Se você assiste lives no instagram (que explodiram durante a pandemia), percebeu o quanto o IGTV do Instagram foi importante nesse momento, não é mesmo? Ele serviu para salvar os conteúdos, possibilitando que as pessoas possam acessá-los a qualquer hora.
Mas, não foi só com esse intuito que o IGTV do Instagram foi criado. Ele foi desenvolvido para os usuários da rede social criarem vídeos na vertical com duração de até 60 minutos, com diversos objetivos, seja entreter, comunicar algo ou passar uma informação importante para quem está assistindo.
No entanto, com o passar do tempo, esse recurso passou a ser usado por muitas empresas para divulgar um produto ou serviço, novos conteúdos, lançar uma nova coleção, se relacionar com o seu público ou até mesmo se retratar por algum ocorrido.
Para saber sobre o IGTV do Instagram, continue lendo este artigo e descubra as vantagens de usar esse recurso na sua página!
O que é o IGTV do Instagram?
O IGTV do Instagram foi criado em junho de 2018 com a pretensão de concorrer diretamente com o Youtube, conectando os usuários aos seus criadores de conteúdos preferidos com mais facilidade.
Por isso, a ideia da criação do IGTV foi melhorar a experiência do usuário com vídeos mais longos e na vertical.
Inclusive, diferente do Youtube que precisa buscar pelos vídeos, no IGTV antes da criação do reels do Instagram, eles abriam automaticamente.
Ainda assim, esse é um recurso que está muito em alta e que contribui para os usuários a publicarem conteúdos com mais profundidade, que o Stories do Instagram, por mais popular que seja, não permite.
Quais são as vantagens do IGTV do Instagram para sua empresa?
Você possui uma micro empresa e deseja conquistar mais seguidores e aumentar o alcance da sua marca? Então, por que não investir no IGTV do Instagram? Esse é um recurso que poderá fazer com que o seu produto ou serviço chegue até o seu público.
Isso acontece, pois é muito comum encontrar pequenos empreendimentos que não sabem como alcançar os seus clientes e mesmo tendo uma página do Instagram, ainda não entende como divulgar de fato o que ela tem a oferecer.
Diante disso, conheça as vantagens do IGTV do Instagram para sua empresa:
Mais destaque no Instagram
Você sabia que o algoritmo do Instagram dá maior preferência para conteúdos em formato de vídeo? É isso mesmo! Essa é a nova tendência do momento e, por isso, possuem mais atenção da plataforma, sendo entregues para um número maior de pessoas.
O CEO do Instagram afirmou publicamente que a plataforma investirá cada vez mais em vídeos num enfrentamento direto a outras mídias sociais, sobretudo o TikTok.
Então, sabendo disso, você não vai querer perder essa oportunidade, não é mesmo? Não deixe de publicar o IGTV sempre que for possível, mantendo o seu feed do Instagram sempre atualizado por esses vídeos.
Assim, todas as vezes que os consumidores visitarem a sua página, poderão ter acesso a esses conteúdos, transmitindo ainda mais credibilidade para as pessoas.
Alta qualidade de imagem
Os vídeos upados, ou seja, que são hospedados na plataforma, têm alta qualidade e mantêm-se assim ao serem publicados, sem afetar seu carregamento.
Sendo assim, para divulgar os seus conteúdos e produtos, essa seria uma excelente opção para demonstrar todas as características e a sua aparência, sem a distorção da imagem. Fazendo isso, você passa uma boa impressão para os clientes, aumentando ainda mais as chances de engajamento e conversão.
Facilidade de uso
Como todos nós já sabemos, o Instagram é um plataforma que possui muita facilidade de uso, com o recurso do IGTV isso não é diferente.
Mesmo que você não tenha tanta familiaridade com as mídias sociais, ainda sim será extremamente simples a navegação e também a publicação de vídeos.
Para saber como publicar no IGTV do Instagram, continue lendo o artigo.
Os vídeos são o futuro dos conteúdos
Como já dito anteriormente, os conteúdos em vídeo estarão cada vez mais em alta nos próximos anos. E o Brasil é um dos países que mais consome este formato de conteúdo: segundo o estudo Inside Video do Instituto Kantar Ibope Media, o consumo de vídeos no país foi de 80% entre os internautas em 2020, enquanto a média global foi de 65%.
