O plugin no WordPress é o que torna ele especial. O WordPress sem plugins seria como seu smartphone sem aplicativos. Mas antes de saber quais são os melhores, você precisa entender coisas importantes e evitar alguns erros muito comuns.
O que são plugins no WordPress?
A melhor forma de entender o que é um plugin é comparando seu WordPress com seu smartphone. Ao comprar seu smartphone, ele veio com alguns aplicativos instalados certo? Mas em pouco tempo você deve ter instalado novos aplicativos, de acordo com as suas necessidades.
Então por que você instalou esses aplicativos? Possivelmente para trazer novas funcionalidades novas para seu smartphone. Bem, o plugin faz exatamente a mesma coisa no seu site.
Sempre que você instala um novo plugin, ele disponibiliza novos recursos em seu WordPress. Dessa forma, eles trazem inúmeras possibilidades para tornar o seu site melhor, mais completo e mais profissional.
Cuidado com o excesso de Plugins
Um erro muito comum dos iniciantes é achar que tudo se resolve com um plugin. Isso cria uma mentalidade de utilizar os plugins como primeiro recurso sempre que tem uma necessidade.
Quanto mais plugins instalados no seu site: pior. Isso porque o excesso de plugins pode levar a:
- Lentidão no site: o excesso de plugins gera um excessivo número de scripts css e javascripts sendo carregados. Afetando assim a performance do seu site e o deixando lento.
- Conflito: quando mais plugins ativados e trabalhando em conjunto, maiores são as chances de ocasionar um conflito entre eles. Não que isso seja comum, mas pode acontecer.
- Vulnerabilidade: quanto mais plugins instalados e ativados, mais riscos de vulnerabilidade seu site possui. É questão de probabilidade.
Por isso, a melhor forma de evitar esse tipo de problema é recorrer a um plugin em último caso. Sempre tente resolver suas necessidades com o que já possui.
Como instalar plugins?
Existem pelo menos 3 formas diferentes de se instalar um plugin. Vamos entender como funciona cada uma delas, da mais usual para a menos usual.
Instalação automática sem arquivo
Esta é a forma mais comum de se instalar um plugins. Nesse cenário, você não tem o arquivo zipado (.zip) do plugin mas sabe qual plugin deseja instalar.
- No Painel Admin do WordPress, acesse Plugins > Adicionar Novo.
- Em seguida, procure pelo nome do plugin desejado na caixa de busca a direita.
- Ao encontrá-lo, clique no botão Instalar e em seguida Ativar.
- Pronto. Agora você já pode utilizar o seu plugin.
Instalação automática com arquivo
Este método é utilizado, geralmente, ao comprar um plugin ou baixá-lo diretamente de algum site (até do próprio diretório de plugins do WordPress). Uma vez que você está com o arquivo zipado (.zip) do plugin em mãos, siga estes passos:
- No admin do WordPress, acesse Plugins > Adicionar Novo.
- No canto esquerdo superior, clique no botão Enviar plugin.
- Escolha o arquivo do plugin (zipado mesmo) em seu computador e clique em Instalar agora.
- Aguarde a instalação ser concluída e clique em Ativar.
- Pronto. Agora você já pode utilizar o seu plugin.
Instalação manual do plugin
Em alguns casos pode ser necessário instalar o plugin manualmente. Isso pode acontecer quando a instalação automática, por algum motivo, não funciona. Para instalar manualmente, siga estes passos:
- Descompacte o arquivo zipado (.zip) do seu plugin em seu computador (qualquer lugar). Ele vai gerar uma pasta, ex: uma pasta chamada “nome-do-plugin”.
- Copie essa pasta.
- Acesse o diretório do seu site cole a pasta em wp-content/plugins. Isso pode ser feito manualmente em seu computador se estiver fazendo um site local, ou via FTP se estiver com um site em uma hospedagem.
- No painel admin do WordPress acesse Plugin > Plugins instalados e ative o plugin.
- Pronto. Seu plugin já pode ser utilizado.
Como desinstalar um plugin?
