Stories do Instagram: Recursos, Vantagens e Dicas

Entenda como utilizar os Stories do Instagram em sua estratégia de marketing: tipos de conteúdo, formatos e ideias práticas para utilizar em seu dia a dia.

Quem aí não aderiu aos stories do Instagram como forma de se comunicar e também para saber o que está acontecendo entre seus amigos e as pessoas que você segue? 

Para sua empresa ou para a página do seu cliente, esse recurso da rede social se tornou uma das melhores opções para divulgar um produto ou serviço. Isso porque, as pessoas passam boa parte do dia visualizando os stories, aumentando as chances de serem atraídas pelo seu conteúdo, seja ele orgânico ou pago. 

Saiba mais sobre esse assunto neste artigo!

Neste artigo:
Instagram Stories

O que é o recurso stories do Instagram?

O stories do Instagram é um recurso disponibilizado pela plataforma que permite a postagem de vídeos e fotos que ficam acessíveis por 24 horas, tendo como principal objetivo a interação entre os seguidores. 

Em seu início, ele era usado de maneira “mais tímida”, porém, hoje em dia, essa função se tornou uma forma das pessoas mostrarem o seu dia a dia, conquistas importantes da vida, viagens, rotinas de trabalho e até mesmo para demonstrar os seus sentimentos.

Assim, o que antes era apenas um recurso de diversão, nos dias de hoje, os stories do Instagram se tornaram uma ferramenta poderosa de divulgação de produtos e serviços para marcas. 

Possivelmente, você já tenha se deparado com marcas usando os stories do Instagram para promover um produto específico, certo? Pois é. Dependendo da quantidade de seguidores e do respectivo engajamento, esta funcionalidade da plataforma pode ter um grande potencial de impacto diário em seu público. 

Além de fazer parte da vida das pessoas, os stories, assim como feed do Instagram, se tornaram uma maneira das pessoas se distraírem e ao mesmo tempo serem impactadas por produtos que possuem interesse de compra. 

Então, se você está começando um negócio ou pretende dar uma repaginada nas estratégias que utiliza para divulgar a sua marca ou de seu cliente, esse recurso é uma excelente opção de dar mais visibilidade para sua empresa e aumentar as chances de vendas. 

Como funciona o stories do Instagram?

Você sabia que no stories do Instagram existem diversas funções que possibilitam que a sua marca tenha mais visibilidade e um grande impacto no seu público-alvo de diversas maneiras? É isso mesmo! 

Além dos stories convencionais, aqueles que vemos diariamente, também existem algumas funções que tornam essa ferramenta mais atraente. Veja a seguir:

Boomerang

Em meados de 2015, o Instagram criou um aplicativo chamado boomerang, onde os usuários podiam capturar dez fotos em sequência e criar um vídeo curto e em looping, semelhante aos GIFs. 

boomerang instagram

No entanto, algum tempo depois, o próprio Instagram  integrou esse aplicativo e tornou essa função uma parte da rede social. 

E os próximos capítulos todos nós já conhecemos, não é mesmo? Esse recurso é um dos mais utilizados nos stories, tornando-se uma febre mundial. 

Superzoom

O Superzoom permite criar gravações com aproximações repentinas de câmera. Esse recurso é útil para destacar algum objeto na cena ou chamar atenção de seu público para uma promoção, por exemplo.

É uma excelente oportunidade para as datas mais lucrativas do comércio, a Black Friday, Natal, etc onde as filmagens podem ser uma maneira de divulgar produtos e serviços. 

Rebobinar

Outra função do stories do Instagram é a de rebobinar, ou seja, os vídeos podem ser vistos de trás para frente, tornando os vídeos mais engraçados. 

Esse recurso pode ser uma ótima opção para aproximar a marca do seu público, trazendo conteúdos do Instagram mais divertidos e interativos. 

Mãos livres

Essa é uma funcionalidade muito utilizada por influenciadores que costumam fazer vídeos conversando com o seu público. 

Além de não ter a necessidade de permanecer clicando na tela para gravar, esse recurso permite que você tenha mais liberdade no momento de falar, fazer uma dancinha ou até mesmo demonstrar um produto ou serviço sem precisar estar com as mãos no celular. 

Filtros

Os filtros são os queridinhos dos stories do Instagram. Desde o seu surgimento, muitas pessoas e marcas deixaram de lado a aparência natural para aderir aos filtros que deixam a pessoa ou produto mais bonito. 