Então, se você ainda tem dúvidas se o IGTV do Instagram é uma boa oportunidade para sua empresa, essas estatísticas comprovam que a estratégia possivelmente será satisfatória e trará muito sucesso para a sua marca.
IGTV do Instagram — 6 Dicas práticas para uma estratégia de sucesso!
Mesmo que você já tenha domínio na ferramenta, é fundamental que você pense em estratégias que trarão resultados significativos para a sua marca.
Por isso, listamos algumas dicas práticas para te ajudar na missão de conseguir novos seguidores, ter mais visibilidade para o seu negócio e um maior número de vendas. Veja a seguir:
1. Pense em temas que você domina
Já pensou em passar o seu conhecimento para os seguidores? Essa seria uma ótima opção para quem deseja trazer os seus consumidores para mais perto da sua marca.
No entanto, é de muito importante que tenha domínio sobre o assunto que irá abordar. Isso será fundamental para passar mais autoridade, confiança e segurança para os usuários que se interessarem pelo seu conteúdo, produto ou serviço.
Como uma das características do IGTV do Instagram é gravar vídeos de até uma hora, essa é uma oportunidade de trazer mais profundidade sobre o assunto naquele vídeo.
2. Faça um roteiro para gravar o vídeo
Você não quer parecer perdido ou esquecer o que vai dizer no vídeo, não é mesmo? Isso seria um grande erro, podendo prejudicar até a imagem da sua marca. Por isso, porque não fazer um roteiro e segui-lo para evitar que uma falha aconteça?
Fazer um roteiro com todas as ideias, falas e tópicos sobre o assunto que será abordado, facilitará a comunicação, tornando o conteúdo linear, sequencial e objetivo, simplificando o entendimento do usuário.
3. Conheça os interesses do seu público
De nada ainda ter um conteúdo impecável se você não conhecer profundamente os interesses do seu público, certo?
Imagine que uma página de produtos veganos, publique um vídeo no IGTV dando dicas sobre churrasco. Fez algum sentido para você? Tudo bem, sei que exagerei aqui, mas, guardadas as devidas proporções, é isso que os seus seguidores irão pensar ao se deparar com um conteúdo que não “dialogue” com eles em sua página.
Por isso, é fundamental que você estude o interesse do seu público, o seu estilo de vida, hábitos, dores e objeções de compra. Assim, você terá mais assertividade ao criar o roteiro do vídeo e mais chances de fazer com que os usuários interajam com a publicação e adquira o seu produto.
4. Invista em entrevistas com especialistas
Com o formato de vídeo na vertical e de até 60 minutos, entrevistas com especialistas mais rápidas e até mesmo grandes diálogos podem ser compartilhados de maneira simples e ainda contar com a interação dos usuários na seção de comentários.
Diferente dos conteúdos ao vivo, no IGTV as entrevistas podem ser assistidas quantas vezes quiserem e podem ser inseridas em uma plataforma que prevê conteúdos maiores, por isso podem agradar ainda mais o público.
Além disso, ter conteúdos com especialistas na sua página, poderá agregar ainda mais valor para o seu produto ou serviço e passar para os usuários mais segurança no momento de realizar a compra.
Quem aí já não se deparou com comerciais na TV sobre cremes dentais e sempre acompanhados de um dentista para comprovar a sua eficácia? Essa é uma estratégia que pode ser inserida em qualquer segmento.
5. Mostre os bastidores
Entre os conteúdos do Instagram que mais se destacam, também podem ser mostrados no IGTV os bastidores, aquilo que acontece por trás das câmeras.
A sua marca vende um item que possui muitas etapas de preparo? Essa pode ser uma excelente oportunidade de mostrar para o consumidor a qualidade e o cuidado oferecido no seu produto.
Inclusive, o passo a passo para a montagem de desmontagem também pode ser uma boa opção de vídeo para ser publicado na sua página.
