Ter um catálogo de produtos do Facebook é de extrema importância para alavancar as vendas do seu negócio, sabia?
Em tempos em que o e-commerce tem ganhado cada vez mais relevância por conta dos novos comportamentos de compra dos consumidores, incluir essa estratégia em suas campanhas no Facebook Ads pode ser extremamente vantajoso para o seu negócio.
Além da possibilidade de conectar o seu catálogo a diferentes tipos de anúncios, é possível atribuir permissões para que outras pessoas ou empresas parceiras possam trabalhar no seu catálogo.
Continue lendo este artigo para saber mais detalhes sobre o catálogo de produtos do Facebook.
O que é o catálogo de produtos do Facebook?
O catálogo de produtos do Facebook é um local onde será armazenado diversas informações sobre os itens que deseja anunciar ou vender na própria rede social ou no Instagram.
Sabe aquele momento em que você coloca um produto no carrinho, mas decide não comprá-lo naquele momento? De repente, horas depois, enquanto você desliza o feed do Facebook e começa a encontrar a divulgação daquele mesmo item por diversas vezes? Provavelmente, aquela campanha esteja vinculada ao catálogo de produtos do Facebook e ao site daquela marca. E este tipo de ação é bastante comum (e eficiente) no marketing digital.
Então, resumidamente, o catálogo reúne todos os produtos que você deseja anunciar, incluindo as informações necessárias para o conhecimento dos consumidores, como:
- fotos;
- descrições;
- valores;
- endereço do seu site;
- estado do produto, sendo novo ou usado;
- disponibilidade de estoque;
- nome da marca;
- entre outros.
Ao criar o catálogo de produtos do Facebook, você tem a oportunidade oportunidade de alcançar um público que está muito presente nas redes sociais, aumentando as chances de conversão.
Além disso, o catálogo de produtos do Facebook oferece também a possibilidade de integrar os itens que estão à venda ao Instagram Shopping ou a própria loja virtual do Facebook. Bacana, né?
Para o que serve o catálogo de produtos do Facebook?
O catálogo de produtos do Facebook serve para dar maior visibilidade não só para os itens oferecidos pela sua empresa, mas também para trazer mais conhecimento de marca para novos clientes ou aqueles que não compram com frequência.
Se você possui uma grande quantidade de produtos que deseja divulgar ou necessita que eles tenham maior rotatividade, como um varejo de moda, por exemplo, o catálogo do Facebook é uma excelente opção para você tornar os itens mais populares e, consequentemente, aumentar as chances de vendas.
Com essa ferramenta, é possível criar diferentes anúncios para serem veiculados nas redes sociais. São eles:
Anúncio carrossel no Facebook
O anúncio carrossel no Facebook, é um dos formatos disponibilizados pela própria rede social para dar mais espaço para sua marca divulgar um determinado produto ou serviço.
Ou seja, utilizando esse tipo de anúncio, você terá mais espaço criativo para explorar algumas especificidades dos seus produtos, a fim de chamar ainda mais atenção do seu público.
Sendo assim, com o catálogo de produtos do Facebook, você poderá criar anúncios no formato carrossel, disponibilizando todas as informações necessárias para os seus possíveis clientes possam saber mais sobre aquele item e tenham interesse em comprá-lo.
Anúncio dinâmico
Os anúncios dinâmicos do Facebook permitem que você crie um modelo de anúncio automático. Ele usará imagens e detalhes do seu próprio catálogo para divulgar os produtos, sem precisar criar anúncios individuais para cada item.
Esse recurso proporciona mais disponibilidade de tempo, de modo que a ferramenta crie automaticamente os anúncios, podendo abordar diferentes criativos, atingindo o seu público de diversas maneiras.
Os anúncios dinâmicos serão vinculados a itens do seu catálogo usando eventos vindos de um SDK ou de um pixel do Facebook.