Além disso, também existem aqueles que distorcem a aparência, transmitem imagens de animais e mudam a voz. Esses exemplos podem ser usados também para ajudar a humanizar sua marca ao tirar aquela impressão de empresa extremamente séria e formal, caso seja essa a impressão dos seus consumidores. 

Personalização extra

O stories do Instagram também conta com outras ferramentas e recursos para personalizar as suas fotos e vídeos.

Basta acessar o ícone de figurinha (um quadradinho sorridente) na parte superior da tela. Um menu vai aparecer, onde você poderá selecionar diversas ferramentas, como:

  • hashtag: cria um texto clicável com uma hashtag identificando o stories. Com isso, ao tocar nesse texto, o usuário consegue acessar outros conteúdos que usam a mesma hashtag;
  • adesivos: são figurinhas e adesivos variados, permitindo dar um ar mais divertido ao conteúdo;
  • localização: permite mencionar a localização geográfica da postagem;
  • hora e clima: você poderá incluir uma figurinha com o horário ou a condição do tempo no momento em que o stories foi criado;
  • enquete: você pode criar uma pesquisa em que os seguidores escolherão uma entre duas opções;
  • menção: funciona de maneira parecida com a hashtag e permite mencionar a conta de outro usuário ou marca do instagram. Assim, quando alguém tocar nessa menção, será levado para o perfil em questão;
  • pergunta: permite que as pessoas façam uma pergunta para você;
  • música: é possível adicionar um trecho de uma música para ser tocada durante a exibição do stories.

Dicas práticas para usar o stories do Instagram

Agora que você já sabe o que é e quais as funcionalidades do stories do Instagram, é fundamental que você entenda como ele poderá ajudar a sua empresa a alavancar as vendas, tornar a sua marca mais visível e fidelizar os seus clientes. 

Para te ajudar, listamos algumas dicas práticas e que podem ser executadas para qualquer tipo de segmento. Basta ser criativo e não ficar com receio de arriscar. Porém, é importante não exagerar. É importante prezar pela reputação da sua marca e entender o que faz sentido ou não utilizar em seu contexto de negócio. 

Use frequentemente as enquetes e caixinhas de perguntas

Essas duas ferramentas são de extrema importância para fazer com que o seu público interaja com a marca. Além disso, é uma maneira de conhecê-los mais intimamente, podendo usar essas informações futuramente. 

perguntas stories instagram

Entre as ações que você pode desenvolver para entender quais são os interesses dos consumidores e fazer com que eles tenham uma maior proximidade por meio dessas ferramentas estão:

  • enquetes para conhecer os produtos que mais utilizam no dia a dia;
  • caixinha de perguntas para saber o que eles querem ver na sua rede social;
  • enquete antes do lançamento de um novo produto para testar a sua preferência;
  • votação para o nome do novo mascote para a marca;
  • preferências sobre comportamento de consumo.

Invista em Instagram Ads

Você sabia que é possível anunciar produtos de maneira paga diretamente nos stories? Essa é uma funcionalidade muito importante para empresas que possuem mais visualizações por meio dos stories do que no feed do Instagram ou por qualquer tipo de empresa que deseja fortalecer sua comunicação por este canal específico. 

Isso só é possível através do Instagram Ads, uma plataforma que permite veicular anúncios nos formatos de fotos, vídeos e carrossel. Tudo é realizado por meio do Gerenciador de Negócios e Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Com isso, você poderá gerar cliques, conversões, instalações de aplicativos e visualizações de vídeos, pois utilizando essa função você conseguirá atingir mais pessoas, até aquelas que não seguem a sua página.

Utilize hashtags

Para ser encontrado por um maior número de pessoas, é fundamental que você acrescente hashtags em suas publicações. Isso porque, essa é uma maneira de fazer com que os usuários encontrem o seu perfil com mais facilidade.

Quando você acrescenta uma hashtag no instagram com o nome da sua empresa, por exemplo, a pessoa que encontrar essa publicação, poderá acessar a sua página mesmo não te seguindo.

hashtag stories instagram

No entanto, para que essa ação tenha eficiência, é muito importante que você não exagere na quantidade de hashtags nos posts, pois isso poderá poluir a legenda e pode acabar inserindo algo que o Instagram considera “proibido”, fazendo com que a sua publicação não tenha tanto alcance. 

Faça transmissões ao vivo

Em tempos em que o mundo virtual se tornou a maior forma de entretenimento, investir em outras formas de alcançar o seu público é uma maneira eficiente de tornar a sua marca mais próxima do seu público-alvo. 