6. Divulgue seus vídeos do IGTV no próprio Instagram
Para conseguir visualizações e aumentar o engajamento em seus vídeos, compartilhe o conteúdo no feed da própria rede social. Assim, as pessoas que se interessam pelo que você publica sabem que tem vídeo novo e exclusivo esperando por elas no IGTV.
Os aplicativos são totalmente integrados, por isso seus seguidores podem visualizar os novos vídeos clicando em um ícone dentro de seu próprio perfil no Instagram.
Passo a passo para postar um vídeo no IGTV do Instagram
Agora que você já sabe o que é o IGTV do Instagram e quais são as melhores práticas a serem executadas para trazer mais resultados para sua marca, que tal entender como postar o vídeo utilizando esse recurso?
Como todas as outras funcionalidades do Instagram, essa também é muito simples e fácil de ser utilizada.
É importante lembrar que seu IGTV pode ser publicado tanto via aplicativo do Instagram, em seu celular, quanto via web no desktop (tem mais opções). Ao todo, são 3 formas diferentes de publicar, cada um com suas vantagens e desvantagens.
Celular: publicando um IGTV pelo aplicativo do Instagram
- Crie o vídeo: ao contrário do stories e do reels, no IGTV é necessário ter o vídeo gravado e editado para ser publicado na rede social. Por isso, após escolher o conteúdo que irá ser postado, é só clicar no botão de adicionar nova publicação e selecionar IGTV. Lembre-se de que são aceitos vídeos com até 15 minutos de duração. Se precisa postar vídeos mais longos, faça pelo desktop (até 1 hora).
- Adicione o vídeo no IGTV: abra o app do Instagram e clique no sinal de + para adicionar uma nova publicação e escolha seu vídeo. Você poderá personalizá-lo e deixá-lo mais atraente. Clique em Avançar.
- Adicione a imagem de capa: clique sobre a Capa e selecione um quadro do vídeo para ser a imagem de capa ou selecione uma imagem na Galeria/Rolo da câmera. Clique em Salvar.
- Preencha as informações: nesta etapa você pode incluir todas as informações sobre o vídeo. Veja abaixo cada uma delas.
- Legenda: este é o texto que aparecerá junto ao vídeo.
- Marcar pessoas: marque pessoas que aparecem no vídeo. Elas serão notificadas e poderão saber que você publicou um vídeo delas.
- Adicionar localização: marque a localização e ela aparecerá em sua postagem, logo abaixo do seu nome de usuário.
- Adicionar a uma série: as séries são como programas de TV. Imagine que seu perfil seja o canal de TV e nele existem diversos programas. Estes programas equivalem às séries. Você pode criar as séries da maneira que quiser. Use a criatividade e crie séries de acordo com tema ou formato do conteúdo.
- Criar uma promoção: ao ativar essa opção você poderá criar uma promoção dessa publicação numa etapa posterior à publicação.
- Compartilhar no Facebook: marque essa opção se quiser compartilhar o vídeo também no Facebook.
- Configurações avançadas: clique nessa opção para definir as configurações abaixo.
- Editar prévia: permite você escolher qual trecho do seu vídeo deve ser reproduzido no feed dos seus seguidores.
- Editar capa do perfil: altere a imagem de capa do vídeo.
- Desativar comentários: marque essa opção se não quiser permitir comentários neste vídeo.
- Mostrar legendas: ative para gerar legendas automaticamente em seu vídeo. Lembre-se que a maioria das pessoas consome os vídeos com o áudio desligado e que cerca de 5% da população brasileira sofre alguma deficiência auditiva.
- Compartilhar suas publicações no Facebook: compartilhe o vídeo em seu Facebook
- Publique o vídeo: para fazer a publicação, é necessário clicar em avançar e o vídeo será publicado no IGTV.
Desktop: publicando um IGTV site do Instagram
- Acesse o site do Instagram: para publicar via desktop, você deve acessar o site do Instagram em instagram.com/tv/upload
- Adicione o vídeo: selecione o arquivo de vídeo. Vale lembrar que ao fazer pelo desktop, você pode fazer o upload de vídeos com até 1 hora de duração.
- Escolha uma imagem de capa: o ideal é preparar uma arte específica para utilizar como imagem de capa, mas você também pode deixar que o Instagram crie uma a partir de um quadro do vídeo.
