Anúncios do Facebook: Explore todas as possibilidades

Anúncios do Facebook: Explore todas as possibilidades

Uma aula com várias dicas práticas para você criar melhores campanhas e anúncios no Facebook. Imperdível para você que deseja mais resultados!

Fazer anúncios no Facebook é essencial para muitas estratégias de Marketing Digital. Mas não é só fazer um anúncio qualquer e colocar no ar: nem sempre a sua campanha funciona. E por isso é importante aprender a resolver isso.

Existe uma excelente abordagem para descobrir se a sua campanha de Facebook é eficiente. E você vai aprender como verificar essa eficiência através de 7 perguntinhas rápidas.

Daniel Galvão
Curso Facebook Ads e Instagram Ads
Aula: Anúncios do Facebook: Explore todas as possibilidades
09:03

Sete Perguntas para verificar se seus anúncios de Facebook funcionam

Você já ouviu falar no 5w2h? Esse é um checklist de sete perguntas básicas que servem para descobrir se tudo que precisava ser pensado sobre uma questão está planejado.

As perguntas vem do inglês, mas basicamente temos:

  • What? – O que?
  • Where? – Onde?
  • When? – Quando?
  • Who? – Quem?
  • Why? – Por que?
  • How? – Como?
  • How much? – Qual o custo?

A seguir, nós descrevemos um pouco melhor o que cada uma delas significa para seus anúncios de Facebook.

1. What? Ou: o que você está anunciando?

Qual o conteúdo dos seus anúncios no Facebook? Essa é uma avaliação sobre a qualidade do que está sendo entregue. É importante pensar na qualidade das imagens, do texto, do vídeo.

Para saber se o seus anúncios no Facebook vão funcionar, é preciso ser crítico sobre o que eles contém. Nos dias de hoje, é praticamente impossível conseguir engajamento e conversão sem entrega de valor. Isso pode vir na forma de informações, entretenimento ou uma mistura de ambos.

2. Where? Ou: qual o posicionamento dos seus anúncios no Facebook?

Seus anúncios no Facebook Ads serão menos efetivos se você não pensar anteriormente no posicionamento deles. O próprio Gerenciador de Anúncios permite selecionar cuidadosamente aonde você deseja que apareçam os seus conteúdos.

A verdade é que essa questão varia conforme o tipo de anúncio. Se você fizer anúncios com formulário para Facebook, é interessante pensar se quer que eles sejam exibidos também no Instagram ou não.

As opções de posicionamento são:

  • Facebook:
    • Feed;
    • Instant Articles;
    • Vídeos in-stream;
    • Coluna da direita;
    • Marketplace;
    • Stories;
  • Instagram:
    • Feed;
    • Stories;
    • Reels;
  • Audience Network:
    • Nativo, banner e intersticial;
    • Vídeos in-stream;
    • Vídeos com incentivo;
  • Messenger:
    • Caixa de Entrada;
    • Mensagens patrocinadas.

3. When? Ou: quando seus anúncios são exibidos?

Outra decisão importante é determinar em que dias e horários seus anúncios no Facebook e Instagram Ads irão ser exibidos!

O Gerenciador de Anúncios do Facebook permite que você decida os horários do dia em que o anúncio aparecerá para a audiência. Isso é importante, já que anunciar fora de momentos com maior fluxo na rede social pode ser contra-produtivo.

Pense também na lógica de consumo do seu público: quais são os horários em que eles tem maior tendência a ver links? Em que momentos eles preferem conversar no messenger?

4. Who? Ou: qual sua segmentação?

Segmentar é essencial para fazer seus anúncios no Facebook funcionarem.

Saber fazer segmentação no Facebook depende de muitos fatores. Mas o mais importante é conhecer seu público para saber quem quer atingir. Por isso faça pesquisas constantes sobre seus consumidores.

5. Why? Ou: por que você está fazendo o anúncio?

Toda campanha tem seu objetivo. Se você está fazendo anúncios no Facebook simplesmente por achar que precisa fazer, vai perder seu tempo e dinheiro.

É importante pensar qual dos seus objetivos do planejamento de Marketing Digital é o alvo da campanha. Por isso é tão importante planejar suas ações.

Se você quer entender melhor como fazer um plano de Marketing Digital, baixe no link anterior nosso modelo de apresentação de planejamento.

6. How? Ou: Como é o formato do anúncio?

O formato dos anúncios no Facebook é tão importante quanto o conteúdo. Saber se o seu objetivo é mais fácil de ser cumprido através de carrosséis, vídeos, imagens ou links.

Se o seu objetivo for, por exemplo, gerar conhecimento sobre sua marca, não vai adiantar nada fazer um carrossel. O mais indicado nesse caso seriam vídeos ou imagens.

7. How much? Ou: quais os custos?

A decisão definitiva sobre se a sua campanha está funcionando é verificar se os valores estão adequados. O Facebook cobra preços diferentes dependendo da segmentação, do objetivo e formato de cobrança.

Faça sempre uma comparação entre o custo real e o planejado para cada campanha. Caso os anúncios no Facebook comecem a sair muito mais caro e subam o seu CAC ou Custo por Lead, talvez seja melhor repensar a utilidade do anúncio.

E aí, ficou faltando alguma forma de verificar se os anúncios de Facebook estão funcionando?

Quer aprender tudo sobre como anunciar no Facebook e Instagram? Conheça nosso Curso de Facebook e Instagram Ads.

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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