Apesar de não ser uma funcionalidade específica dos Stories do Instagram, as transmissões ao vivo são uma ótima opção para tornar o relacionamento mais próximo com sua base de seguidores. Entre as ações que podem ser feitas dentro de uma transmissão ao vivo estão:

  • divulgar um produto ou serviço, fora dos 15 segundos permitidos nos stories;
  • demonstrar o modo de uso de um produto específico com atributos mais técnicos;
  • divulgar promoções e ofertas em tempo real;
  • fazer sorteios ou competições para presentear um seguidor. 

Aproveite os recursos gráficos

O Instagram da sua empresa ou do seu cliente transmite uma aparência muito séria e convencional para o seu público? Você quer mudar essa impressão e tornar a marca mais despojada e moderna? Usar os recursos gráficos nos stories é a melhor opção!

Abuse das figurinhas, memes, filtros, máscaras, enquetes e caixinhas de perguntas para mostrar para os seus seguidores que a sua empresa também se comunica de forma mais humanizada e deixa a seriedade um pouco de lado. 

Esses recursos fazem com que o usuário tenha outra percepção de sua empresa, percebendo que, mesmo prezando pelo convencional, ela se importa em se manter antenada e aproveitando as oportunidades de fidelizar o seu público. É claro que você deve analisar se faz sentido para seu contexto de negócio.

Não se esqueça de um CTA

Sabe aquele famoso “arrasta pra cima”. “saiba mais” “confira”? São conhecidos como CTA (call to action), ou seja, uma chamada para ação. 

De nada adianta fazer uma divulgação impecável no stories do Instagram se a pessoa não encontrar um link para compra ou um botão para saber mais sobre aquele produto ou serviço. 

Por isso, é de extrema importância que você não se esqueça do CTA no momento de divulgar seu conteúdo para os seus seguidores. 

Compartilhe todas as menções

Responder as menções e mensagens diretas de sua conta poderão fazer uma grande diferença no engajamento da sua página.

Isso acontece devido ao algoritmo do Instagram, que prioriza os stories de contas com as quais os usuários mais engajam. Ou seja, responda qualquer menção no stories de sua marca para aparecer cada vez mais para seus seguidores.

menções nos stories do instagram

Além disso, compartilhar as menções nos seus stories te ajuda de duas maneiras: é uma maneira do seu seguidor se sentir especial pela marca, motivando ainda mais na decisão de compra e da preferência pelo seu produto e também ajuda outros potenciais consumidores – que veem aquele conteúdo – a simpatizarem e decidirem pelos seus produtos e serviços.

Organize um cronograma

Ter um cronograma de publicações nos stories do Instagram pode tornar a sua estratégia mais assertiva. Isso porque você terá mais controle do que será postado, com as datas e horários mais pertinentes para  a publicação. 

De nada adianta ter todas essas funções disponíveis se irá utilizá-las de maneira pontual e sem nenhum planejamento. Por isso, mapeie todos os posts durante a semana, quais serão as legendas, se houver e quais os recursos visuais aparecerão naquele storie. Outro fator fundamental é olhar para as métricas do instagram e entender se o conteúdo produzido está no caminho certo (ou não) e, caso não esteja, readequá-lo no planejamento. 

Com isso, você passará para o seu público uma visão de comprometimento e organização no momento de fazer as publicações e evitando possíveis erros. 

Conclusão

Os stories do instagram são uma excelente ferramenta de impacto e potencial engajamento de seu público com sua marca. Use a criatividade e faça testes constantemente para entender o que funciona em seu contexto.

Quer saber mais sobre esse assunto e ter nos stories do Instagram uma estratégia eficiente de vendas e visibilidade  para sua marca? Quer entender tudo sobre como o Instagram pode se tornar uma máquina eficiente de atração de potenciais novos clientes para o seu negócio? Então confira nosso Curso de Instagram Marketing!

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.

Veja também

Atualmente, o uso do ChatGPT está mostrando uma grande liderança entre as ferramentas de Inteligência Artificial — IA. Segundo o WriterBuddy, o ChatGPT já acumula

Ter como meta aumentar o engajamento no Instagram deve ser algo a ser perseguido por todos aqueles que atuam com esta mídia social. Mas, afinal,

engajamento no instagram
Quais as métricas do Instagram? Quais são os indicadores-chave de desempenho para saber se minha estratégia está dando certo? As respostas estão nesta aula.
métricas no instagram
Let's Grow?

Toda semana um e-mail só com as notícias mais valiosas do mercado digital. Inscreva-se gratuitamente para receber.