As configurações de mídia do WordPress ajudam a definir como será feita a gestão de mídias. Embora não sirva apenas para imagens, as configurações de mídias afetam principalmente a forma como o WordPress organiza e trabalha com elas.
Opções de Configuração de Mídia
Nesta tela você encontra dois tipos de configuração: tamanhos das imagens e enviando arquivos.
Tamanho das imagens
Toda vez que você faz um upload de imagem para o WordPress, ele tentará salvar outros 3 tamanhos da sua imagem:
- Miniatura: por padrão é 150 x 150 px
- Médio: por padrão é 300 x 300 px
- Grande: por padrão é 1024 x 1024 px
Imagine que você está fazendo o upload de uma imagem que possui 1500 x 1500px. Durante o upload, o WP criará as imagens nos outros tamanhos. Dessa forma, após o upload você terá a sua disposição 4 arquivos diferentes:
- Miniatura: 150 x 150 px
- Médio: 300 x 300 px
- Grande: 1024 x 1024 px
- Original: 1500 x 1500 px
Caso sua foto original tivesse 800 x 800 px, o WordPress criaria somente 2 novos formatos: miniatura e médio. Isso porque o WordPress não é capaz de aumentar a dimensão de uma foto, apenas reduzir.
Note que no tamanho Miniatura existe uma opção Recortar a miniatura nas dimensões exatas. O que isso quer dizer?
Quer dizer que existem dois tipos de recorte no WP: o soft crop e o hard crop. Para exemplificar isso vamos utilizar a imagem a seguir.
Essa imagem possui a dimensão original de 1080 x 1920 px. É uma imagem vertical.
Soft Crop
No soft crop, nenhuma parte da imagem é cortada. Dessa maneira, a imagem é redimensionada para a nova medida, sempre respeitando a sua proporção original. Todas as medidas usam soft crop, com exceção da miniatura.
Logo após o upload da imagem acima, ela geraria no WordPress mais duas novas medidas: grande e média.
Perceba que as imagens mantém sua proporção (vertical) original, já que no soft crop, não há recorte. Nesse caso, o WordPress utiliza a maior medida (nesse casso a altura) como base e redimensiona a partir dela.
Hard Crop
Já o tamanho miniatura da medida acima, utiliza o hard crop. Em outras palavras, haverá recorte da imagem. Neste tipo de recorte a imagem é forçada a adotar a nova dimensão de 150 x 150 px, independentemente da sua proporção original.
Sendo assim, ela pode ter alguns pedaços recortados, e por padrão ele vai manter a parte central da imagem e remover o restante.
O tamanho miniatura ficaria assim:
Portanto, se não quiser aplicar o hard crop em suas miniaturas, basta desativar a opção Recortar a miniatura nas dimensões exatas.
No entanto, é muito útil poder sempre contar com uma imagem no tamanho quadrado.
OBS: caso seja um desenvolvedor, você pode ajustar a forma como o hard crop é feito.
Enviando Arquivos
Outra configuração importante é a forma como o WordPress vai organizar sua mídia. Por padrão ele vem configurado par Organizar arquivos enviados em pastas baseadas em mês e ano.
E o que isso quer dizer?
Todos os uploads de arquivos são enviados para a pasta wp-content/uploads dentro dos arquivos do WP. Quando a organização baseada em mês e ano está ativada, o WordPress organizará seus arquivos em pastas baseadas em seu ano e mês de upload.
Por exemplo, suponha que hoje seja dia 31/01/2030 e você acabou de fazer o upload do arquivo: wordpress.jpg. Ele será armazenado em seu servidor dentro da seguinte pasta:
wp-content ↳ uploads ↳ 2030 ↳ 01 ↳ wordpress.jpg
Nesse cenário, o endereço do arquivo de imagem seria algo como:
https://exemplo.com.br/wp-content/uploads/2030/01/wordpress.jpg
E todas as URLs geradas seriam:
https://exemplo.com.br/wp-content/uploads/2030/01/wordpress.jpg https://exemplo.com.br/wp-content/uploads/2030/01/wordpress-150x150.jpg https://exemplo.com.br/wp-content/uploads/2030/01/wordpress-169x300.jpg https://exemplo.com.br/wp-content/uploads/2030/01/wordpress-576x1024.jpg
Conclusão
Utilize as configurações de mídia do WordPress para otimizar o uso de imagens. Dessa forma, você evita utilizar imagens grandes e pesadas quando vai exibí-las em um tamanho menor.
Além disso, utilize a organização em pastas baseadas em ano e mês para facilitar a gestão de mídias.
Lembre-se de revisar todas as configurações do WordPress: Configurações Gerais, Leitura, Discussão, Mídia, Links Permanentes e Privacidade.