A diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais é menos óbvia do que parece. Por isso é importante entender o conceito antes de se aprofundar no assunto.
Esse artigo é parte do curso de Mídias Sociais da Mirago. Para mais conteúdos relacionados, visite a página do curso.
Para entender as diferenças entre ambos os conceitos , precisamos discutir primeiro o que cada um significa em separado. Vamos lá?
Redes Sociais
As Redes Sociais são qualquer agrupamento de pessoas que se engaje em atividades sociais regularmente. Uma família, turma de escola ou equipe de trabalho é uma rede social.
As primeiras redes sociais eram pequenas comunidades de caça e colheita, formadas antes mesmo dos seres humanos criarem pequenas vilas de colheita.
Mídias Sociais
As mídias sociais são canais de comunicação que permitem interatividade. Com a criação da internet, se tornou muito mais simples criar uma mídia que permita a criação e a interação entre usuários.
Antes da criação das mídias sociais, os canais de comunicação analógicos funcionavam todos por um processo centralizador. Apenas os escritores de um jornal conseguiam se comunicar com o público, mas a audiência não podia interagir entre si.
Diferença entre redes sociais e mídias sociais
Podemos afirmar que as mídias sociais contém milhares de redes dentro de si. Como cada agrupamento de interação é uma rede social, as mídias as contém.
Dentro das mídias sociais como o Facebook temos uma série de possibilidades para formar redes sociais:
- Grupos de discussão;
- Eventos;
- Conexão entre usuários;
- E muito mais.
Isso é recorrente e acontece em todas as mídias sociais. Na verdade, a conectividade e a facilitação da formação de redes é uma base para a formação de uma mídia social.