Você sabia que ter uma conta comercial no Instagram pode ser uma boa estratégia para ter mais sucesso nas suas campanhas? É isso mesmo!
De acordo com dados da companhia Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de países com mais usuários conectados no Instagram diariamente, chegando a mais de 119 milhões de IGs ativos.
Além disso, com base em uma pesquisa feita pela Opinion Box, empresa que oferece soluções de pesquisa de mercado online, foi descoberto que:
- 82% seguem alguma marca ou empresa;
- 52% já comprou produto ou serviço que descobriu no Instagram;
- 49% já comprou produto ou serviço indicado por alguém no Instagram;
- 42% já usaram o Instagram para tirar dúvidas ou reclamar com empresas;
- 22% tem conta comercial;
Diante dessas informações, fica claro que ter a sua empresa ativa no Instagram ou utilizar a rede social para aumentar os resultados de seu cliente é uma excelente opção.
Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo o artigo!
O que é a conta comercial no Instagram?
Criar uma conta comercial no Instagram é uma estratégia muito utilizada por empresas, seja de pequeno ou grande porte e, ainda, por pessoas que desejam crescer o seu perfil, analisando as métricas disponibilizadas pela rede social.
Se você ainda não conhece esse recurso e acredita que a sua empresa tem a necessidade de conhecer melhor o seu público-alvo presente no Instagram, além de entender o que está fazendo para melhorar a sua comunicação, este é o lugar certo.
A conta comercial no Instagram é uma função disponibilizada pela rede social, capaz de avaliar e proporcionar melhores resultados para sua empresa.
Com ela, você poderá obter insights para as novas publicações e entender quais são os pontos de melhoria daquelas que já estão postadas. Ou seja, se você precisa atingir um público específico e acredita que as suas campanhas não estão surtindo efeito, analisar as métricas oferecidas por esse recurso, poderá te ajudar a entender quais os principais erros e acertos.
Funcionalidades da conta comercial no Instagram
Além de ser uma grande fonte de entretenimento, educação e informação nos dias de hoje para muita gente, as redes sociais possibilitam que as empresas tenham mais visibilidade, aumentando o seu número de conversões.
O Instagram, principalmente, é uma excelente oportunidade de atingir seu público de maneira frequente, com o objetivo de construir um relacionamento com estas pessoas e, eventualmente, vender produtos e serviços a elas.
Em razão disso, é fundamental que você conheça as principais vantagens dessa função, podendo ser crucial para o crescimento do seu negócio ou o aumento das vendas do seu cliente. Veja a seguir:
Acessar as métricas
Com a conta comercial do Instagram, você pode acompanhar as métricas, entender e otimizar os resultados da sua estratégia na rede social.
Entre as métricas que podem ser analisadas no Instagram comercial estão:
- alcance: indica o número total de usuários que visualizaram as suas publicações, sejam elas no feed ou nos stories;
- impressões: diz respeito a quantidade de vezes que um mesmo post foi visto pelos usuários;
- atividades dos seguidores: mostra o tempo médio que os seguidores passam no Instagram, os horários mais acessados e os dias da semana que estão mais ativos;
- visualizações de vídeos: quantas vezes o seu vídeo foi visto pelos usuários;
- cliques do link na bio: número de usuários que acessaram seu link na bio;
- posts salvos: mostra o número de usuários que salvaram uma determinada publicação;
- respostas de stories: quantas pessoas viram o vídeo e enviaram uma resposta via direct;
- dados demográficos: faixa etária, gênero e localização;
As métricas são de extrema importância para entender os acontecimentos do passado e também para projetar o futuro das suas campanhas.
No marketing digital, sempre que definimos um objetivo, devemos definir quais serão as principais métricas que vão nos indicar se estamos sendo eficientes ou não.
Conhecer o seu público
As métricas vão te ajudar a conhecer melhor seu público, construir e otimizar suas buyer personas e até definir ICP (Ideal Customer Profile), ou seja, potenciais clientes que possuem o perfil e as características ideais para serem atendidos pela sua empresa.
A conta comercial é capaz de mostrar diversas informações sobre o seu público, como:
- seguidores: número de pessoas que seguem aquele perfil e a evolução de ganho vs perda ao longo do tempo;
- localização: o país, cidade, bairro ou estado que o seu público mais está presente;
- faixa etária: a idade dos seus seguidores em geral ou separada por sexo;
- gênero: o sexo dos seus seguidores.
- dia/hora de acesso: quais dias e horários seus seguidores estão mais ativos no Instagram.
Ter essas informações facilita a tomada de decisão, indicando quais as melhores ações a serem feitas, a fim de atingir de maneira mais assertiva o seu público.
Otimizar sua estratégia
Ter uma conta comercial no Instagram é uma forma de otimizar as suas estratégias de Marketing Digital, medindo os resultados e podendo ajustar a rota quando necessário.
Imagine que você investiu em ações para trazer mais clientes para a sua empresa, como a divulgação diária de conteúdos relacionados ao tema de produtos para higiene pessoal. No entanto, essas postagens estão tendo pouca visualização e números baixos em alcance e impressões.
O que você vai fazer neste momento? Com a conta comercial, você poderá avaliar qual o perfil de público que está mais interagindo, visualizando e clicando no link que está na bio (ou links das postagens nos stories), para conseguir mudar a estratégia e mudar o foco das publicações. No entanto, sem esse recurso, você estaria “no escuro” e, provavelmente, iria demorar mais tempo para perceber, perdendo oportunidades de vendas.
Por isso, otimizar as suas campanhas é fundamental para ter mais resultados no fim do mês e ainda ter uma comunicação mais assertiva com os clientes que já conhecem a sua marca há algum tempo.
