Reels do Instagram: Conheça a ferramenta e suas diversas possibilidades

O formato Reels do Instagram apresenta uma série de vantagens e possibilidades de uso em sua estratégia. Entenda tudo sobre a ferramenta nesta aula.

Você sabia que o reels do Instagram é um dos novos recursos mais queridinho não só dos usuários, mas também do algoritmo do instagram? É isso mesmo! Por ser uma das últimas grandes funcionalidades lançadas pela rede social, o algoritmo tende a entregar mais conteúdo desse tipo para os usuários. 

Vale lembrar o conteúdo do Reels é muito similar ao formato de conteúdo do TikTok e que as plataformas travam uma guerra entre elas, portanto, o Instagram tende a beneficiar a entrega (alcance) deste formato.

Então, se você tem uma marca e deseja que ela tenha mais visibilidade no Instagram, porque não apostar em vídeos leves, engraçados e interativos sobre um determinado produto ou serviço? Ou mesmo conteúdos informativos que possam ser compartilhados de forma breve no Reels?

Continue lendo esse artigo para saber sobre as características do reels do Instagram, suas funções e as vantagens de utilizá-lo. 

Neste artigo:
Instagram Reels

O que é o reels do Instagram?

O reels do Instagram é uma ferramenta criada pela própria rede social com o intuito de concorrer com o famoso TikTok. Essa nova funcionalidade foi criada em 2020, trazendo mais possibilidades de criação e entretenimento para os usuários.

reels do instagram

No entanto, o reels do Instagram deixou de ser apenas um entretenimento para as pessoas, se tornando uma ferramenta para pequenas e grandes empresas divulgarem seus conteúdos de maneira mais leve, dinâmica e até despojada. 

O termo reels significa “bobina” ou “carretel”, que representa as funções de criar vídeos curtos de até 15, 30 ou 60 segundos, com diferentes recursos, filtros e transições para trazer ainda mais versatilidade para os usuários. 

Se você ainda não conhece o reels do Instagram, não perca mais tempo! Não deixe que a sua marca ou do seu cliente não aproveite a priorização do algoritmo para esse recurso. 

Como funciona o reels do Instagram?

O reels do Instagram é uma ferramenta muito parecida com o TikTok, como dito anteriormente.

Possui diversas funcionalidades que tornam esse recurso ainda mais interessante para os usuários, podendo usar muita criatividade e técnicas para dar mais destaque ao seu conteúdo, produto ou serviço. 

Conheça quais são elas:

  • áudios: são músicas de artistas famosos ou trechos sonoros do próprio criador;
  • velocidade alterada: é possível acelerar ou retardar a exibição das imagens;
  • efeitos: são os artifícios gráficos para alterar traços faciais, rosto e até o fundo dos vídeos;
  • temporizador: é a contagem regressiva para que as filmagens possam ser feitas sem que o usuário segure o aparelho.

Dicas práticas para usar o reels do Instagram

Assim como no feed do Instagram, para usar o recurso do reels é fundamental ter organização, um cronograma de postagens, pensar na identidade visual e como você quer impactar o seu público por meio dos vídeos. 

Diante disso, ter um conhecimento aprofundado do seu público e entender os seus interesses é o principal ponto para ter uma estratégia de sucesso que atraia os seus usuários a consumir determinado conteúdo ou até comprar um produto ou serviço, apenas visualizando determinados vídeos no Reels. 

Porém, todos nós sabemos que não basta a postagem de um vídeo legal que boa parte de seus seguidores irão desejar um item da sua marca, muito menos aquelas pessoas que ainda não te seguem.

Por isso, é importante ter uma estratégia estruturada para criar uma conexão, despertar esse interesse e fazer com que eles se identifiquem com a sua marca. 

Confira algumas dicas práticas para executar as ações de maneira mais assertiva:

1. Publique reels de topo de funil

Por serem conteúdos que aparecem não só para os seus seguidores, como para outros usuários da rede social, criar vídeos mais introdutórios, é uma excelente oportunidade para aparecer naquela lista de reels do Instagram (explorar). 

Uma boa opção é criar vídeos engraçados e que despertam a curiosidade do público, envolvendo brevemente a sua marca e os produtos oferecidos. Isso, obviamente, se fizer sentido para seu contexto de negócio.

Inclusive, o reels é um conteúdo de consumo rápido, que deve servir como complemento às postagens tradicionais no feed, no IGTV e no stories do Instagram, não como substituto.