Anúncio de coleção
Um anúncio coleção é um formato que exibe quatro itens do seu catálogo sob uma hero image ou hero vídeo, ou seja, visualizar de maneira superdimensionada esses produtos. As pessoas podem clicar nos itens para saber mais ou pesquisar itens semelhantes.
Esse tipo de anúncio facilitará a navegação dos clientes pelo seus produtos, proporcionando uma ótima experiência ao visualizar seu catálogo de produtos.
Anúncios com etiquetas de produtos
Com certeza você já deve ter visto aqueles anúncios que possuem etiquetas de produtos, não é mesmo? No catálogo de produtos do Facebook, você poderá promover itens específicos e direcionar os clientes para a página que contém mais detalhes sobre esse produto.
Com isso, será possível tornar a jornada do consumidor dentro da sua página mais prazerosa, de modo que ele não precise procurar por dados sobre os itens ou informações de contatos da sua marca, todas elas estão sempre ao seu alcance.
Anúncios colaborativos
Com os anúncios colaborativos integrados ao seu catálogo de produtos do Facebook, as marcas que vendem por meio de varejistas e comerciantes podem veicular campanhas de vendas diretas.
Diante disso, será possível direcionar seus produtos para pessoas que interagiram com eles no site ou no aplicativo do parceiro varejista.
Como criar o seu catálogo de produtos do Facebook?
De maneira simples e prática, você poderá criar o seu catálogo de produtos do Facebook, a fim de divulgar de maneira mais eficiente os itens oferecidos pela sua marca e atingir com mais assertividade o público que está sempre presente nas redes sociais.
Essa pode ser uma excelente oportunidade de produzir criativos segmentados, com públicos personalizados no Facebook e tornar essa campanha ainda mais satisfatória para os prospects.
Para dar início a criação do seu catálogo, é necessário criar uma conta do Gerenciador de Negócios do Facebook para que possa atribuir o seu catálogo à sua empresa. Além disso, é fundamental confirmar que você tem acesso como administrador.
Dito isso, conheça a seguir, o passo a passo para criar o catálogo de produtos do Facebook:
- acesse o gerenciador de negócios;
- vá até a seção “gerenciador de comércio”
- encontre a seção “catálogo”
- clique em “+ adicionar catálogo”;
- selecione o tipo de inventário que você anuncia ou vende e clique em avançar.
- para negócios de comércio eletrônico (produtos): escolha como deseja adicionar itens ao catálogo. Se deseja carregar informações do produto, é possível adicionar itens diretamente no gerenciador de comércio. Já se você prefere conectar uma plataforma de parceiro, você poderá organizar os itens em uma plataforma de parceiro que tem uma integração com o facebook;
- selecione a conta do gerenciador de negócios à qual o catálogo pertence. Isso fará com que desbloqueie mais maneiras de usar o catálogo, além da opção de selecionar uma conta pessoal, e permitir que você atribua permissão a outras pessoas para trabalhar no catálogo. Para selecionar uma conta do gerenciador de negócios, você deve ser um administrador da empresa;
- digite um nome para o catálogo;
- clique em “criar”.
Como incluir os meus produtos no catálogo do Facebook?
Agora que você já conhece as etapas para criar o catálogo de produtos no Facebook, chegou o momento de aprender a incluir os itens ao seu catálogo, por meio do gerenciador de negócios.
Existem quatro maneiras de fazer isso, veja a seguir:
- manualmente: adicione itens usando um formulário manual no gerenciador de negócios;
- feed de dados: carregue uma planilha para adicionar itens em massa. É possível carregar o arquivo uma vez ou programar carregamentos periódicos. São aceitos os formatos de arquivo CSV, TSV e XML (RSS/ATOM), além das planilhas Google;
- pixel do Facebook: importe e atualize itens automaticamente no seu site. Esse método é mais complexo de configurar, podendo ser útil a ajuda de um desenvolvedor.