Utilizar os botões interativos – CTA (Call to Action)
Outra função do perfil comercial no Instagram é inserir, além do link na bio, botões interativos com chamadas para ação, com o objetivo de direcionar os usuários para alguma página específica, como o WhatsApp, por exemplo.
Esse recurso possibilita iniciar conversas diretas fora do Instagram e adicionar a pessoa como um contato no celular.
O botão pode ser utilizado em perfis comuns e contas empresariais que desejam oferecer o WhatsApp como forma de contato para seus seguidores na rede social.
Para que isso seja possível, é necessário realizar o procedimento de autenticação, sendo enviado um código de verificação por mensagem para liberar o recurso no perfil.
Promover seus posts
Suas publicações não estão atingindo um número de usuários significativos com base na quantidade de seguidores do seu perfil? Essa é uma dificuldade encontrada não só para as empresas, mas também para as contas pessoais.
Para que o seu post tenha um bom número de visualizações, impressões e cliques nos links, uma ótima opção é promovê-lo, sendo possível fazer isso por meio do Instagram Ads.
Você vai poder promover suas publicações segmentando o público e ter acesso aos dados e relatórios de cada post patrocinado ou impulsionado.
Além disso, é possível utilizar todas as funções de plataformas de agendamento, calendário editorial, entre outras.
Entre as funcionalidades, também é possível definir o orçamento que será investido nesse anúncio, ou seja, qual o valor disponibilizado para ter essa publicação alcançada por mais pessoas. Esses valores podem variar de seis a mil reais e a estimativa de alcance mudará de acordo com o dinheiro investido.
E por fim, o período de duração do anúncio também pode ser estipulado na conta comercial no Instagram, podendo ser apenas um dia ou até o mês inteiro, por exemplo.
Ter um catálogo de produtos
Se você possui um e-commerce, com certeza o recurso de catálogo de produtos será bastante útil.
Com ele é possível taguear os produtos em suas postagens do Instagram, conhecido como o ícone da sacolinha. Ao clicar sobre a foto, seus seguidores poderão conferir quais produtos foram marcados naquela publicação, sendo direcionados para a página do seu e-commerce.
Essa função facilita a visualização de preços e demais informações sobre aquele determinado produto, permitindo que você tenha mais acessos à sua loja virtual, por pessoas que tenham realmente interesse em comprá-lo.
Com essa informação, você poderá direcionar as suas campanhas com base no interesse desse público, aumentando ainda mais a possibilidade de vendas.
O diferencial é que não se trata apenas de algo informativo, é também uma pequena loja que a marca pode criar no seu perfil no Instagram.
Além disso, serve para atender a quem deseja uma experiência otimizada, visitando o perfil apenas para buscar um produto específico e realizar a compra.
Como mudar para conta comercial no Instagram? Confira o passo a passo!
De maneira simples e prática, você poderá mudar o perfil da sua empresa ou da página do seu cliente para uma conta comercial no Instagram. Você poderá usufruir dessa estratégia a qualquer momento, apenas com alguns cliques.
Para facilitar ainda mais, listamos um passo a passo para que você não tenha nenhuma dúvida para mudar a sua página. Veja a seguir:
- Acesse as configurações do seu perfil no Instagram
Clique em sua foto de perfil (canto inferior direito). Em seguida clique sobre o menu hamburguer (ícone com 3 linhas), no canto superior direito, e por fim no item “Configurações” (parte inferior).
- Clique em “Conta”
- Clique em “Mudar para conta profissional”
No fim da lista você encontrar um link na cor azul.
- Escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo” ou “Empresa”
- Selecione uma categoria que descreve melhor o que você faz
- Escolha as opções de exibição do perfil
- Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta se tornar pública
Não se preocupe, caso queira mudar para uma conta pessoal novamente, o processo também é fácil e pode ser feito em qualquer situação.
Basta acessar o menu de configurações novamente, clicar em “conta” e selecionar o link azul no final da página, que diz “mudar para conta pessoal”.
Vantagens de ter uma conta comercial no Instagram
Assim como o Facebook Business e o LinkedIn, o Instagram também é uma rede social que pode trazer bons frutos para o seu negócio.
Além de ser um grande hobbie para as pessoas, onde passam muito tempo do seu dia logados, ele conecta marcas e usuários, transmitindo sentimentos e atendendo a necessidade deste público.
No entanto, para que ele sirva como uma estratégia eficiente para as empresas, é fundamental que ele seja uma conta comercial, trazendo diversas vantagens, como:
- fornecimento de dados analíticos sobre o perfil dos clientes;
- recursos personalizados para campanhas e anúncios patrocinados;
- possibilidade de conectar outros canais de atendimento, como o WhatsApp;
- recurso totalmente gratuíto;
- análise diária de resultados;
- facilidade de exibir produtos;
- atrair consumidores com maior potencial de compra;
- determinar a região de alcance das suas publicações pagas;
- ter dados específicos sobre os usuários para as próximas campanhas.
Se você ainda têm dúvidas se a conta comercial no Instagram é uma boa opção para a sua empresa, é fundamental ter em mente que todos estes recursos e vantagens ajudarão seu negócio a ter melhores resultados como um todo (pensando numa estratégia global de marketing). Neste sentido, o maior risco está em não utilizar todo este potencial a favor de seu melhor desempenho.
No entanto, é importante saber que se utilizado da maneira incorreta, não otimizando as estratégias, analisando as métricas e mudando a rota quando necessário, essa função não será tão eficiente quanto o esperado.
Então, se você deseja que a sua marca ganhe visibilidade e as suas campanhas tenham resultados satisfatórios, é essencial que seja dada a devida atenção ao recurso de conta comercial no Instagram.
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