Antes de começar a utilizar o WordPress é muito importante realizar as configurações adequadamente. Primeiramente, faça o ajuste das configurações gerais do WordPress. Em seguida, as principais configurações a serem realizadas são:
Opções de Configurações Gerais do WordPress
Durante as configurações gerais do WordPress, você poderá configurar os seguintes itens:
Título do site
Esse é o nome do seu site. Ele será usado para assinar os títulos (title tag) do seu site. A recomendação é que você utilize aqui o nome da empresa, pois ele aparecerá no final de cada title.
Descrição
Neste campo você pode utilizar seu slogan (caso possua) ou então sua categoria de serviços/segmento de mercado.
Endereço do WordPress (URL)
Este campo informa onde o seu WordPress foi instalado. Ele mostra o caminho para que os arquivos do WordPress sejam encontrados. Muito cuidado com esse campo, pois se ele for alterado inadequadamente seu site ficará fora do ar. Por isso, evite alterar esse campo e o endereço do site a não ser que tenha certeza do que está fazendo.
Endereço do site (URL)
Este campo informa qual o endereço final o seu site deve ter. Por exemplo: seu WP pode estar instalado em https://seusite.com.br/wordpress e seu site pode ser acessado por meio do https://seusite.com.br (sem o /wordpresss).
Endereço de e-mail
Informe neste campo o endereço de e-mail responsável por receber as principais notificações a respeito do site WordPress.
Membros
Ao ativar essa opção, você permitirá que qualquer visitante do seu site crie uma conta (login e senha) em seu WordPress. Ative somente se for utilizar esse recurso, pois existem diversos scripts e robôs que ficam tentando criar contas falsas em sites WordPress.
Função padrão para novos usuários
Este campo deve ser usado em conjunto com o campo anterior. Com ele você define qual função as pessoas terão ao criar uma conta em seu site. Tome muito cuidado nesta etapa, pois se você deixar selecionada a função Autor, Editor ou Administrador, qualquer pessoa poderá publicar conteúdos em seu site e no pior cenário até tirar seu site do ar.
Idioma do site
Informe aqui o idioma preferencial do Painel Administrativo. Essa opção está disponível nas Configurações Gerais do WordPress, mas também aparece na configuração individual de cada usuário. Caso existam diversos usuários em seu site que utilizam idiomas diferentes, cada um pode definir seu próprio idioma na configuração do perfil do WordPress.
Fuso horário
Neste campo você define o fuso horário em que você se encontra. A recomendação aqui é não utilizar um fuso horário absoluto. Por exemplo, estou localizado em São Paulo onde o fuso é o UTC-3, porém quando o horário de verão entra em vigor, o fuso muda para UTC-2. Isso implica em alterações de agendamento de postagens. Se eu tivesse agendado a publicação de um post durante o horário de verão, ele seria publicado uma hora depois. Por isso, a recomendação é que você escolhe pelo nome da cidade. No meu caso escolhi América > São Paulo.
Formato de data
Escolha o formato de exibição de data preferencial para o seu site. No Brasil o formato mais comum é o d/m/Y, que ficaria algo como 31/12/2019.
Formato de hora
Escolha o formato de exibição da hora preferencial. O mais utilizado no Brasil é o H:i, em outras palavras seria algo parecido com 23:59. Caso queira personalizar o formato de data ou hora, consulte a documentação.
Semana começa em
Escolha o dia inicial da semana.
Conclusão
As configurações gerais do WordPress são poucas e são simples. No entanto, existem elementos fundamentais e sensíveis ali. Configurações que podem afetar a segurança do WordPress, o SEO e a própria utilização.