Você sabe como as métricas do Instagram podem te ajudar na sua estratégia nesta rede?
Se você atua com a gestão de mídias sociais, sobretudo, no Instagram, então é possível que você já tenha se perguntado: será que estou no caminho certo? Como posso melhorar meus resultados? Como conseguir mais engajamento? Pois saiba que os relatórios de insights do Instagram vão te ajudar muito a melhorar seus resultados.
Sendo o Brasil o terceiro país com maior número de usuários no Instagram em todo o mundo, é de se esperar que a concorrência entre marcas e pessoas na rede seja cada vez mais feroz, disputando segundos de atenção de seu público. Desta forma, olhar para os números e tomar ações estratégicas com base neles poderá trazer mais eficiência e resultados para sua estratégia como um todo.
O que são métricas do Instagram?
As métricas do Instagram são um conjunto de relatórios e dados oferecidos pela própria plataforma que trazem mais informações sobre seu público (seguidores) e seu conteúdo (performance).
Esse conjunto de métricas está disponível somente para quem possui a conta comercial do instagram (também chamada de instagram business). Portanto, se você ainda não possui uma conta comercial, considere migrar para ter estes dados à sua disposição. É simples e rápido.
Por que elas importam?
Você já deve ter ouvido a famosa expressão: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”, não é verdade? Bem, apesar de ser um clichê, ela serve muito bem quando estamos falando de métricas no Instagram, afinal, como realmente entender se o que você está fazendo está te ajudando a chegar mais perto de seus objetivos?
Dessa forma, as métricas nos ajudam a entender se estamos no caminho certo (ou não). Geralmente fazemos isso acompanhando alguns indicadores que são importantes para a nossa realidade, também chamados de indicadores chave de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators, em inglês).
A importância de definir objetivos
Como você deve ter percebido, se iremos monitorar nossa performance com base alguns indicadores que, por sua vez, são oriundos de objetivos previamente definidos, então a pergunta que fica é: “Como definir meus objetivos no Instagram”? E este é um ótimo ponto de partida.
Primeiramente é importante dizer que os objetivos no Instagram podem variar muito de negócio para negócio ou de pessoa para pessoa. De qualquer forma, alguns dos objetivos mais comuns compreendem:
- Aumentar o reconhecimento de marca: geralmente é um objetivo comum para marcas iniciantes no mercado
- Gerar maior Autoridade: muito ligado às marcas pessoais;
- Geração de Leads: utilizar o Instagram como forma de gerar mais leads para o negócio
- Gerar Vendas: Aumentar o faturamento da empresa com ações no Instagram. Muitos tipos de negócios se encaixam aqui, dentre os mais comuns estão os varejistas, por exemplo.
Relacionando objetivos e métricas do Instagram
Depois de definir quais são seus objetivos na plataforma é importante linkar cada um deles a métricas e indicadores para acompanhar seu desempenho. E aqui é importante ressaltar que as métricas do Instagram a serem acompanhadas mudam conforme o objetivo traçado, como, por exemplo:
- Aumentar o reconhecimento de marca: número de seguidores e número de menções ao perfil podem ser bons indicadores para este objetivo;
- Gerar maior Autoridade: número de seguidores, engajamento com o conteúdo e posts salvos poderiam indicar se você está no caminho certo;
- Geração de Leads: Número de directs (se tiverem relação com um pedido de orçamento, por exemplo), número de formulários preenchidos no Instagram;
- Gerar vendas: Número de acessos às suas páginas de compras vindas do Instagram, Cliques nas tags do Instagram Shopping podem ser boas métricas a acompanhar.
Como acessar as métricas do Instagram?
Para acessar as métricas do Instagram de sua conta, basta seguir três simples passos:
- Acesse sua Página do Instagram
- Clique em Insights
- Defina o período desejado (no máximo 90 dias anteriores)
A partir daí, você verá várias métricas, tais como:
- Contas Alcançadas
- Interações com o conteúdo
- Total de Seguidores
- Conteúdo que você compartilhou
E muito mais. Vamos entender todas elas aqui passo a passo.
Métricas de Alcance do Instagram
Contas Alcançadas (Métricas de Alcance)
Aqui você verá métricas de quantas pessoas suas publicações atingiram e terá uma base de comparação com o período anterior. Ex. se você selecionou os últimos 30 dias, o relatório mostrará para você o percentual de acréscimo ou decréscimo em relação aos 30 dias anteriores ao período selecionado.
Seguidores x Não seguidores
Este relatório mostrará, do total de contas alcançadas, quantas eram seus seguidores e quantas não eram.