- plataforma do parceiro: utilize uma plataforma de um parceiro como Shopify ou BigCommerce para adicionar seus produtos automaticamente.
Para entender melhor como funciona o feed de dados para incluir os produtos no catálogo, listamos um passo a passo para carregar os artigos. Confira:
- acesse o gerenciador de negócio e selecione o catálogo que criou;
- acesse a aba catálogo e cliente em “fontes de dados”;
- selecione “adicionar itens”. Quando o menu for exibido, selecione adicionar “múltiplos itens”;
- selecione “feed de dados” e, em seguida, “avançar”;
- confirme se a sua planilha de dados já está produzida, selecionando “sim” e, em seguida, “avançar”;
- escolha como deseja carregar o arquivo, podendo ser “carregando do computador”, “usando uma URL” ou “usando uma planilha do Google”.
Um ponto importante: geralmente as plataformas de e-commerce já fornecem este feed de dados (planilha), basta você verificar com a sua plataforma como fazer o download deste arquivo para utilizá-lo no Facebook.
Entenda como funciona cada uma das formas de carregamento do arquivo:
- carregar do computador: faça upload do arquivo diretamente do seu computador. Essa é uma boa opção caso as informações dos itens não sofram alterações frequentes;
- use uma URL: forneça o link para o arquivo salvo no servidor ou em um site de hospedagem como o Magento ou o BigCommerce, por exemplo. Esta é uma opção ideal se as informações do seu item mudam com frequência, pois você poderá agendar atualizações automatizadas;
- utilize a planilha do Google: forneça o link para o arquivo salvo como uma planilha no Google. Esta é uma opção adequada também se você possui itens que irão alterar informações frequentemente.
Quais as vantagens de utilizar o catálogo de produtos do Facebook?
Agora que você já conhece todas as características do catálogo de produtos do Facebook e também já percebeu a sua importância para a divulgação da sua marca e dos itens oferecidos por ela, para te ajudar ainda mais na decisão de utilizar ou não essa ferramenta, listamos algumas das principais vantagens. Veja a seguir:
Poder de divulgação
O catálogo de produtos do Facebook tem um grande poder de divulgação. Ter a sua loja virtual, site ou página vinculada à rede social, é fundamental para dar visibilidade e fazer com que o seu público interaja ainda mais com a sua marca.
Informação e compra no mesmo local
Entre as principais vantagens do catálogo de produtos do Facebook estão as informações e possibilidade de compra no mesmo local.
Apesar da necessidade de direcionar os anúncios para a sua página de site, ter todos os dados de produtos, como valor, disponibilidade, cores e tamanhos com fácil acesso, é de extrema importância para ajudar no aumento das conversões.
Integração ao Instagram Shopping
Por mais que não seja a rede social de origem do catálogo, ter essa integração com o Instagram Shopping possibilita impactar ainda mais usuários.
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no país, tendo mais de 110 milhões de brasileiros ativos, ela tem o poder de alcançar ainda mais clientes, com alta possibilidade de conversão.
Além de facilitar e encurtar o processo de compra, o Instagram Shopping também leva o cliente direto para a página do produto.
Evita erros básicos
Você já deve ter passado pela situação de clicar em um anúncio de um produto que possui grande interesse e ele não te direcionar para a página do seu site, certo?
Agora pare para pensar quantos pedidos foram perdidos com anúncios que não possuem esse direcionamento? Utilizando o catálogo de produtos do Facebook e supondo que você utilize um feed de dados para subir seus produtos, você não correrá esse risco, já que os links virão corretamente parametrizados. Pode parecer básico, mas isso contribui para um bom retorno do investimento.
Concluindo
O catálogo de produtos do Facebook é uma ferramenta excelente para empreendedores e profissionais de marketing que atuam com e-commerce. Usá-lo da maneira adequada poderá te ajudar a vender mais por meio das redes do Facebook e Instagram.
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