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Instagram Shopping: O que é, vantagens, funcionalidades

Instagram Shopping: O que é, vantagens, funcionalidades

O que é e como funciona o Instagram Shopping e porque ele se torna uma ferramenta essencial para as marcas que possuem e-commerce.

O Instagram Shopping é mais uma ferramenta incrível que você pode utilizar para aumentar suas vendas na plataforma.

Há muito tempo esta mídia social deixou de ser apenas uma rede focada em compartilhamento de imagens e se tornou um grande ecossistema para negócios.

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é um recurso que permite criar vitrines virtuais dentro da plataforma. A solução conta com vários recursos que ajudam as marcas a promoverem seus produtos de forma simples e rápida.

Ao habilitar esta opção (veremos o passo a passo neste artigo) você verá um ícone de uma sacola na parte superior de seu feed.

instagram shopping ícone

Por que usar?

Bem, e se você pudesse proporcionar uma melhor experiência aos seus seguidores ao ter contato com seus produtos? É exatamente esta a proposta do Instagram Shopping.

Ao utilizar a solução você estará oferecendo mais facilidade e conveniência a um potencial cliente.

E adivinhe? Uma melhor experiência ajuda sua empresa a vender mais.

Portanto, considere implementar o Instagram Shopping para fazer testes pequenos no início. Assim que entender melhor seu funcionamento, amplie o catálogo de produtos e pense em mais ações específicas para que seus potenciais clientes cheguem até esta seção de sua conta.

Quais recursos estão disponíveis no Instagram Shopping?

O Instagram Shopping oferece vários recursos às marcas. Vamos entender os principais:

Posts com produtos e preços

Com o Instagram Shopping você poderá criar posts de produtos para divulgar lançamentos, promoções ou mesmo produtos de seu catálogo.

produtos e preços

Ao postar no feed do Instagram, você poderá marcar os produtos. As marcações vão exibir o preço e um link enviando diretamente para seu site.

Stories contendo produtos

Os stories também poderão ser criados para divulgar produtos na plataforma com a mesma lógica (mostrando preços e links).

produtos nos stories

Parceira com influenciadores

É possível fazer parcerias com influenciadores para que eles divulguem diretamente seus produtos. Essa possibilidade é incrível, já que boa parte do tráfego de um influencer pode cair diretamente dentro de um produto seu no próprio Instagram.

Lives divulgando seus produtos

O live commerce é uma grande tendência mundial e você pode utilizar o Instagram Shopping para fazer parte deste movimento. Como?

Pense em como criar lives para divulgação de produtos, promoções e lançamentos por exemplo. Com o Instagram Shopping é possível fixar um produto específico logo abaixo dos comentários das pessoas que estão assistindo (e o melhor: já com um botão de adicionar ao carrinho). Não é incrível?

live e instagram shopping

Requisitos para usar o Instagram Shopping

Para utilizar o Instagram Shopping em sua conta existem alguns pré-requisitos. Leia com calma para entender cada um deles e ver se o seu negócio se enquadra.

1. Conta comercial no Instagram

Para ter direito ao uso do Instagram Shopping como empresa é preciso, antes de tudo, ter uma conta comercial no Instagram.

Se não sabe como fazer isso, fizemos um vídeo só falando sobre a conta Instagram Comercial e, ao final, mostramos um tutorial de como fazer:

Um lembrete importante: esta conta comercial do Instagram deve estar conectada a uma página no Facebook que você gerencia.

Além disso, apesar de óbvio, é bom dizer: você precisa vender bens materiais (serviços não se encaixam).

2. Critérios Específicos do Instagram Shopping

Depois desta primeira etapa, sua conta deverá atender aos cinco requisitos a seguir:

2.1. Cumprir as políticas do Facebook

Sua conta no Instagram e sua página do Facebook devem cumprir todas as políticas da plataforma (são várias). Elas garantem que exista um ambiente saudável para negócios.

2.2. Representar sua empresa e seu domínio

Sua Página do Facebook ou sua conta comercial do Instagram deve conter classificados de produtos disponíveis para compra direta no seu site.

Neste caso, você precisa confirmar que é o proprietário do seu domínio, por meio do processo de verificação de domínio.

A compra realizada diretamente no Instagram está disponível apenas nos EUA, por ora.

2.3. Estar localizado em um mercado compatível

Este é o mais fácil e você já se enquadra, já que o Brasil é um dos países com o recurso liberado.

2.4. Demonstrar confiabilidade

Contas novas provavelmente terão dificuldade em aderir ao Instagram Shopping (pelo menos por enquanto).

