Existe um grande interesse no Inbound Marketing por parte dos empreendedores. Essa estratégia apresenta resultados concretos e por isso é tão aplicada pelas empresas. Criar blogs, canais de vídeo e se focar em solucionar os problemas do público virou um lugar comum.

Mas antes de implementar uma estratégia de Inbound Marketing é preciso conhecer os motivos para sua aplicação e entender motivos reais que tornam essa forma de encarar sua vitrine digital tão vantajosa.

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Quer saber mais? Então vamos mergulhar no assunto.

Inbound Marketing reduz seus gastos

Existe um mito de que o Inbound Marketing não tem custos para o empreendedor. Não é verdade, é preciso investir na estratégia para que ela dê certo, mas quando comparamos os seus gastos com o de outros métodos a vantagem fica clara.

Podemos dividir o investimento em Inbound Marketing em duas fases:

  • Inicial, que consiste em desenvolver um blog e comprar seu endereço;
  • Permanente, que envolve contratar profissionais para fomentar o conteúdo e na manutenção da estrutura.

As técnicas usadas para um bom posicionamento de pesquisa recebem o nome de Search Engine Optimization (SEO). Quando bem aplicadas, elas permitem que seu site apareça na primeira página do Google, o que seria o equivalente digital de ter uma vitrine no ponto mais movimentado da cidade.

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Quando comparado com o custo de investir num ponto de vendas bem localizados, o uso do Marketing Inbound permite que empreendedores economizem e tenham uma visibilidade igual ou maior.

Estratégias Inbound dão retorno

Os números do mercado favorecem o Inbound Marketing. Nove em cada dez empresas que investiram nessa estratégia apresentaram resultados positivos. Isso demonstra que o mercado continua avançando ao adotar essa estratégia.

Falando em resultados positivos: segundo a Hubspot, 50% dos profissionais de marketing notaram retornos sobre investimento maior com o Inbound Marketing do que com o Outbound. Você pode comparar o resultado dessa pesquisa no gráfico abaixo:

Estatísticas de Inbound Marketing para Empreendedores


Em grande partes, os números subiram devido ao uso dos vídeos e de plataformas como o YouTube. Entretanto, para o empreendedor interessado em Inbound Marketing o uso de vídeos representa um investimento inicial maior do que o necessário para os blogs.

Uma grande preocupação costuma ser o escalonamento. Todo empreendedor quer que seu negócio cresça, e as estruturas da empresa precisam ter flexibilidade para acompanhar essa evolução.

O Inbound Marketing é ideal para empresas que ambicionam avançar rápido, já que esse modelo de geração de leads funciona para qualquer tamanho de negócio. O relatório da Hubspot aponta que 5% das empresas que investem na estratégia gastam mais de US$ 1 milhão ao ano sem contar salários.

Inbound Marketing qualifica o empreendimento no mundo digital

Falar que o mundo está cada vez mais digital e portátil já é lugar comum. Ninguém precisa te contar o que você já enxerga: as pessoas passam muito tempo de olho na internet. Estar bem posicionado no virtual é questão de sobrevivência.

É melhor se adequar à realidade da internet do que tentar copiar antigas ideias do offline. Utilizada no seu negócio, o Inbound Marketing permite que você já comece o relacionamento com o cliente enxergando a marca de forma positiva. Afinal de contas, você o ajudou a resolver um problema.

Inbound Marketing não é só uma estratégia, é uma filosofia

Vender uma imagem é importante. Seu público sabe diferenciar quando você quer apenas lucro e quando realmente se importa com ele. O Inbound Marketing ajuda a mostrar que seu negócio é relevante na vida das pessoas, esteja ela comprando ou não.

Por isso a estratégia Inbound não é só uma ferramenta de obter lucros. Ela oferece aos clientes uma chance de se aproximar do seu empreendimento sem precisar comprar imediatamente. Isso gera relacionamentos reais entre marcas e pessoas ao invés do puro consumo.

Não é à toa que as estratégias de Marketing Inbound para empreendedores ajudam a converter possíveis clientes em promotores da sua marca. Mas não adianta criar um blog sem se preocupar com o impacto que ele pode ter na vida do público. Afinal de contas, é dando que se recebe.

Se você é empreendedor e se interessou em aplicar o Inbound Marketing, que tal entender um pouco mais do assunto? Vem dar uma olhada no nosso webinar sobre o assunto.