Criar um bom conteúdo para Instagram não é tarefa simples. Exige planejamento, profundo entendimento do seu público, criatividade e uma boa execução. A boa notícia é que, ao se dedicar na criação de um bom conteúdo na plataforma, os resultados aparecem. Vamos entender mais sobre isso neste artigo.
Atualmente o Brasil conta com mais de 110 milhões de usuários no Instagram, sendo o 3º país no mundo com maior número de usuários, ficando atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos. Além disso, em tempo de uso, o Instagram fica atrás somente do WhatsApp, o que demonstra que o brasileiro adora o aplicativo.
Por tudo isso e mais um pouco é que o Instagram se tornou uma valiosa ferramenta para compor sua estratégia de marketing digital e mídias sociais. Então a pergunta que este post vai responder é: Ok, mas e como criar um bom conteúdo para instagram? Vamos lá!
Como criar conteúdo para Instagram que funciona?
Vamos ser sinceros: criar conteúdo para Instagram é relativamente fácil. Você insere qualquer imagem ou vídeo lá e o conteúdo está criado, certo? Errado. Aliás, este é um erro comum de iniciantes na plataforma: Achar que basta abrir uma nova conta e fazer uns posts que a mágica acontece: as pessoas começarão a seguir sua marca, seu perfil vai ter um bom engajamento e, com isso, conseguirá vender por meio dele. Nada poderia estar mais distante da realidade.
Para criar conteúdo para o Instagram (um bom conteúdo é o que estamos falando aqui), você deve se orientar por alguns princípios básicos. Vamos a eles:
Defina um Objetivo
Este é um assunto que falamos muito em nosso Curso de Mídias Sociais, mas é bom relembrarmos. Sua presença nas mídias sociais deve cumprir um objetivo macro de marketing e você precisa ter clareza ao responder a seguinte pergunta: “Qual é (ou quais são) o(s) meu(s) objetivo(s) no Instagram”?
Talvez seu objetivo principal possa ser vender pela plataforma. Muitos varejistas contam com este objetivo, fazendo uso de várias ferramentas do Instagram para ajudá-los nesta estratégia, como, por exemplo, o Instagram Shopping. Uma outra marca, por sua vez, pode entender que seu principal objetivo ao produzir conteúdo para o Instagram é se relacionar com sua audiência e ajudar no branding (obviamente que isso poderá ajudar nas vendas, mas não é o objetivo primário).
Conheça muito bem sua persona
Conhecer bem seu público é fundamental para que você e sua marca consigam entregar conteúdo de valor e conquistar engajamento. Talvez você já saiba disso, mas a questão é: O que você está fazendo para entender a fundo o seu público? Você tem realizado pesquisas frequentes? Tem conversado com clientes e prospects por telefone? Tem analisado os dados que você tem em mãos (CRM, Analytics, Mídias Sociais)? O fato é que essas são algumas formas simples e eficazes de entender mais sobre o seu público.
Fizemos um vídeo para te ajudar neste processo:
E, feito tudo isso, você poderá traduzir estes detalhes que você descobriu numa persona. Uma persona é um avatar criado como se fosse uma pessoa mesmo (tem nome, idade, gênero, comportamentos, desafios, etc).
Depois de criar esta persona e compreendê-la bem em seus desejos e necessidades, você poderá usá-la sempre para nortear a criação de seu conteúdo para Instagram.
Tenha um Planejamento Editorial
Este talvez seja um dos pontos mais negligenciados por empresas que produzem conteúdo para o instagram. Você sabe: trabalhar com conteúdo em mídias sociais é uma grande maratona, isto é, exige-se um grande esforço na criação de novas peças, a frequência é bastante alta (diária, muitas vezes) e os resultados aparecem no médio e longo prazo.
Sabendo deste cenário, não parece adequado contar um planejamento para organizar melhor suas ideias e ter mais chances de sucesso na execução? Pois é. Acontece que muitos profissionais acabam “apagando incêndio” no dia a dia, fazendo o que é urgente, mas não o que é importante.
E aqui entra a importância de contar com um planejamento editorial.
O que é um Planejamento Editorial para o Instagram?
