Criativo Dinâmico no Facebook: O que é e como usar?

Utilize um criativo dinâmico no Facebook Ads para testar o que funciona melhor para seu público e seus objetivos de marketing na plataforma.

Você sabe o que é e como usar o criativo dinâmico no Facebook Ads? Esta poder ser uma excelente alternativa para melhorar os resultados de suas campanhas e ter maior retorno sobre o investimento. Quer saber tudo sobre ele? Acompanhe este artigo.

Neste artigo:

O que é o criativo dinâmico no Facebook Ads?

O criativo dinâmico no Facebook (também conhecido como anúncio dinâmico) é uma ferramenta de otimização de anúncios que realiza a combinação diferentes componentes (imagens, textos, vídeos, chamadas para ação) com o objetivo de melhorar o desempenho de suas campanhas e otimizar o investimento.

Ao criar uma nova campanha é muito difícil saber qual tipo de anúncio performará bem para determinada audiência. Mesmo que você já possua algum histórico de veiculação, não é incomum que os melhores criativos se alternem ao longo do tempo. 

Neste cenário, contar com a ferramenta de criativo dinâmico no Facebook é essencial para conseguir melhores resultados. 

Quais objetivos de campanhas do Facebook são compatíveis com Anúncios Dinâmicos?

Para utilizar esta ferramenta, você deve escolher entre estes objetivos de campanha no Facebook:

  • Campanha de Reconhecimento da marca
  • Campanha de Alcance
  • Campanha de Tráfego
  • Campanha de Instalações do aplicativo
  • Campanha de Visualizações do vídeo
  • Campanha de Geração de cadastros
  • Campanha de Conversões
objetivos de campanha compatíveis com criativo dinâmico no facebook

Como criar seu anúncio dinâmico? 

Vamos entender como criar seu anúncio dinâmico no Facebook passo a passo? 

  1. Acesse o seu Gerenciador de Anúncios do Facebook.
  2. Clique em + Criar.
  3. Escolha um objetivo de campanha do Facebook (compatível com o que vimos acima) e clique em Continuar.
  4. Insira as informações sobre o CBO no Facebook, se necessário. Em seguida, clique em Avançar.
  5. No nível do conjunto de anúncios, vá até a seção criativo dinâmico e clique no botão para ativá-lo. Clique em Continuar.

ativar criativo dinâmico no facebook ads
  1. Em seguida, defina o seu público, orçamento, datas e posicionamento. Clique em avançar. 
  2. No nível do anúncio, vá até a seção de Configuração do anúncio, selecione Imagem ou vídeo único ou ainda Carrossel como o formato do anúncio.
  3. Na seção Criativo do anúncio, adicione imagens e/ou vídeos. Caso tenha escolhido o formato carrossel, você poderá adicionar imagens, mas não vídeos.
  4. Para adicionar imagens ou vídeos existentes:
    1. Clique em Selecionar imagens ou Selecionar vídeos.
    2. Selecione a sua mídia existente ou clique em + Carregar para adicionar novas mídias.
    3. Clique no arquivo que deseja adicionar e em Continuar. Lembre-se que poderão ser incluídos até dez imagens e/ou vídeos no anúncio.
  5. Para criar um novo vídeo que usa as suas imagens:
    1. Clique em Criar vídeo.
    2. Escolha um modelo disponibilizado pelo Facebook e siga o passo a passo.
    3. Ao finalizar, clique em Criar vídeo para adicionar as novas mídias ao seu anúncio.
  6. Na seção Texto principal, insira o texto que deseja exibir no anúncio. Aqui você poderá inserir até cinco opções de texto. Para isso, clique em + Adicionar.

texto principal criativo dinâmico
  1. Caso queira inserir um link para seu site, marque a caixa “Adicionar a URL de um site”. Depois, siga as etapas abaixo:

adicionar a url de um site
  1. Insira até 5 opções de texto para o Título e a Descrição. (opcional)

descrição do criativo dinâmico no facebook ads
  1. Na seção URL do site, insira a URL de seu site ou landing page.
    1. Na seção Chamada para ação, escolha até 5 opções de botões para sua call to action.

chamada para ação
  1. Caso queira ver algumas das variações disponíveis, clique em Ver mais variações para ver uma prévia do seu anúncio.
  2. Revise e clique em Publicar.

Pronto! A partir disso o Facebook começará a veicular seus criativos dinâmicos e suas várias combinações e começará a otimizá-los com base nos melhores resultados obtidos. 

Concluindo

Ao aliar sua criatividade, entendimento do público e um bom conteúdo com o poder de otimização do algoritmo da plataforma, você terá condições de ter ótimos resultados com seu criativo dinâmico no Facebook. Não deixe de utilizar e testar esta opção em suas campanhas no Facebook! 

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Redação Mirago

Somos apaixonados por educação, tecnologia e negócios, três grandes formas de impactar e transformar vidas.Desenvolvemos formas inovadoras de preparar as pessoas para grandes desafios do mercado digital. Atuar com marketing digital, e-commerce, vendas e startups demanda novas formas de ensino.

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