Muito profissionais já estabelecidos querem incluir o marketing digital na sua agência. Mas a decisão de incluir é diferente da de escolher um caminho para alcançar esse objetivo. Por isso é importante estudar bem as alternativas antes de decidir o que fazer.
Existem muitas formas de garantir que sua agência ofereça serviços de Marketing Digital. Cada uma delas tem suas próprias vantagens e limitações. Por isso é preciso avaliar bem a questão e as suas necessidades.
Vamos analisar cada uma.
Formas de incluir o Marketing Digital na sua Agência
A inclusão do Marketing Digital na sua agência passa pela entrada de conhecimento no seu ambiente de trabalho. Isso pode acontecer de várias formas: treinando quem já está ali, contratando quem já é especialista, convocando a ajuda de um consultor, terceirizando a produção de uma parte do conteúdo.
Cada uma dessas soluções será a melhor para um cenário diferente, dependendo do tempo e recursos disponíveis. Por isso é importante analisar bem antes de decidir por uma ou mais delas.
Treinar profissionais
A principal forma de trazer conhecimento para dentro de sua empresa é treinando sua equipe. Dessa forma você mantém o seu material humano e acrescenta algo.
Entretanto, alguns fatores têm que ser levados em conta. O principal deles é que o treinamento não será uma resposta rápida à demanda de clientes sobre a entrega dos valores, já que será preciso de tempo para que o conhecimento se estabeleça.
Outro ponto é pensar sobre a experiência. Muitos cursos não oferecem prática real e dão ao seu funcionário apenas ferramentas para treinar o uso dos conhecimentos com simulações. O ideal nesse caso é escolher um curso que dê vivência real sobre marketing digital.
A grande vantagem de ter um profissional que possa aprender marketing digital é que você terá a inclusão do marketing digital no seu negócio de forma mais próxima à realidade dos seus clientes e da sua agência. Afinal de contas, seu funcionário já conhece a realidade em que você trabalha.
Contratar um especialista
Outra forma de incluir o marketing digital na agência é trazer um profissional já preparado no mercado. Essa é uma resposta rápida às demandas de clientes que estão pedindo por serviços de digital.
Entretanto, contratar um especialista em digital para sua equipe significa que, ao menos inicialmente, a entrega dos serviços estará dependente de uma única pessoa. Qualquer mudança de planos ou rumo na carreira daquele profissional por te deixar na mão com relação a isso.
Por isso, é importante que essa solução seja pensada como uma fase de um processo mais genérico. Contrate alguém que, além de poder entregar as demandas, também seja capaz de distribuir o conhecimento dentro da agência os poucos. Dessa forma você estará menos sujeito a imprevistos.
Contratar um consultor
O papel do consultor não é o de realizar, mas o de trabalhar num aspecto de planejamento. Isso significa que o consultor não é uma solução por si só para a entrega de serviços de marketing digital na agência. Entretanto, esse é um ótimo caminho para entregar com qualidade.
O consultor irá trazer uma base de informações e práticas relevantes, mas não vai solucionar a realização dos serviços. Para isso, é preciso escolher uma outra solução. Entretanto, a consultoria com toda certeza vai ajudar a garantir que o cliente fique satisfeito.
A grande dificuldade da consultoria, provavelmente, é que o consultor não está no dia a dia da agência. Ele nunca chega a ser uma parte integrada do time. Isso, na verdade, ajuda o seu trabalho a ser feito de forma mais eficiente, com uma visão externa.
Terceirizar entregas
Terceirizar as entregas significa que a solução para incluir o Marketing Digital na agência vai ser buscada fora dela. Nesse caso, serviços como a escrita de blogposts, mídias sociais e outros serviços são produzidos por freelas.
Ainda vai ser necessário que alguém dentro da empresa tenha o conhecimento em marketing digital para servir como organizador das demandas. Mas a produção de marketing de conteúdo e outros entregáveis será feita por freelancers.
Para terceirizar as entregas, uma opção é procurar freelancers da sua região e bem conhecidos. Assim fica fácil cobrar as entregas. Outra possibilidade é contratar empresas de conteúdo especializadas em fazer a conexão entre freelancers e agências. Exemplo: Rock Content e Contentools.
Reestruturar a operação
Em uma medida mais drástica, você pode reformular toda a sua operação para incluir o Marketing Digital na agência. Isso pode exigir tempo e muitos gastos, já que além de treinar e contratar, você vai precisar reformular o cotidiano do seu serviço. Alguns clientes antigos podem sair, mas novos entrarão.
Independente da sua decisão, o importante é entender que o Marketing Digital é ao mesmo tempo um pacote de serviços e um conhecimento. Por isso é importante que você saiba o mínimo sobre ele ao incluí-lo na sua operação.
Se você é sócio de uma agência que vai incluir marketing digital no portfólio, estude o assunto até conhecê-lo no mesmo nível que conhece o que já oferece. Assim você não vai ser pego de surpresa por perguntas dos clientes.
E você, como vai incluir o marketing digital na sua agência?