Um planejamento editorial nada mais é do que uma linha mestra que você deve utilizar para guiar sua produção de conteúdo para o Instagram. Trata-se de definir quais serão os “macro tópicos” que você vai abordar em sua conta. Em síntese, chamamos isso de linha editorial.
Esta etapa é fundamental para que você consiga obter bons resultados no médio e longo prazo uma vez que te trará clareza sobre o que sua marca deve (ou não) comunicar.
Utilize Territórios de Marca
Os territórios de marca são estes temas que definirão a linha editorial do conteúdo para o Instagram. Neste sentido, eles derivam da:
- Própria marca
- Produtos da empresa
- Benefícios oferecidos
- Elementos que compõem aquele universo
Um exemplo para ficar mais claro. Aqui na Mirago nosso foco é a venda de cursos de Marketing Digital. No entanto, em nossas mídias sociais abordamos vários outros assuntos relacionados a:
- Empreendedorismo
- Vendas
- Carreira
- Desenvolvimento Profissional
- Aprendizado
- E muito mais
Ao mapear muito bem quais são seus territórios de marca você evita erros comuns de iniciantes que recheiam a timeline com produtos, ofertas, promoções. Isso dificilmente atrairá a atenção do público, o que não trará engajamento, impactando diretamente na forma como o algoritmo do Instagram passará a entregar seu conteúdo orgânico (diminuindo seu alcance).
Isso significa que você não poderá postar conteúdo sobre seus produtos e serviços? É claro que não. No entanto, o problema passa a aparecer quando você exagera na dose e fica a maior parte do tempo postando coisas ligadas aos seus produtos e serviços. Isso mata o engajamento de seu conteúdo para Instagram.
Dica para criar sua Linha Editorial e Territórios de Marca
Uma dica simples que pode fazer diferença no momento da criação desta estrutura é utilizar os mapas mentais. Um mapa mental é uma excelente ferramenta para fazer um brainstorming com sua equipe para definir os principais pontos que seu conteúdo para Instagram irá abordar.
Pela sua própria natureza, um mapa mental facilitará a exploração e conexão de vários pontos de seus territórios de marca possíveis.
Caso queira se aprofundar no assunto, veja nosso Curso de Mapas Mentais.
14 Ideias de Conteúdo para Instagram
Depois de ter entendido a importância de entender a fundo seu público e realizar um planejamento editorial adequado, vamos à algumas dicas mais práticas de conteúdo para Instagram que podem fazer sentido para você:
1. Mostre os bastidores
Entendendo que isso faz sentido para sua marca, mostre o “por trás das câmeras” de seu dia a dia. Quem são as pessoas que fazem parte do time? Em que estão trabalhando? Quais as novidades que estão preparando?
Lembre-se: pessoas se conectam com pessoas, por isso este tipo de conteúdo para Instagram costuma funcionar muito bem. Algumas das coisas que você poderá explorar:
- Treinamentos e eventos internos
- Trazer pessoas do time para criar conteúdos e “mostrar a cara” (stories, vídeos, etc)
- Reuniões
- Bastidores de um lançamento de um novo produto/serviço
- E muito mais
2. Ofereça Dicas práticas e Úteis
Como seu público poderia se beneficiar com algum conteúdo de valor que entregue algo acionável, prático e útil? É claro que depende muito do seu negócio (alguns terão mais facilidade que outros), mas, em linhas gerais negócios B2C tem maiores chances de produzir conteúdo para Instagram nesta linha.
Exemplos:
- Empresa de limpeza de sofás que dá dicas de como evitar (ou minimizar) a sujeira no móvel;
- Empresa de software financeiro que dá dicas para controlar o fluxo de caixa;
- Empresa de educação de idiomas que dá dicas de pronúncia, gramática e vocabulário;
- Empresa de espaço para casamento que mostra opções de decoração para diferentes tipos de festa;
- Empresa de assessoria de investimentos que fala sobre diferentes produtos e rentabilidades e suas vantagens e desvantagens;
- E assim por diante
Como você poderia ajudar sua persona? Que conteúdos de valor ela gostaria de ver em sua timeline? A resposta à essas perguntas te ajudarão a criar seus próximos conteúdos para instagram.
