Existe um grande interesse no Inbound Marketing por parte dos empreendedores. Essa estratégia apresenta resultados concretos e por isso é tão aplicada pelas empresas. Criar blogs, canais de vídeo e se focar em solucionar os problemas do público virou um lugar comum.

Mas antes de implementar uma estratégia de Inbound Marketing é preciso conhecer os motivos para sua aplicação e entender motivos reais que tornam essa forma de encarar sua vitrine digital tão vantajosa.

Quer saber mais? Então vamos mergulhar no assunto.

Inbound Marketing reduz seus gastos

Existe um mito de que o Inbound Marketing não tem custos para o empreendedor. Não é verdade, é preciso investir na estratégia para que ela dê certo, mas quando comparamos os seus gastos com o de outros métodos a vantagem fica clara.

Podemos dividir o investimento em Inbound Marketing em duas fases:

  • Inicial, que consiste em desenvolver um blog e comprar seu endereço;
  • Permanente, que envolve contratar profissionais para fomentar o conteúdo e na manutenção da estrutura.

As técnicas usadas para um bom posicionamento de pesquisa recebem o nome de Search Engine Optimization (SEO). Quando bem aplicadas, elas permitem que seu site apareça na primeira página do Google, o que seria o equivalente digital de ter uma vitrine no ponto mais movimentado da cidade.

Conheça mais sobre técnicas de SEO Básico no nosso curso gratuíto.

Quando comparado com o custo de investir num ponto de vendas bem localizados, o uso do Marketing Inbound permite que empreendedores economizem e tenham uma visibilidade igual ou maior.

Estratégias Inbound dão retorno

Os números do mercado favorecem o Inbound Marketing. Nove em cada dez empresas que investiram nessa estratégia apresentaram resultados positivos. Isso demonstra que o mercado continua avançando ao adotar essa estratégia.

Falando em resultados positivos: segundo a Hubspot, 50% dos profissionais de marketing notaram retornos sobre investimento maior com o Inbound Marketing do que com o Outbound. Você pode comparar o resultado dessa pesquisa no gráfico abaixo:

Estatísticas de Inbound Marketing para Empreendedores


Em grande partes, os números subiram devido ao uso dos vídeos e de plataformas como o YouTube. Entretanto, para o empreendedor interessado em Inbound Marketing o uso de vídeos representa um investimento inicial maior do que o necessário para os blogs.

Uma grande preocupação costuma ser o escalonamento. Todo empreendedor quer que seu negócio cresça, e as estruturas da empresa precisam ter flexibilidade para acompanhar essa evolução.

O Inbound Marketing é ideal para empresas que ambicionam avançar rápido, já que esse modelo de geração de leads funciona para qualquer tamanho de negócio. O relatório da Hubspot aponta que 5% das empresas que investem na estratégia gastam mais de US$ 1 milhão ao ano sem contar salários.

Inbound Marketing qualifica o empreendimento no mundo digital

Falar que o mundo está cada vez mais digital e portátil já é lugar comum. Ninguém precisa te contar o que você já enxerga: as pessoas passam muito tempo de olho na internet. Estar bem posicionado no virtual é questão de sobrevivência.

É melhor se adequar à realidade da internet do que tentar copiar antigas ideias do offline. Utilizada no seu negócio, o Inbound Marketing permite que você já comece o relacionamento com o cliente enxergando a marca de forma positiva. Afinal de contas, você o ajudou a resolver um problema.

Inbound Marketing não é só uma estratégia, é uma filosofia

Vender uma imagem é importante. Seu público sabe diferenciar quando você quer apenas lucro e quando realmente se importa com ele. O Inbound Marketing ajuda a mostrar que seu negócio é relevante na vida das pessoas, esteja ela comprando ou não.

Por isso a estratégia Inbound não é só uma ferramenta de obter lucros. Ela oferece aos clientes uma chance de se aproximar do seu empreendimento sem precisar comprar imediatamente. Isso gera relacionamentos reais entre marcas e pessoas ao invés do puro consumo.

Não é à toa que as estratégias de Marketing Inbound para empreendedores ajudam a converter possíveis clientes em promotores da sua marca. Mas não adianta criar um blog sem se preocupar com o impacto que ele pode ter na vida do público. Afinal de contas, é dando que se recebe.

Se você é empreendedor e se interessou em aplicar o Inbound Marketing, que tal entender um pouco mais do assunto? Vem dar uma olhada no nosso webinar sobre o assunto.