Este item é um dos requisitos e isso significa que sua conta deve ter certo número de seguidores e algum tempo rodando. Nas políticas não fica claro o número de seguidores exigido, no entanto, geralmente contas recém criadas não conseguem habilitar o recurso.

2.5. Fornecer informações precisas e seguir as melhores práticas

Este quinto e último ponto é um dos mais importantes e com maiores chances de dar problema.

As informações de produto não devem conter dados enganosos de preço e disponibilidade. Além disso, suas políticas de reembolso e de devolução devem ser exibidas de forma clara, com acesso fácil em seu site ou no Facebook ou Instagram.

Todos os detalhes você pode encontrar neste link.

3. Conecte-se a um catálogo de produtos

A última etapa é criar um catálogo de produtos Facebook. Você pode ver todos os detalhes neste link. Você poderá criar um novo catálogo por conta própria ou se conectar a algum já existente.

Além disso, se precisar de ajuda, poderá se conectar com parceiros do Facebook (agências) que possam te ajudar neste processo.

Após a criação do catálogo, conecte sua conta de Instagram Comercial a ele.

Além de usar os produtos do catálogo em suas publicações, você também pode usá-los em suas campanhas de Instagram Ads e Facebook Ads.

4. Enviando sua conta para análise

Depois de cumprir todo este processo, será possível enviar sua conta para análise.

Acesse as configurações do seu perfil, toque em Empresa e toque em Compras no Instagram. Siga todas as etapas para que sua conta seja enviada para análise. O processo geralmente leva alguns dias, mas, às vezes, pode levar mais tempo.

Se for aprovado, você receberá notificações do Instagram e concluirá a configuração na seção Compras em Configurações para começar a marcar produtos em suas publicações e stories.

Para verificar o status da análise, acesse Compras em Configurações a qualquer momento.

Tendo cumprido todos os requisitos acima você poderá ter acesso às plataformas de venda do Facebook, que incluem: Lojas do Facebook, Páginas de Lojas do Facebook, Lojas do Marketplace, Compras ao vivo e Compras no Instagram.

Como ativar

Antes de começar:

Ativar Compras no aplicativo do Instagram

Para ativar a capacidade de apresentar produtos no aplicativo do Instagram:

  1. Acesse seu perfil e toque em Menu
  2. Toque em Configurações
  3. Toque em Negócios.
  4. Toque em Compras. Observação: a opção de tocar em Compras só está disponível para contas aprovadas para o recurso Compras no Instagram.
  5. Toque em Continuar
  6. Selecione um catálogo de produtos para conectar com sua conta comercial.
  7. Toque em Concluir.

Se você não visualizar a opção Compras, sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada para usar o recurso Compras no Instagram.

Dicas para vender mais com o Instagram Shopping

Separamos algumas dicas para você extrair o melhor desta incrível ferramenta, confira:

Utilize anúncios pagos para veicular suas publicações no Instagram Shopping

Se você já anuncia no Instagram, então poderá utilizar o gerenciador de anúncios para criar campanhas que direcionem para produtos específicos do Instagram Shopping.

anúncios pagos com instagram shopping

Dessa forma, seu potencial cliente já cairá dentro da plataforma e poderá ter uma melhor experiência.

Se ainda não anuncia, talvez possa ser algo interessante a testar no início.

Capriche nas imagens

Se você está no Instagram há algum tempo já sabe “decor e salteado”, mas não custa lembrar: As imagens vendem.

capriche nas imagens

Não economize nesse item sob pena de perder vendas. Se isso é verdade para seu feed, é ainda mais verdade para uma loja no Instagram, concorda?

Faça uso das galerias

É possível inserir até 5 imagens de produtos num único post. Aproveite este recurso e exiba coleções ou itens complementares.

use as galerias de imagens

Outra possibilidade é exibir diferentes cores de um mesmo produto para que o usuário consiga visualizar melhor todas as opções.

Use a criatividade e explore bem esta função.

Após o cadastro dos produtos é importante que você realize testes com os links para se certificar que todos estejam enviando para o seu site. Evite perder clientes por erros que poderiam ser facilmente solucionados.

Conclusão

Um dos maiores objetivos de empreendedores e profissionais de marketing é conseguir a atenção das pessoas. E sabemos que muito da atenção de nossos clientes estão voltadas às mídias sociais, sobretudo o Instagram.

Dessa forma, o Instagram Shopping se mostra um excelente recurso com muitas funcionalidades que podem ajudar sua marca a trazer uma melhor experiência aos seus seguidores e potenciais compradores.

Não usá-la, ou, no mínimo, não testá-la, pode fazer você estar deixando um bom dinheiro na mesa.

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Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
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