3. Faça Perguntas à sua Audiência
Uma das formas de aumentar o engajamento com seu conteúdo no Instagram é utilizar perguntas. E isso pode ser feito de várias maneiras, utilizando todos os formatos disponíveis:
- Stories
- Enquetes
- Caixa de Perguntas
- Feed
- IGTV
- Reels
- Comentários
A chave aqui é: fazer boas perguntas, no contexto certo, faz com que as pessoas interajam com sua conta, aumentando seu engajamento. Quais perguntas? Bem, você deve descobrir o que funciona melhor em seu contexto. É recomendável que você teste (bastante) para descobrir o que realmente engaja sua audiência.
Mas, por favor: Não faça qualquer pergunta. Use a cabeça e tenha uma estratégia por trás de tudo.
4. Solicite e compartilhe conteúdo gerado pelos usuários
Não seria ótimo se seus seguidores te marcassem em seus perfis falando bem sobre sua marca? Pois é, saiba que você pode ter publicações espontâneas geradas pelos usuários (o que é ótimo), mas você também pode incentivar que as pessoas postem algo e marque sua página.
Em ambos os casos, você poderá compartilhar este conteúdo posteriormente, o que te ajudará de duas maneiras:
- Também é uma forma de produzir conteúdo;
- Postar conteúdos de outros usuários pode incentivar outros seguidores a também fazerem o mesmo (o que torna este processo um ciclo virtuoso).
Pense em maneiras criativas de estimular seus seguidores a postar algum conteúdo relacionado ao seu negócio (e marcarem sua conta).
5. Faça Lives
Uma ótima forma de criar conteúdo para Instagram é fazer uso das lives para aumentar o engajamento com seu público. Uma live no Instagram permite que você entregue conteúdos de forma mais aprofundada e detalhada, como materiais educativos, notícias de mercado ou mesmo conteúdo de terceiros por meio de entrevistas e bate papos, por exemplo.
Além disso, se fizer sentido para sua marca, há, inclusive, a possibilidade de chamar seguidores para participar das lives, seja num formato de perguntas e respostas ou como forma de depoimentos, por exemplo.
Se você atua com varejo, o live commerce atualmente é uma tendência promissora para os próximos anos, portanto, investir neste formato de conteúdo para Instagram pode te ajudar a vender mais pela plataforma.
6. Capriche nos Destaques
Ao acessar sua conta, o usuário terá acesso aos destaques. Procure utilizar bem este espaço trazendo conteúdos de valor para sua audiência. Novamente, tudo vai depender de conhecer bem seu público para entender que tipo de informação inserir neste canal.
Algumas possibilidades que você pode explorar:
- Principais highlights de um evento
- Materiais Educativos de interesse do público
- Detalhes sobre produtos/serviços
- Informações sobre algum lançamento futuro
- E assim por diante
Outra vantagem interessante dos destaques é que você pode organizar seus temas por categorias e seus seguidores terão acesso à este conteúdo sempre que desejarem.
Com o tempo você poderá atualizar e melhorar este conteúdo.
7. Faça Enquetes nos Stories
Outra forma interessante de engajar seu público com conteúdo no Instagram é realizar enquetes. Esta simples ferramenta pode aumentar a interação com sua conta e, consequentemente, aumentar seu alcance orgânico.
Mas aqui um cuidado: Novamente, não faça enquetes por fazer, sem planejamento. Pense em perguntas e tópicos que façam sentido para sua persona e isso fará você ter melhores resultados. Afinal, se usar esta ferramenta sem critérios, pode ser que o efeito seja o inverso do pretendido, ou seja, seu engajamento e alcance orgânico diminuírem por conta do baixo engajamento do público. Portanto, use com moderação.
8. Responda perguntas
Já falamos anteriormente em fazer perguntas, mas uma outra forma de conteúdo para Instagram que pode dar um bom resultado é responder perguntas. Para isso você pode utilizar o recurso “caixa de perguntas” dos Stories.
