A tela configurações de leitura no WordPress não apresenta muitas opções. Mesmo assim, você encontra nesta tela opções fundamentais para o sucesso do seu site.
Vamos conhecer todas as opções de configuração disponíveis.
Página Inicial
A opção Sua página inicial exibe oferece duas opções:
- Seus posts recentes: esta opção fará a página inicial (home) do seu site exibir seus últimos posts.
- Uma página estática: selecionando esta opção, você poderá escolher qual página quer exibir na página inicial e qual ficará responsável por exibir os últimos posts.
Paginação dos Posts
Nesta opção você pode definir quantos posts por página deverão ser exibidos. Por exemplo: se você tem 100 posts publicados e definir que somente 10 posts por página serão exibidos, você terá 10 páginas com 10 posts cada uma.
- As páginas do blog mostram no máximo: defina aqui o número de posts por página que deseja exibir.
Feed RSS
Todo WordPress gera automaticamente um feed RSS (Really Simple Syndication). Geralmente, o endereço dele é https://seusite.com.br/feed.
O RSS permite que você distribua seu conteúdo de uma maneira simples. Um bom caso de uso são os leitores RSS. Eu por exemplo, sou um leitor assíduo de RSS.
Embora existam muitos leitores de RSS (Flipboard, Inoreader, Feedbin, etc ), eu gosto e utilizo muito o Feedly para acompanhar meus blogs preferidos.
Resumidamente, ler RSS é como se você montasse o seu próprio jornal e escolhesse os cadernos, os colunistas e incluísse só aquilo que mais gosta.
Portanto, nestas opções das configurações você pode definir duas características do seu RSS:
- Os feeds RSS mostram os últimos: a quantidade de últimos posts que serão exibidos em seu feed RSS.
- Para cada post em um feed, mostrar: você pode optar por exibir o texto completo de cada post ou somente um resumo com um link para continuar lendo o conteúdo em seu site. Caso você forneça seu texto completo, as pessoas que usam leitores RSS podem ler todo seu conteúdo sem ao menos visitar o seu site.
Mecanismos de Busca
Ser encontrado no Google é algo fundamental para ganhar visibilidade e tornar sua empresa conhecida por mais pessoas. A última configuração presente na tela Configurações de Leitura do WordPress influencia diretamente na sua indexação nos mecanismos de busca.
- Visibilidade nos mecanismos de busca: se você marcar essa opção, seu site não será indexado pelos mecanismos de busca.
E o que significa não ser indexado?
Significa que nenhuma página do seu site estará no índice do Google, Bing ou qualquer outro buscador. Imagine as pessoas entrando no Google e pesquisando pelo nome da sua empresa. Seu site não aparecerá como resultado de busca.
Se você quer aparecer nas buscas do Google, deixe esta opção desmarcada. Ser indexado no Google é o mínimo para se obter bons resultados de SEO (Search Engine Optimization).
E por que eu iria querer não aparecer no Google?
Pode ser que seu site esteja em fase de desenvolvimento ainda e você não quer ele aparecendo no Google por enquanto. Essa é uma possível causa para não aparecer no Google.
Porém, se este for o seu caso você deve tomar muito cuidado para não esquecer de alterar essa opção ao publicar o site.
Conclusão sobre as Configurações de Leitura do WordPress
Dentre todas as configurações disponíveis no WordPress, as Configurações de Leitura podem realmente afetar de maneira negativa o desempenho di seu site.
Faça as configurações com atenção e tome um cuidado especial com o item Visibilidade nos mecanismos de busca, pois ele pode comprometer os resultados do seu site.
Lembre-se de revisar todas as configurações do WordPress: Configurações Gerais, Leitura, Discussão, Mídia, Links Permanentes e Privacidade.