Desinstalar um plugin é um processo mais simples. Basta seguir os passos abaixo.
- No painel admin do WordPress, acesse o menu Plugins > Plugins instalados.
- Desative o plugin que deseja desinstalar.
- Em seguida o delete clicando no link Excluir.
- Pronto. Seu plugin foi desinstalado.
Onde encontrar plugins para WordPress?
Existem diversos locais para se procurar plugins para WordPress. Entre o diretório oficial e marketplaces, são muitas as opções.
Diretório oficial de Plugins
Atualmente o diretório oficial de plugins WordPress conta com mais de 54.000 plugins gratuitos. Este diretório é o mesmo que você encontra dentro do painel admin do seu WordPress.
Marketplaces
Existem alguns marketplaces que conectam produtores de plugins a compradores. Nos marketplaces qualquer pessoa pode produzir e vender seus próprios plugins.
- CodeCanyon (Envato): A Envato é um dos marketplaces mais famosos no ecossistema do WordPress.
- MOJO Marketplace: o Mojo não é tão grande e conhecido como a Envato mas possui algumas dezenas de plugins disponíveis.
- WooCommerce.com: a WooThemes (criadora do plugin WooCommerce) foi adquirida pela Automattic (empresa desenvolvedora do wordpress.com). Hoje é produtora e também marketplace de alguns plugins, a maioria voltada para e-commerces.
Melhores Plugins: Gratuitos e Pagos
Para facilitar seu trabalho, separamos aqui uma lista com os melhores plugins (gratuitos e pagos) de acordo com categorias.
Plugins de SEO
Otimizar seu site para o Google pode ser mais simples com a ajuda de um plugin. Você não precisa utilizar todos eles. Na verdade, recomendamos que utilize apenas um.
Soluções completas
- Yoast SEO (grátis ou pago): o plugin mais popular de todos, o Yoast ganhou relevância por realmente ser um plugin de qualidade e muito completo. Além disso, ele também oferece uma versão premium (paga).
- All in One SEO Pack (grátis): um dos plugins pioneiros para SEO, o All in One até hoje é um dos principais plugins de SEO. Seu maior apelo é realmente ser muito completo e oferecer muitos recursos num único plugin.
- SEOPress (grátis ou pago): esse é um plugin que vem ganhando cada vez mais destaque. Com muitas avaliações positivas, ele também oferece a versão gratuita e uma paga. No entanto, a versão gratuita é bem completa e versão paga ganhou destaque por ser muito acessível. Principalmente para agências que podem comprar uma licença e utilizar numa quantidade ilimitada de sites.
- Rank Math: um plugin bem amigável e simples de usar. O grande apelo do RankMath é ser rápido e direto ao ponto.
Soluções específicas
- Google XML Sitemaps (grátis): muitos outros plugins acima já te ajudam a gerar o sitemap XML do seu site, mas se você está buscando uma solução apenas para gerar um sitemap, esse plugin pode te ajudar.
- Broken Links Checker (grátis): diferente dos plugins citados acima, esse plugin e tem a única função encontrar links quebrados dentro do seu site. Isso te ajuda a corrigir esses problemas e melhorar a experiência dentro do seu site.
- WordLift (pago): em parceria com a WooRank, a WordLift utiliza Inteligência Artificial para te ajudar nas tarefas de SEO. Com reconhecimento de texto em 32 idiomas, ele é capaz de te auxiliar na linkagem interna, escolha de tags, marcação de dados estruturados e mais.
Plugins de Web Analytics
Quando o assunto é web analytics, é impossível não falar do Google Analytics. Isso porque ele é uma ferramenta gratuita, poderosa e extremamente popular. Uma ferramenta fundamental para qualquer site em WordPress. Confira alguns plugins que te ajudam a instalar o Google Analytics no WordPress.
- Google Analytics Dashboard Plugin for WordPress by MonsterInsights (grátis ou pago): este plugin, que foi originalmente criado pelo Yoast e adquirido pela MonsterInsights, é um dos plugins de Google Analytics mais utilizados.