Nele você poderá tirar dúvidas de sua audiência sobre alguns aspectos de seu negócio, produto/serviço ou mesmo algum conteúdo relacionado ao seu mercado. Este recurso é interessante por alguns motivos:
Aumentar o engajamento dos seguidores com sua conta
Uma pergunta de uma pessoa pode ser a dúvida de várias outras
Você pode “matar” objeções do público relacionados ao seu produto/serviço
As respostas podem servir para “educar” sua audiência, dependendo do contexto de seu negócio
Demonstra autoridade sobre os assuntos relacionados ao seu mercado (obviamente, se o conteúdo for bom).
9. Faça Conteúdos em Listas
As listas geralmente funcionam muito bem como conteúdo para Instagram por serem de fácil assimilação e passar um conteúdo de valor ao mesmo tempo. Você já deve ter visto exemplos de listas por aí, como:
- 10 dicas sobre ______________
- 5 maneiras simples de ___________
- 7 formas de _________________
- 4 coisas que você precisa fazer para ___________
As listas podem ser exploradas tanto em imagens (formato de carrossel funciona muito bem) quanto em texto mesmo. Utilize a criatividade e comece a criar listas que façam sentido para seu público.
10. Conte histórias
Uma das melhores maneiras de engajar e chamar a atenção de um outro ser humano é contar uma boa história. Isso era verdade desde a época das cavernas até os dias de hoje nas mídias sociais. Esta é uma habilidade que é possível desenvolver com a ajuda do storytelling.
Você pode contar histórias diversas como conquistas, fracassos, histórias divertidas, adversidades e por aí vai. As histórias conectam e têm poder de passar a mensagem que você deseja.
Mas um ponto importante: as histórias devem ser verdadeiras. Nunca invente uma história, por mais tentador que possa parecer, afinal, além de não conectar verdadeiramente com seu público, você ainda corre o risco de ser “desmentido(a)”.
11. Fale sobre ferramentas
Em basicamente todo e qualquer mercado é possível encontrar ferramentas e novas tecnologias que você pode apresentar como conteúdo para Instagram à sua persona. Pode ser um software, um app, uma ferramenta física ou até um serviço que você pode utilizar e demonstrar suas vantagens e benefícios ao seu público.
Em muitos mercados isso dá muito certo e engana-se quem pensa que é somente no B2C. No B2B também é possível adotar este tipo de conteúdo já que por trás de toda empresa, quem decide são pessoas de carne e osso, certo?
12. Fatos curiosos
Quem não gosta de curiosidades, não é mesmo? Reunir alguns fatos curiosos sobre você ou sua marca pode ser uma maneira de gerar um conteúdo para instagram que traga entretenimento e engajamento.
Faça pesquisas, reúna materiais diversos que possam interessar à sua audiência, publique este material no seu Instagram e avalie a resposta dos seguidores. Se você fizer um bom trabalho de curadoria é possível que você se surpreenda com os resultados.
13. Livros e Citações
Pode ser que este tipo de conteúdo para Instagram não se encaixe para todas as marcas, mas com certeza para muitas delas é possível utilizar. Criar conteúdo sobre livros ou mesmo citações relevantes para a sua audiência pode ser uma ótima maneira de trazer informações relevantes e obter engajamento.
Procure entender quais são alguns livros relevantes e que você possa mostrar parte de seu valor em pinceladas de conteúdo, seja no feed, stories ou mesmo Reels. Além dos livros em si, pode ser que algumas citações possam fazer bastante sentido para o seu público e seria uma outra maneira de compartilhar conteúdo relevante (além de inserir também seu conteúdo como complemento e não somente a citação).
14. Memes
Quem nunca riu de um meme que atire a primeira pedra, certo? Aqui novamente um aviso: pode ser que este tipo de conteúdo para instagram não faça sentido para algumas marcas, então avalie se é o seu caso, mas o fato é que os memes são quase uma extensão das redes sociais.
Este tipo de conteúdo tem uma capacidade incrível de gerar engajamento, se bem pensado e dentro de um contexto adequado. Mas é bom não exagerar. Apesar de ser um tipo de conteúdo que pode ser utilizado vez ou outra, não abuse deles em seu feed ou stories – pensando principalmente em perfis de marcas. Use o bom senso e avalie se o meme faz sentido para o seu contexto de negócio e seu perfil de público.
