Você já ouviu falar em público semelhante no Facebook? Esta é uma estratégia poderosa que pode mudar os resultados de suas campanhas na plataforma. Saiba tudo sobre ela aqui.
Se você é iniciante no marketing digital ou mesmo já anuncia no Instagram e no Facebook Ads, sabe da importância de mapear muito bem sua persona para que suas campanhas possam obter melhores resultados ao entregar a mensagem certa, para a pessoa certa. Pois bem, ao trabalhar com públicos semelhantes no Facebook e Instagram você aumentará suas chances de atingir novas pessoas qualificadas nestas redes.
O que é um público semelhante no facebook?
Um público semelhante (também conhecido como lookalike) é uma maneira de alcançar novas pessoas que podem ter interesse na sua marca, produtos ou serviços. Este público é derivado de um público de origem (público personalizado) que pode vir:
- De visitantes do seu site: este público só pode ser criado a partir da instalação do pixel do facebook em seu site. Com isso, é possível criar públicos que visitaram seu site, incluindo páginas e URLs específicas.
- De uma lista de clientes: você pode criar um público personalizado a partir de uma lista de clientes, como, por exemplo, um mailing (lista de e-mails) ou contatos de seu CRM (lista de telefones, por exemplo).
- De pessoas que tiveram algum contato com sua página no Facebook ou perfil de Instagram: os usuários que seguem ou interagem com suas contas de Facebook e Instagram também poderão ser utilizados como públicos personalizados.
- De visitantes de seu aplicativo: se a sua empresa conta com um app, é possível criar um público a partir destes usuários.
- De posts ou campanhas realizadas (ex. geração de cadastros, visualização de vídeos, etc): se você já investe em mídia com anúncios no facebook, você poderá criar públicos personalizados a partir de ações que os usuários realizam em seus anúncios, por exemplo, visualizar um vídeo ou mesmo deixar seus dados num formulário de cadastro.
Como funciona a criação de um público semelhante no Facebook?
Ao criar um público lookalike, o Facebook e seus algoritmos irão procurar novas pessoas com características em comum ao público personalizado de origem. Um exemplo: Se você criou um público personalizado de visitantes de seu site e criou um público semelhante a partir dele, o Facebook buscará por informações demográficas e interesses de novas pessoas para exibir anúncios a elas.
Trata-se de uma estratégia poderosa no Facebook. A plataforma conta com um universo gigantesco de dados e consegue utilizar a inteligência dos algoritmos para entregar bons resultados. Por isso mesmo, usar os públicos semelhantes em suas campanhas do Facebook é uma excelente maneira de encontrar potenciais novos clientes para seu negócios!
Como criar Públicos Semelhantes de qualidade
A qualidade de seus públicos semelhantes dependem da qualidade de seus públicos de origem. Preste muita atenção neste ponto e releia a frase anterior. Não tem como escapar disso e não tem milagre. Se o seu público de origem for ruim, o público semelhante será ruim.
Algumas recomendações do próprio Facebook: é recomendado a criação de um público de origem que tenha de 1.000 a 50.000 pessoas. Sabemos que para pequenos negócios ou negócios iniciantes este número pode ser um desafio, no entanto, é possível construir seu público personalizado (de origem) a partir de 100 pessoas.
Um aviso importante aqui. Novamente: qualidade importa. Por exemplo, se um público de origem for composto por seus melhores clientes, em vez de por todos os seus clientes, os resultados tendem a ser melhores, ok?
Tamanho de seu Público Semelhante
Ao criar um novo público semelhante é possível determinar o tamanho deste público. E aqui mais um ponto de atenção:
Quanto menor o público lookalike, melhor sua qualidade com o público de origem inicial. Em contrapartida, ao aumentar o tamanho do público (e alcance potencial), você diminui o nível de similaridade com o público personalizado de origem.
Você pode definir o tamanho dos públicos semelhantes de acordo com uma porcentagem do tamanho total de usuários de determinado país. Essa porcentagem varia de 1 a 10% do público total do Facebook.
Vantagens em utilizar o público semelhante em suas campanhas
Utilizar públicos semelhantes do Facebook em suas campanhas podem trazer várias vantagens, dentre elas:
- Alcançar novas pessoas com potencial interesse em sua Marca;
- Melhorar os resultados gerais de suas campanhas (maior CTR, menor custo por resultado, maiores vendas, etc)
- Aumentar o Retorno do Investimento Geral
Como criar seu público semelhante (lookalike) na prática?
Vamos entender o passo a passo para você criar seus públicos semelhantes no Facebook. Esta opção abaixo é para você que ainda não possui públicos personalizados criados.
1. Acesse a Guia Públicos
2. Crie um público personalizado (seu público de origem).
3. Escolha uma das opções que faça mais sentido para você (Site, Lista de Clientes, Engajamento no Facebook/Instagram ou outro);
4. Dependendo de sua escolha anterior, é preciso realizar as configurações (subir lista de clientes, definir URLs de visitas no site, etc)
5. Defina um período para associação ou retenção (em dias) e clique em “Criar”.
6. Na próxima tela, já com o público criado, selecione-o, marcando com o seletor
7. Clique em Criar Público Semelhante
8. Defina o tamanho do Público (porcentagem). É possível criar vários tamanhos de público ao mesmo tempo clicando na caixinha de seleção.
9. Clique em Criar Público e pronto. Seu novo público semelhante está criado.
10. Agora basta inseri-lo em um de seus conjuntos de anúncios para iniciar a veiculação dos anúncios.
Para facilitar, fizemos um tutorial completo em vídeo sobre a criação de públicos semelhantes no Facebook. Veja a seguir:
Uma outra forma de criar públicos semelhantes é diretamente no conjunto de anúncios, se você já tiver seus públicos personalizados criados. A lógica é basicamente a mesma.
Concluindo
A criação de públicos semelhantes no Facebook é uma estratégia muito interessante para alcançar novos potenciais clientes para sua marca. Aproveite toda a inteligência de dados do Facebook e use isso a seu favor em benefícoo de seus resultados.
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