2. Faça legendas curtas e objetivas

Imagine que você viu um vídeo muito interessante no Instagram, mas ao olhar mais embaixo percebeu que a legenda parecia um livro com diversas páginas, isso fez com que você desistisse de buscar  mais informações sobre aquela empresa? Se a resposta for sim, você não está sozinho nessa. 

Por ser um conteúdo mais curto, leve e extremamente despojado, é muito importante que você não escreva legendas muito longas, com termos técnicos e uma linguagem difícil de entender. Seja claro e objetivo e tente passar todas as informações em poucos caracteres. Prefira deixar as legendas mais longas para outros formatos de conteúdo, como por exemplo, no feed ou IGTV.

No entanto, vale ressaltar: Isso não é uma regra “cravada na pedra”. Vale testar e entender o que funcionar melhor em seu contexto, ok?

3. Interaja com o seu público

Sabe aqueles vídeos em que as pessoas respondem perguntas dos seguidores? Essa é uma prática muito comum dos influenciadores e celebridades da música e televisão. 

Porém, essa estratégia pode ser uma excelente oportunidade de tornar o seu público mais próximo da sua empresa, aumentando a sua interação e podendo até mesmo fidelizar aqueles que já são seus clientes. 

Para divulgar o seu produto ou serviço, que tal responder algumas dúvidas frequentes sobre o seu modo de funcionamento ou dúvidas comuns dos usuários? Seria uma grande chance de ter a participação dos seus seguidores e solucionar os possíveis problemas que eles possuem, que impedem de adquirir o seu produto ou serviço.

4. Use uma imagem chamativa como capa

Antes de publicar um vídeo, é fundamental que você escolha uma imagem chamativa para a capa. Isso porque, de nada adianta ter um conteúdo incrível se a foto de destaque não atrai os consumidores a olharem o vídeo, não é mesmo?

Pensa naquela imagem que mais representa a sua marca e demonstra o objetivo do vídeo. Assim, você terá mais atenção dos seguidores, tendo maior alcance e, possivelmente, engajamento e conversão. 

5. Use hashtags nos vídeos

Você deve ter ouvido muito falar sobre as hashtags no instagram e como elas contribuem para aumentar as visualizações da sua publicação, certo? Em todos os conteúdos do Instagram, sejam eles publicados no feed, nos stories, imagens, vídeos ou carrosséis, é muito importante que eles sejam publicados com hashtags. 

Ao clicar em uma, é possível encontrar diversos conteúdos associados a ela. Portanto, inseri-las no vídeo pode ajudar a torná-las mais populares e acessíveis para outros usuários.

6. Fique de olho nas tendências

Sabe aquelas famosas trends que estão ficando cada vez mais comuns nos aplicativos de vídeos, como o TikTok? Essa é uma boa oportunidade de aproveitar as tendências que estão em alta para promover o seu produto. 

Quem aí não conhece as músicas e dancinhas que estão fazendo por toda a parte? Para onde você olha, nas redes sociais, essas são as práticas mais realizadas no momento. 

Então, investir nessa estratégia para tornar a sua campanha mais moderna e despojada poderá mudar a visão dos usuários sobre a sua empresa. Novamente vale o aviso: tem que fazer sentido para o contexto de sua marca!

7. Crie um anúncio no Instagram Ads

No Instagram Ads você conseguirá criar um anúncio do seu reels, sabia? Essa é uma funcionalidade que permite dar mais destaque para o seu conteúdo, conseguir mais visualizações e, consequentemente, aumentar as chances de conversão.

Essa função pode ser feita pelo gerenciador de anúncios do Facebook de maneira simples e prática. 

8. Dê dicas e informações rápidas

Você sabia que uma pesquisa recente mostrou que 41% dos vídeos do Instagram são assistidos sem som na rede social?

Para não correr o risco de algum usuário passar direto pelo seu conteúdo no Instagram, tente sempre contextualizar o seu vídeo através de textos. 

Como os Reels são vídeos mais curtos e dinâmicos, você não precisa ter sempre uma legenda completa como em um vídeo do IGTV, mas vale colocar algumas palavras ou frases em destaque ou até definir um título para que as pessoas entendam o tema daquele vídeo.