3 Ferramentas para te ajudar na criação de conteúdo para Instagram
Na criação de conteúdo para instagram você pode contar com algumas ferramentas que irão te ajudar a ter novas ideias para produzir. Separamos 3 delas:
Google Suggest
Não seria ótimo se você pudesse saber o que as pessoas buscam sobre temas relacionados ao seu negócio? Pois é exatamente isso que o Google Suggest faz.
Ao fazer uma pesquisa no Google, se você rolar a página até o final, verá outros assuntos relacionados a àquele tópico pesquisado.
No exemplo acima eu digitei “conteúdo para instagram” que é o tema deste post. Ao rolar a página até o final, veja que existe uma área chamada “Pesquisas Relacionadas” que mostra outras pesquias feitas por usuários.
Esta pode ser uma fonte de ideias para seus conteúdos pois se baseia no interesse de pessoas reais que buscam por determinado assunto.
Google Trends
Quer saber quais assuntos estão com tendência em alta no momento? O Google Trends, uma ferramenta gratuita, te mostra isso.
Basta digitar qualquer palavra-chave e você verá qual é a tendência de busca por aquele termo ao longo do tempo. Veja um exemplo:
A palavra-chave “tiktok ads” está em alta nos últimos meses no Brasil. Ou seja, se mais pessoas estão buscando sobre o assunto, possivelmente seja um conteúdo para instagram interessante que você poderia abordar (se o seu nicho fosse marketing digital ou anúncios na internet, por exemplo)
Answer the Public
O Answer the Public é uma ferramenta incrível que vai te ajudar a nunca mais ficar sem novas ideias de conteúdo para instagram.
Seu funcionamento é muito simples:
- Basta acessar o site: https://answerthepublic.com/
- Inserir o país e a língua que deseja obter ideias
- Inserir a palavra-chave
- Clicar em Search
A mágica acontece e você irá visualizar dezenas de ideias de conteúdos para produzir, veja um exemplo abaixo:
Este é um exemplo de possíveis perguntas que você pode responder num conteúdo para instagram ou qualquer outra mídia como um blog, por exemplo.
As primeiras buscas são gratuitas, no entanto, você tem um limite diário, que, após ultrapassado, somente será possível realizar novas pesquisas assinando a plataforma.
Esteja à frente: especialize-se no Instagram
Para conseguir resultados consistentes é interessante se especializar na plataforma. Ao estudar seus recursos e ferramentas a fundo, consegue-se mais assertividade nas campanhas e ações, desenvolvendo a habilidade de construir marcas e impulsioná-las.
Pensando nisso, a Mirago desenvolveu um curso de Instagram Marketing, cujo principal objetivo é mostrar como criar uma estratégia que une Branding e Performance através dessa incrível rede social. Nesse sentido, são abordados os seguintes pontos:
- Planejamento de conteúdo;
- Impulsionamento de engajamento;
- Técnicas de storytelling;
- Feed, stories, reels, lives;
- Impulsionamento de vendas através do Instagram Shop;
- Uso estratégico de hashtags;
- Análise de métrica e resultados;
- Aplicação prática e cases de sucesso.
Assim, trata-se de um passo a passo detalhado, que abrange desde o momento de definir objetivos para o uso do Instagram até a análise dos resultados e consequente replanejamento.
Depois de 19 aulas, com mais de 4 horas de conteúdo, você será capaz de extrair os melhores resultados possíveis do Instagram para negócios e receberá um certificado de conclusão que enriquecerá seu currículo. A melhor parte é que é possível aplicar na sua conta as técnicas e dicas demonstradas no curso imediatamente!
Concluindo
Como vimos, produzir um bom conteúdo para Instagram demanda profundo conhecimento de seu público, bom planejamento e execução. Ao explorar os diversos formatos na plataforma sua marca aumenta as chances de ter melhores resultados em termos de alcance e engajamento.
Além disso, lembre-se sempre: o nome do jogo é consistência. Você precisa de tempo e consistência para ver os resultados aparecem para sua marca, não há como fugir disso.