Uma das grandes frustrações de alguns profissionais de marketing é perceber o quanto a empresa poderia melhorar com o marketing digital e não contar com o apoio do chefe ou da diretoria.
Resolvi reunir aqui algumas dicas para você que acredita no marketing digital e quer convencer seu superior a investir nessa ideia.
#1 Entenda o perfil do seu chefe
Antes de mais nada, é muito importante que você entenda como seu chefe lê e interpreta o mundo. Pode parecer besteira mas é indiscutível que as pessoas possuem os mais variados comportamentos e assim criam suas próprias formas de pensar e tomar decisões. Para ajudar nessa empreitada, vou citar alguns perfis de comportamento que frequentemente encontramos por aí. Veja qual se parece mais com seu chefe e confira as dicas para convencê-lo.
Visionário
Ele tem o olhar voltado para o futuro. Adora inovar e gosta de sair na frente. Possivelmente já estará apostando no marketing digital. Se ainda não estiver, provavelmente foi por falta de tempo. Ele gosta de planejar e está sempre pensando em novas formas de ter mais resultados.
Sua desculpa: “tive uma ideia nova …”
Dica: ele se empolga com facilidade, mas logo se empolga com algo novo. Está constantemente criando coisas novas pra fazer e quase nunca termina o que começou. Ajude-o a ir até o fim. É normal mudar a estratégia, quando necessário, mas as ações devem seguir um plano. Mostre um plano de ações com começo meio e fim.
Lógico
Extremamente lógico, detalhista, organizado e metódico, ele gosta de números, gráficos e diagramas. Costuma julgar com frequência o próprio trabalho e o trabalho alheio.
Sua desculpa: “precisamos nos estruturar melhor, tem que ser perfeito”.
Dica: sua decisão é tomada com base na lógica. Faça um estudo preliminar e apresente números que mostrem o potencial que a empresa tem para crescer, o quanto ela está deixando de aproveitar as oportunidades e quais as consequências dessa negligência.
Workaholic
Realizador por natureza, ele é focado em tarefas. Adora um check-list e não descansa enquanto não terminar aquilo que se propôs a fazer. Nada fica pendente ou por fazer.
Sua desculpa: “não tenho tempo para cuidar disso”.
Dica: ele tem pouco tempo pois está sempre muito atarefado. É comum vê-lo envolvido com o urgente e nem sempre com o importante. Ajude-o a entender a importância do marketing digital, mas seja direto e breve.
Analógico
Nascido em outra geração, ele tem pouca intimidade com o meio digital. Se sente um pouco desconfortável ao mexer com novas tecnologias e não tem paciência para aprender. Prefere ignorar ou criticar essas “modinhas”.
Sua desculpa: “isso é moda, logo passa” ou “nossos clientes não estão no facebook”.
Dica: é muito difícil lidar com o desconhecido. No fundo existe uma insegurança em investir em algo que ele não domina e teme nunca entender. Transmita confiança e ofereça ajuda para assumir responsabilidades caso você tenha expertise, se também não tiver procure um parceiro (um consultor ou uma agência) que possa ajudar e envolva-o.
Conformado
Ele conquistou seu espaço trabalhando duro e está vendo gente nova chegar no mercado e começar a incomodar. Mesmo assim ele acredita que sua experiência e tradição vão mantê-lo na liderança por muito tempo.
Sua desculpa: “Em time que está ganhando, não se mexe”.
Dica: ele não quer arriscar. Tem medo de estragar o que já conquistou. Aposte na cautela e comece aos poucos. Mostre que a estratégia de marketing digital pode evoluir gradualmente, desde o investimento até a complexidade da sua estratégia.
#2 Faça uma análise do cenário
Antes de dar ideias aleatórias ao seu chefe, faça um estudo da sua empresa e da concorrência. Abaixo vou mostrar o que você pode analisar e de que maneira.
Estude sua própria empresa
Utilize as informações que possui para fazer um levantamento. Acesse o Google Analytics da sua empresa e avalie o histórico dos últimos 3 anos.
- Você notou alguma evolução?
- Quais as origens de tráfego do seu site? Ex: busca orgânica, links patrocinados, facebook, e-mail marketing, etc
- Você mede as conversões do seu site? Elas estão crescendo?
Presença digital
Faça um levantamento dos sites que sua empresa possui e da concorrência também. Outro fator importante a analisar é quantidade de páginas indexadas no Google que cada um dos sites possui. Quanto maior o número de páginas indexadas, maiores as chances desse site aparecer para buscas variadas e consequentemente mais visitas ele terá.
Para descobrir quantas páginas indexadas no Google um site possui, basta acessar o Google e na caixa de pesquisa digitar: “site:dominiodoconcorrente.com.br” (sem as aspas). Ao exibir o resultado, ele exibirá a quantidade de páginas indexadas no Google.
Estude a concorrência
Faça um benchmark e analise o que sua concorrência está fazendo certo e errado. O que eles fazem bem? O que você deveria estar fazendo e não faz?
Utilize ferramentas para fazer um benchmark mais rico. As ferramentas abaixo costumam ajudar muito nessa tarefa:
Em breve farei um outro post dando detalhes de como utilizar as ferramentas e fazer um bechmark.
#3 Escolha os argumentos certos
Após identificar qual perfil mais se aproxima do seu chefe, utilize as dicas fornecidas acima para fazer a abordagem correta. Faça-o entender que oportunidades estão sendo perdidas e quais serão as consequências.
Além de apontar os problemas atuais, é muito importante que você apresente uma ou mais possíveis soluções, afinal nenhum chefe quer colaboradores que só sabem apontar problemas ao invés de apontar caminhos.
Se você já possui experiência com marketing digital e se sente pronto para esse desafio, estruture um plano de ações e apresente ao seu chefe.
Se ainda não tem experiência você pode contar com ajuda externa. Você pode contratar uma consultoria de marketing digital, como a que oferecemos na Mirago, e então contar com a expertise de um consultor que vai traçar uma estratégia e ainda treinar sua equipe. Outra opção é contratar uma agência que possa executar o trabalho para você. Em ambos os casos é muito importante que você e seu chefe busquem aprender marketing digital, para que possam contribuir com as estratégias e também ter um entendimento melhor do que se pode esperar em termos de resultados.