Recentemente, a Apple anunciou mudanças na forma como os aplicativos terão acesso aos dados de usuários a partir do iOS 14. Mudanças que afetam diretamente os negócios de publicidade de empresas como Facebook e Google. Toda empresa que atua com marketing digital e anuncia nestas plataformas deverão se adequar.
O que muda no iOS14?
Muitas mudanças vão passar a valer, tanto do lado da Apple quanto do lado do Facebook. Veja o que vai mudar.
AppTracking Transparency (ATT)
A partir desta mudança no iOS 14, a Apple introduz um novo framework para os desenvolvedores mobile, chamado AppTrackingTransparency.
Assim que ele entrar em vigor, novos aplicativos e novas versões de aplicativos da App Store (que fazem o rastreamento de dados) terão de informar aos usuários quais dados são coletados, como esses dados são vinculados a ele e como são utilizados.
Além disso, esses apps terão de pedir o consentimento do usuário para rastrear seus dados. Caso o usuário negue o rastreamento, os dados não serão fornecidos ao aplicativo.
Espera-se que muitos usuários vão aderir ao bloqueio do rastreamento. Por isso mesmo, as empresas de publicidade resolveram não esperar e tomaram medidas para tentar amenizar os efeitos colaterais dessa mudança.
Quando as alterações passam a ter efeito?
Neste momento em que escrevo este conteúdo (03/03/21), a versão mais recente é o iOS14.4. As mudanças passam a valer a partir das versões iOS 14.5, iPadOS 14.5 e tvOS 14.5. Estas versões devem ser lançadas muito em breve.
Por que a Apple resolveu mudar?
Esse é um dos esforços da Apple para se posicionar no mercado como uma empresa orientada à privacidade dos usuários.
Quais impactos podemos esperar nas campanhas do Facebook?
O Facebook já anunciou que essas mudanças do iOS 14 vão afetar o desempenho e a forma como o Facebook Ads e Instagram Ads funciona. Alguns dos itens que serão impactados:
- Campanhas de instalação de app
- Novos status de veiculação
- Atraso na geração de relatórios
- Resultados estimados
- Sem suporte para detalhamentos
- Janela de atribuição
- Públicos personalizados menores
Como adaptar suas campanhas para o iOS 14?
1. Verifique seus domínios
Acesse seu Business Manager e faça a verificação de seu domínio.
Importante: um domínio só pode ser verificado por um único BM, portanto faça a verificação a partir do BM que detém a propriedade e os direitos sobre o domínio.
2. Limite o número de conversões
O número de eventos e conversões associados a um domínio será limitado a 8. Você deve escolher os seus 8 principais eventos/conversões que ficarão associados ao domínio e poderão continuar sendo usados.
3. Implemente a API de Conversões
A API de conversões foi criada com o objetivo de obter uma conexão direta entre os dados de marketing do servidor de sua empresa com a Meta (ex-Facebook). Existem algumas formas de fazer esta implementação, seja via Google Tag Manager ou algum plugin. No vídeo abaixo deixamos um exemplo passo a passo de como fazer esta implementação num site WordPress. Confira!