Tipos de Conteúdo
O relatório também mostrará a você quais os tipos de publicações tiveram maior alcance durante o período.
Publicações mais relevantes
Entenda quais foram os posts de feed do instagram que trouxeram maior alcance para sua marca.
Aqui é importante fazer uma análise crítica: O que os melhores posts continham? Que tipo de imagem foi utilizada? Qual o conteúdo do texto? Qual o dia e horário postado? Faça isso com vários de seus melhores posts e sairá com insights relevantes para a criação de seus próximos conteúdos.
Stories mais Relevantes
Quais os Stories do Instagram atingiram mais pessoas? Aqui vale a mesma lógica anterior: tente descobrir o porquê disso.
Vídeos mais relevantes
Se você posta vídeos no IGTV é neste relatório que eles irão aparecer. Olhe para as métricas de alcance e faça o mesmo exercício crítico e busque decifrar o porquê alguns vídeos tiveram melhor desempenho que outros.
Impressões
Veja o número total de impressões que sua conta teve no período.
Atividades do Perfil
Aqui você verá métricas do Instagram relacionadas a:
- Visitas ao perfil
- Toques no site
- Toques no botão enviar e-mail
- Toques no botão ligar
Com isso encerramos as métricas de alcance. Agora vamos às métricas de conteúdo.
Métricas do Instagram: Interações com o Conteúdo
Esta seção, como o próprio nome já diz, vai demonstrar os resultados de engajamento do seu público com o seu conteúdo produzido.
Por engajamento podemos entender:
- Curtidas
- Comentários
- Salvamentos
- Compartilhamentos
E aqui também você poderá acompanhar os resultados por tipo de posts, assim como vimos acima:
- Feed
- Stories
- Reels
- IGTV
- Lives
Métricas do seu Público
Chegou a hora de entender melhor quem são as pessoas que te seguem e acompanham seu conteúdo. O Instagram nos dá algumas informações importantes que ajudarão você a conhecer melhor seu público e ter novos insights sobre como usar estas informações a favor de melhores conteúdos.
Seguidores
Veja o número total de seguidores de sua conta.
O interessante é que você consegue acompanhar o desempenho de crescimento da conta ao longo do período, pois a plataforma exibe os dados tanto de novos seguidores quanto do número de contas que deixaram de seguir.
Com isso, é possível tirar um “resultado líquido” e entender quais períodos você teve maior queda ou aumento no número de seguidores (buscando olhar para suas atividades de conteúdo no período).
Por exemplo: Imagine que numa quarta-feira você notou uma grande queda (ou aumento) no número de seguidores, bem maior que a média de sua conta. Você poderá investigar quais conteúdos postou naquele dia e entender se há alguma relação com eles ou não.
Principais localizações
Entenda onde seus seguidores estão localizados geograficamente. Você pode ter esta informação tanto para cidades quanto para países.
Faixa Etária
Descubra quais as faixas etárias que mais possuem seguidores em sua conta. Como isso pode influenciar o conteúdo produzido?
Gênero
Saiba também qual a porcentagem de homens e mulheres que te seguem.
Períodos mais Ativos
Entenda quais os períodos mais ativos que seus seguidores estão conectados. Esta métrica do instagram é um indicativo dos melhores dias e horários para postar na plataforma.
Como ter acesso a mais métricas do Instagram?
Caso queira se aprofundar mais em algumas métricas na plataforma você poderá contratar alguma outra ferramenta de gerenciamento de mídias sociais, como, por exemplo a Mlabs.
Além de ter as funcionalidades padrão (agendamento, calendário, etc), o Mlabs também conta com uma seção de métricas do Instagram que você poderá complementar para tirar novos insights para sua estratégia de conteúdo na plataforma.
Além das métricas que o insights dá, ele também oferece algumas dicas de conteúdo que você deve explorar e investir.
Conclusão
Entender as principais métricas do Instagram é fundamental para que você consiga melhores resultados para sua marca.
No entanto, apenas olhar as métricas não fará o “ponteiro mexer”, portanto, o que você precisa é olhar para os dados para tomar ações com base neles, caso contrário, de nada adiantará ter acesso a esses números, certo?
Estes relatórios vão te ajudar a ter insights valiosos para usar em seu dia a dia e a produzir um conteúdo para Instagram de maneira mais estratégica e assertiva.
Caso queira se aprofundar e ter acesso a um conteúdo de primeira para decolar seu Instagram, não deixe de conferir nosso Curso de Instagram Marketing.