- Descreva os detalhes: insira aqui a legenda da sua publicação.
- Acessibilidade: ative as legendas geradas automaticamente (recomendado caso seu vídeo não seja legendado).
- Publique: clique em Publicar e pronto.
Desktop: publicando um IGTV pelo Facebook Creator Studio (recomendado)
- Acesse o Creator Studio: acesse o Facebook Creator Studio em business.facebook.com/creatorstudio . Em seguida, clique no logo do Instagram na parte superior.
- Crie uma publicação: clique no botão verde na lateral esquerda Criar publicação > IGTV e um painel lateral se abrirá. Caso gerencie mais de um perfil, você deverá escolher em qual perfil deseja publicar.
- Adicione o vídeo: selecione o vídeo que deseja publicar. Você pode escolher a partir de arquivos do seu computador ou vídeos já publicados em sua Página do Facebook.
- Defina um título: escreva um título. Ao publicar, ele aparecerá logo acima da legenda.
- Descreva o vídeo: escreva uma legenda para seu vídeo.
- Escolha onde a publicação aparecerá: você pode optar por publicar o vídeo não só no IGTV, mas também em seu Feed do Instagram e na sua Página do Facebook.
- Defina uma imagem de capa: clique em Imagem de capa na lateral direita e defina sua thumbnail.
- Publique ou agende: para publicar basta clicar em Publicar. Se preferir agendar sua publicação para uma data futura, clique na seta ao lado do botão Publicar e escolha a opção Programar. Escolha a data, hora e clique em Programar. Pronto.
Requisitos e limitações do IGTV
Para criar seus vídeos de IGTV com mais profissionalismo, você deve saber quais são os requisitos básicos. Vamos a eles.
Duração do vídeo
- Celular: ao publicar a partir do app do Instagram em seu celular a duração máxima do vídeo é de 15 minutos.
- Desktop: ao publicar a partir do computador, no site do Instagram ou no Creator Studio a duração máxima é de 1 hora.
Tipo de arquivo
O vídeo deve estar no formato MP4.
Resolução e tamanho do vídeo
- Taxa de quadro: mínimo de 30 FPS (quadros por segundo)
- Resolução mínima: 720p
- Orientação: vertical (9:16) ou horizontal (16:9)
- Tamanho máximo: no celular é de 650MB e no desktop 3,6GB.
Conteúdo do vídeo
Deve seguir e respeitar as Diretrizes da Comunidade do Instagram.
Imagem de capa
O tamanho recomendado é de 420 x 654 pixels (ou proporção de 1:1,55). Vale lembrar que não é possível editar a imagem de capa após a publicação do IGTV.
Dica Final: Fique de olho nas métricas do seu IGTV do Instagram
Depois de suas primeiras postagens no IGTV é importante ficar de olho nas métricas do instagram para entender o que gerou mais resultados em termos de alcance e engajamento. É claro que no início você provavelmente vai testar e errar muito até entender quais os melhores caminhos a seguir.
É fundamental olhar para os números sempre, no entanto, quando falamos de vídeos no IGTV do Instagram isso ganha maior peso, afinal, sabemos que uma estratégia que utilize vídeos mais longos, possivelmente, exigirá mais energia e investimentos em termos de roteiro, produção, edição, etc.
Conclusão
O IGTV do Instagram é uma excelente opção para complementar seus esforços de marketing digital na plataforma, trazendo mais possibilidades para explorar conteúdos em vídeo.
Para ampliar ainda mais seu alcance e impacto, considere investir em anúncios de vídeos do IGTV no Instagram Ads, isso ajudará sua marca a acelerar a distribuição de conteúdos e atingir potenciais novos seguidores e clientes (além dos atuais). No Gerenciador de Anúncios do Facebook, você poderá criar anúncios no Instagram direcionando as pessoas para o seu vídeo ou canal do IGTV. Veja nosso curso de Facebook e Instagram Ads e saiba como fazer na prática!
Quer saber mais sobre como usar o IGTV e as demais ferramentas do Instagram como uma estratégia eficiente de vendas e visibilidade para sua marca? Então confira nosso Curso de Instagram Marketing para ter muitos insights!