não é uma regra – apenas uma ideia para testar entre muitas.

Alguns exemplos que foram reescritos:

exemplo mailchimp

De: Inteligência de Marketing para grandes ideias
Para: Aumente a conversão de e-mail em 2x. Automaticamente.

exemplo hubspot

De: Existe uma maneira melhor de crescer
Para: Todas as ferramentas de Marketing que você precisa. Integração 2x mais rápida.

exemplo slack

De: Bem vindo ao seu novo HQ (sede da empresa, matriz)
Para: Converse 2x mais rápido que o e-mail. Criptografado de ponta a ponta.

Essa dica é poderosa. Faço um convite a você: Olhe para seu site ou sua landing page agora mesmo e veja se poderia reescrever a headline dessa forma. Faça um breve brainstorm, crie novas opções e escolha uma delas para testar esta nova versão em comparação com a anterior.

4. Torne absolutamente claro o benefício principal (e sua implicação)

Quando eu te falo sobre um problema ele pode parecer pequeno se você não tem a clareza de onde aquilo impacta em sua vida. No entanto, ao deixar claro como um problema pode ser resolvido e sua vida melhorada, fica muito mais fácil de mostrar o valor. Este é o ponto aqui.

Os sites abaixo foram REESCRITOS para declarar claramente o benefício e a implicação do benefício.

Benefício: e-mail sem erros de digitação (verde)
Implicação: para que você não perca clientes (roxo)

solução e implicação - aumentar a conversão

Benefício: limpe sua caixa de entrada
Implicação: para que você possa ir para casa mais cedo

Tente sempre relacionar sua solução resolvendo problemas reais da pessoa ou da empresa. Isso ajudará sua mensagem ser mais persuasiva e aumentar a conversão em seu site.

Sobre aumentar a conversão

Aumentar a conversão num site, landing page ou e-commerce deve ser quase uma obsessão para quem atua com marketing digital. Estas foram algumas dicas bem úteis e práticas para você começar a aplicar hoje mesmo em seu negócio.

Concluindo

Gostou das dicas?

Agora é pegar essas informações e aplicar no seu site e landing pages!

Bora testar?

Caso tenha alguma outra dica para aumentar a conversão de sites e landing pages compartilhe conosco nos comentários. Adoraríamos saber!

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