Facebook Ads e as mudanças no iOS 14

Aprenda nesta aula a preparar o seu gerenciador de anúncios e suas campanhas para as atualizações do iOS 14 da Apple.

Recentemente, a Apple anunciou mudanças na forma como os aplicativos terão acesso aos dados de usuários a partir do iOS 14. Mudanças que afetam diretamente os negócios de publicidade de empresas como Facebook e Google. Toda empresa que atua com marketing digital e anuncia nestas plataformas deverão se adequar.

Neste artigo:
Facebook Ads e mudanças no iOS 14

O que muda no iOS14?

Muitas mudanças vão passar a valer, tanto do lado da Apple quanto do lado do Facebook. Veja o que vai mudar.

AppTracking Transparency (ATT)

A partir desta mudança no iOS 14, a Apple introduz um novo framework para os desenvolvedores mobile, chamado AppTrackingTransparency.

Assim que ele entrar em vigor, novos aplicativos e novas versões de aplicativos da App Store (que fazem o rastreamento de dados) terão de informar aos usuários quais dados são coletados, como esses dados são vinculados a ele e como são utilizados.

Além disso, esses apps terão de pedir o consentimento do usuário para rastrear seus dados. Caso o usuário negue o rastreamento, os dados não serão fornecidos ao aplicativo.

Espera-se que muitos usuários vão aderir ao bloqueio do rastreamento. Por isso mesmo, as empresas de publicidade resolveram não esperar e tomaram medidas para tentar amenizar os efeitos colaterais dessa mudança.

Quando as alterações passam a ter efeito?

Neste momento em que escrevo este conteúdo (03/03/21), a versão mais recente é o iOS14.4. As mudanças passam a valer a partir das versões iOS 14.5, iPadOS 14.5 e tvOS 14.5. Estas versões devem ser lançadas muito em breve.

Por que a Apple resolveu mudar?

Esse é um dos esforços da Apple para se posicionar no mercado como uma empresa orientada à privacidade dos usuários.

Quais impactos podemos esperar nas campanhas do Facebook?

O Facebook já anunciou que essas mudanças do iOS 14 vão afetar o desempenho e a forma como o Facebook Ads e Instagram Ads funciona. Alguns dos itens que serão impactados:

  • Campanhas de instalação de app
  • Novos status de veiculação
  • Atraso na geração de relatórios
  • Resultados estimados
  • Sem suporte para detalhamentos
  • Janela de atribuição
  • Públicos personalizados menores

Como adaptar suas campanhas para o iOS 14?

1. Verifique seus domínios

Acesse seu Business Manager e faça a verificação de seu domínio.

Importante: um domínio só pode ser verificado por um único BM, portanto faça a verificação a partir do BM que detém a propriedade e os direitos sobre o domínio.

2. Limite o número de conversões

O número de eventos e conversões associados a um domínio será limitado a 8. Você deve escolher os seus 8 principais eventos/conversões que ficarão associados ao domínio e poderão continuar sendo usados.

3. Implemente a API de Conversões

A API de conversões foi criada com o objetivo de obter uma conexão direta entre os dados de marketing do servidor de sua empresa com a Meta (ex-Facebook). Existem algumas formas de fazer esta implementação, seja via Google Tag Manager ou algum plugin. No vídeo abaixo deixamos um exemplo passo a passo de como fazer esta implementação num site WordPress. Confira!

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.

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