Como fazer um reels do Instagram

Fazer um reels do Instagram é muito simples e prático. Se você já está familiarizado com a rede social, essa tarefa será mais fácil do que você imagina.

No entanto, é importante estar atento a todas as etapas, para evitar possíveis erros e acabar prejudicando a imagem da sua marca. 

Por isso, listamos um passo a passo para você não perder nenhum detalhe e postar o seu vídeo com o máximo de cuidado possível. Veja a seguir:

  1. abra a câmera como se fosse criar um stories;
  2. Na parte inferior, selecione a opção Reels;
  3. faça o vídeo de 15, ou 30 segundos, de acordo com a sua necessidade;
  4. adicione efeitos e torne o seu conteúdo mais atrativo;
  5. compartilhe ou salve como rascunho;
  6. publique o vídeo no feed do Instagram.

Mas, se você já tiver um vídeo pronto na galeria do seu celular, também é possível criar um reels do Instagram por meio desse conteúdo. Confira abaixo:

  1. toque em “vídeo do reels”;
  2. clique no ícone localizado no canto inferior esquerdo para abrir sua galeria e selecione o vídeo desejado;
  3.  na timeline que irá se abrir, arraste as laterais da barra para delimitar o trecho que deseja postar do vídeo;
  4.  toque em “adicionar” e, em seguida, em “prévia” para ver o resultado;
  5.  faça as edições desejadas (como incluir música, figurinhas, texto, etc) e, ao finalizar, toque no ícone“>” (prosseguir);
  6.  preencha as informações do vídeo e toque em “compartilhar em” para publicá-lo.

compartilhar reels instagram

Vantagens de utilizar o reels do Instagram para a sua empresa

Além de todos os motivos para investir no reels do Instagram para promover a sua marca, já citados neste artigo, é fundamental ter em mente as vantagens de ter essa estratégia ativa na sua página e entender o porque ela será importante para alavancar o relacionamento com seu público e, potencialmente, as vendas do seu negócio. 

Conheça todas as vantagens a seguir:

  • integração: o reels aproxima o seu conteúdo do Instagram com seu público alvo. Essa é uma maneira de tornar o relacionamento mais próximo e motivar o engajamento entre eles;
  • oportunidade: utilizando esse recurso, você irá expandir os conteúdos da página, tornando-a mais interessante e aumentando as oportunidades de vendas de seus produtos e serviços;
  • parceria com influenciadores: seja uma pequena ou grande empresa, o reels do Instagram é uma ótima chance de conseguir parceria com influenciadores e trazer ainda mais visibilidade para a sua marca;
  • possibilidade de mostrar os bastidores: quem aí não gosta de saber como as coisas funcionam nos bastidores? O reels é uma boa oportunidade de mostrar os processos produtivos dos produtos e como os conteúdos são feitos.
  • aumenta o número de seguidores: sua empresa não possui a quantidade de seguidores que desejava? Fazer reels do Instagram com frequência pode ser uma maneira eficiente de aumentar o número de pessoas que seguem a sua página.

Conclusão

O Reels do Instagram é um formato versátil e bastante útil para compartilhar diversos tipos de conteúdo de sua marca. Explore todos os recursos e insira em seu planejamento a inserção deste formato em suas postagens.

Vale lembrar, no entanto, que o formato nunca será mais importante do que uma estratégia bem definida e lastreada num profundo conhecimento de seu público e contexto de negócios. Tenha sempre isso mente!

Quer saber mais sobre esse assunto e ter nos stories do Instagram uma estratégia eficiente de vendas e visibilidade  para sua marca? Quer entender tudo sobre como o Instagram pode se tornar uma peça fundamental em sua estratégia de mídias sociais e marketing digital? Então confira nosso Curso de Instagram Marketing!

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.

Veja também

Atualmente, o uso do ChatGPT está mostrando uma grande liderança entre as ferramentas de Inteligência Artificial — IA. Segundo o WriterBuddy, o ChatGPT já acumula

Ter como meta aumentar o engajamento no Instagram deve ser algo a ser perseguido por todos aqueles que atuam com esta mídia social. Mas, afinal,

engajamento no instagram
Quais as métricas do Instagram? Quais são os indicadores-chave de desempenho para saber se minha estratégia está dando certo? As respostas estão nesta aula.
métricas no instagram
Let's Grow?

Toda semana um e-mail só com as notícias mais valiosas do mercado digital. Inscreva-se gratuitamente para receber.