- Google Analytics Dashboard for WP by ExactMetrics (GADWP) (grátis): este plugin também é uma excelente opção para instalar o Google Analytics em seu WordPress. Aparentemente mais simplificado que o MonsterInsights ele também é muito completo.
Plugins de Segurança
Manter o seu site seguro também é um ponto importante. Uma vez que é largamente utilizado no mundo todo, os sites WordPress também são alvo de hackers e tentativas de invasão. Confira os plugins que podem te ajudar a ficar seguro.
- Sucuri Security (grátis ou pago): a Sucuri é uma empresa especializada em segurança para sites WordPress. Seu plugin oferece recursos de segurança gratuitamente e para assinantes oferece recursos mais avançados. Por isso mesmo, é um dos melhores plugins de segurança.
- iThemes Security (grátis ou pago): esse outro dos plugins muito conhecidos. Em termos de recursos, esse plugin oferece mais de 30 itens gratuitamente para proteger o seu site.
- Wordfence Security (grátis ou pago): esse plugin oferece uma interface clean e muito fácil de configurar.
- Jetpack (grátis ou pago): além de fazer muitas outras coisas, o JetPack também ajuda a manter seu site seguro. Ele atua no monitoramento, na proteção e na recuperação (backup e restauração).
Plugins de Performance
Ter um site leve e rápido é crucial, já que ninguém gosta de sites lentos, especialmente quando estamos navegando no celular. É muito importante seguir as boas práticas para manter seu site rápido. Os plugins abaixo te ajudam a configurar um sistema de cache mais eficiente.
- Fastest Cache (grátis): esse plugin à primeira vista pode parecer simples, mas não se engane. Apesar de não ter páginas e páginas de configurações, este é um poderoso plugin para auxiliar na performance do seu site.
- Autoptimize (grátis): outro plugin que segue o caminho da simplicidade. Sem muitas opções de configuração, esse plugin é ótimo para cuidar das otimizações para que seu site carregue mais rapidamente.
- WP Super Cache (grátis): mais um concorrente na linha de plugins simples e eficientes. Ele ganha um destaque por ser desenvolvido pela própria Automattic.
- W3 Total Cache (grátis): na contramão dos outros plugins, o W3 tem um leque gigante de opções de configuração. Não é um plugin extremamente simples de configurar, e pode ser interessante para quem conhece cada um dos requisitos técnicos.
- WP Rocket (pago): um dos melhores plugins de performance, sem dúvida alguma. No entanto, ele só está disponível na versão paga.
Plugins de Backup
Você já deve saber que manter backups (cópias) do seu site é importante, não é mesmo? Por isso, sempre que for fazer mudanças significativas em seu site, faça backups antes. Os plugins abaixo te ajudam nessa tarefa.
Plugins para E-commerce
Cerca de 33% de todos os e-commerces do mundo são desenvolvidos com o WooCommerce. Uma vez que este incrível plugin é capaz de transformar o seu WordPress numa poderosa loja virtual. Confira alguns plugins para transformar seu site em um e-commerce.
Plugins de EAD (Ensino a Distância)
Já pensou em transformar seu WordPress numa plataforma de ensino à distância? Existem alguns plugins no mercado que te auxiliam nessa tarefa.
- Learndash (pago): este é o plugin mais popular para o desenvolvimento de plataformas de ensino a distância no WordPress. Possui diversos add-ons que estendem suas funcionalidades.
- Sensei LMS (grátis): este plugin gratuito te permite criar cursos, aulas e exercícios mas não te permite vendê-los. Para que isso seja possível, você deve utilizar o plugin abaixo em conjunto.
- WooCommerce Paid Courses (pago): desenvolvido para trabalhar em conjunto com o Sensei, este plugin te permite vender os seus cursos.
E aí? Gostou destas dicas? Para aprender mais sobre Marketing Digital, confira nossos cursos online em nosso Plano PRO.
A instalação dos plugins é simples e muito parecida com a instalação de temas.
A instalação dos plugins é simples e muito parecida com a instalação de temas.