8 erros de blog mais comuns para quem está começando

Erros de blog

Quem está começando a escrever para internet pode eventualmente acabar cometendo alguns erros de blog. Fazer conteúdo pode parecer fácil em um primeiro momento, mas para realmente acertar é preciso alguma prática.

Se você tem interesse em escrever para blog, então talvez essas dicas te ajudem a evitar erros. Talvez você já conheça uma ou outra dessas práticas, mas nunca é demais ficar de olho no que pode fazer diferença para melhorar suas publicações.

Vem dar uma conferida nesses conselhos.

1. Estilo de escrita engessado

Um dos maiores erros de blog é escrever de forma engessada demais. Dá uma olhada, por exemplo, na frase antes desse tópico. Reparou como ela é leve e ativa?

Isso acontece porque é importante sempre escrever para blog de uma forma mais leve e parecida com o que as pessoas realmente usam para se comunicar. Tente prestar atenção nas palavras escolhidas para não ficar engessado e difícil de ler.

2. Não revisar

Uma dos caminhos mais rápidos de perder a atenção do público é esquecer a revisão. Ninguém tem paciência para ler um texto cheio de erros de português. É importante prestar atenção em ortografia, concordância e outras questões gramaticais.

Por isso um dos erros de Blog mais comuns é quando você publica seus textos sem revisão. O ideal é ter uma pessoa na equipe exclusivamente para avaliar o texto e também para verificar as informações. Como isso nem sempre é possível, tente ao menos rever o próprio texto algumas horas depois de terminado.

3. Escolher palavras-chave sem planejamento

Um passo importante da escrita para blogs é ter uma palavra-chave como base. Isso é importante para o posicionamento nas ferramentas de pesquisa através do SEO e também para que seu texto seja mais compartilhado.

Mas você não pode escolher essas palavras-chave sem planejamento. É preciso pensar sobre elas, decidir quais são mais relacionadas ao conteúdo produzido por você e os produtos da empresa em geral. E o mais importante: elas precisam ter tráfego. Não adianta se posicionar bem nos mecanismos de pesquisas se ninguém buscar os termos que você usa.

4. Confundir interesse pessoal com geral

É muito comum cair na armadilha de confundir o que você acha interessante com o que é interessante para o seu público-alvo e personas. Isso acontece porque estamos sempre inclinados a enxergar tudo de uma forma guiada pelo nosso próprio interesse.

A única maneira de realmente escapar desses erros de blog é sempre procurar usar ferramentas como o UberSuggest para descobrir se existe interesse. Essa questão está diretamente relacionada com o planejamento de palavras-chave que falamos no tópico anterior.

5. Tópicos muito abrangentes

É muito interessante ter postagens abrangentes e com textos enormes que sirvam para atrair pessoas que queiram se aprofundar no assunto. Entretanto, a realidade de consumo de conteúdo nos blogs de marca não é exatamente essa.

Apesar de não haver nada de errado com fazer textos abrangentes de vez em quando, eles devem ser uma minoria da sua produção. Vale mais a pena realizar quatro textos de 500 palavras do que um único de 2 mil.

6. Você não organiza sua escrita

Antes de começar a escrever você tem que se planejar. Um dos erros de blog que mais atrapalham quem está começando a produzir conteúdo é sempre começar o texto sem saber onde quer chegar. O resultado disso é sempre o mesmo: falta de coesão.

Antes de começar a produção, você precisa se planejar, decidir quais serão os tópicos citados no texto e de onde vai tirar as informações que vai citar. Se você tirar cerca de uma hora para se preparar antes de escrever, vai poupar mais do que isso no tempo de produção.

7. Falta escaneabilidade

Escaneabilidade é um termo usado para descrever a facilidade com a qual um leitor pode achar os seus pontos de interesse no texto que está lendo. Isso normalmente significa organizar as informações de uma forma mais fácil de encontrar.

Pegue esse artigo que você está lendo como exemplo. Ele tem intertítulos que detalham os conteúdos de cada seção e negritos para ajudar o leitor a encontrar mais detalhes com uma passada de olho. Existem várias formas de trabalhar a escaneabilidade no seo, mas sempre pense em facilitar a leitura.

8. Você copia material dos concorrentes

Nunca copie o conteúdo do seu concorrente. Essa é a regra de ouro da escrita para internet. O plágio é um dos maiores erros de blog possíveis. Além de possíveis consequências legais, você ainda fica com sua imagem comprometidas.

Para evitar problemas com a produção de conteúdo, evite ao máximo se apoiar no material da concorrência na hora de fazer o seu próprio. Não use a mesma estrutura de texto, evite copiar ideias e faça o texto inteiro do zero.

Se você se interessa por produzir o melhor texto possível para o seu blog, então nós talvez possamos te ajudar um pouco mais. Dá uma lida no nosso artigo sobre o que é conteúdo relevante!

Rafael Marques

Marketing de Conteúdo na Mirago. Interessado em conectar pessoas com o que elas desejam.
Índice
Revolucione sua carreira com os cursos da Mirago
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Let's Grow?

Toda semana um e-mail só com as notícias mais valiosas do mercado digital. Inscreva-se gratuitamente para receber.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática