Facebook ou Instagram – qual é a melhor rede social quando o assunto é marketing digital? Se você investe em mídias sociais, fatalmente já deve ter se feito esta mesma pergunta. Pois saiba que uma pesquisa feita pela consultoria ComScore revelou que, no Brasil, as pessoas passam em média, 65 horas por mês em redes sociais.
Os números brasileiros sobre o uso de mídias sociais demonstram claramente a força das redes sociais. Principalmente no nosso país, onde a média de tempo que os internautas dedicam ao Facebook ou Instagram, por exemplo, é 60% maior do que em todo o resto do planeta.
Com tanta visibilidade, fica claro que quem quer manter um negócio e ser bem-sucedido nele, deve investir nas redes sociais. O Facebook é de fato, líder no segmento, sendo a rede social mais popular. No entanto, o Instagram cresce frequentemente e há indícios e apostas de que, num futuro bem próximo, ele poderá inclusive superar o Facebook em número de usuários. Será?
Especulações à parte, o fato é que tanto o Facebook quanto o Instagram são ferramentas de extrema relevância para construir e nutrir um bom relacionamento com o cliente e que, de acordo com o perfil de cada empresa ou negócio, determinada marca poderá ter mais afinidade com uma ou outra rede social.
Facebook ou Instagram: comparativos
Para facilitar a compreensão acerca das características destas duas redes sociais, é importante analisarmos o papel de cada uma delas e os fatores que criam a personalidade de cada plataforma.
Talvez o principal fator a ser analisado, diga respeito ao público alvo. Por exemplo, o Facebook, embora seja a rede social mais popular e democrática, com alcance amplo, possui maior popularidade com o público maduro. Em contrapartida o Instagram é sucesso com a geração mais nova.
Isto nos dá a entender que, se a sua empresa possui um serviço e produto focado num público alvo mais jovem, o Instagram se configurará numa ótima ferramenta. Outro detalhe importante acerca do Instagram: por ser uma plataforma essencialmente visual, empresas que dedica suas estratégias de conteúdo e marketing de conteúdo voltadas à imagem, podem se beneficiar ao adotá-lo.
As redes sociais e a importância da segmentação do público
É imprescindível para todo negócio ser bem-sucedido, conhecer quem é seu público alvo. Localidade, gênero, faixa etária, interesses, preferências, etc.
Desta forma, a comunicação é mais efetiva, e neste caso, o Facebook é praticamente imbatível, pois permite que a empresa se comunique com o potencial cliente de acordo com os dados demográficos (língua, idade, gênero, entre outros). Ou seja, sua mensagem vai diretamente para quem lhe interessa.
Porém, o Instagram já incorporou tais funções. Lembremos de que o Facebook comprou o Instagram e que ambos são de propriedade de Mark Zuckerberg.
Engajamento corporativo no Instagram é 10 vezes maior que no Facebook
Outro dado relevante é a questão do engajamento que as empresas conseguem usando o Instagram. Recentes pesquisas apontam que ele é 10 vezes superior ao do Facebook. A referência para este índice foi um post da empresa ADIDAS, nas duas plataformas. O Facebook da marca conta com 24 milhões de seguidores e a postagem obteve 78 mil visualizações.
Já no Instagram, a grife esportiva conta com 9,7 milhões de seguidores, mas obteve 130 mil visualizações. Ou seja, enquanto o Facebook possui maior alcance, o Instagram possui maior envolvimento.
Para definir em qual das plataformas uma empresa deve investir e dar prioridade, é preciso u planejamento e estudo, para assim, identificar qual é a melhor para o negócio.
E você, já identificou qual plataforma é mais indicada para sua empresa?