Você sabe o que é e como criar um teste A/B no Facebook Ads? Acompanhe este artigo que iremos te contar tudo sobre esta importante ferramenta.
A cultura de testar sempre
Antes de entrarmos propriamente na questão da ferramenta é importante contextualizarmos a importância de realizar testes para várias esferas de uma empresa.
O contexto de negócios atual em que a tecnologia e a transformação digital aceleraram a velocidade das mudanças traz uma nova realidade baseada na cultura de experimentação. Os negócios que irão sobreviver e prosperar nos próximos anos são aqueles que conseguirem implementar com sucesso esta cultura de iteração constante com consumidores e outros públicos de interesse.
Apesar de existir há bastante tempo, foi graças à tecnologia e ao modelo Lean Startup que esta cultura de experimentação e testes ganhou força.
Esse modelo cria um clico virtuoso de aprendizado contínuo (por tentativa e erro) em que as organizações que executam mais rapidamente tendem a aprender mais e melhor. E como ligar tudo isso ao marketing digital e ao Facebook Ads?
O que é o teste A/B no Facebook Ads?
A ferramenta de teste A/B no Facebook Ads permite que você selecione algumas variáveis para testar e, posteriormente, analisar quais delas apresentaram melhores resultados em suas campanhas.
É importante dizer que esta ferramenta é válida tanto para veiculações no Facebook quanto no Instagram Ads.
Quais variáveis podem ser testadas num teste A/B no Facebook Ads?
Basicamente você tem a opção de escolher cinco variáveis, são elas:
- Criativos
- Públicos
- Posicionamento
- Conjunto de Produtos
- Otimização da Veiculação
Além destes, há uma sexto modelo em que é possível escolher várias variáveis, chamado de variáveis personalizadas. Vamos entender cada um deles:
Criativos
Este talvez seja o mais simples de entender e configurar. Aqui você terá a opção de selecionar novas imagens, textos ou tipos de criativo para testar. Por exemplo: você pode ter um anúncio A com uma imagem única e poderá criar um outro anúncio B com uma imagem diferente para entender qual tem melhor performance (mantidas as demais características como textos e links, por exemplo).
As variáveis dos criativos são gerenciadas no nível de anúncio do Gerenciador de Anúncios.
Públicos
Como saber que tipo de público funciona melhor para uma determinada campanha? Em vez de depender de feeling, basta rodar um teste A/B no Facebook Ads para descobrir. Por exemplo, você pode ter dois públicos diferentes: um público semelhante e um público baseado em interesses. Ao rodar o teste você descobrirá qual performa melhor.
A variável de público é gerenciada no nível do conjunto de anúncios do Gerenciador de Anúncios.
Posicionamento
Outra variável que você pode testar facilmente é o posicionamento em que os anúncios serão exibidos. Por exemplo, você poderia testar um conjunto de anúncios com posicionamentos automáticos com outro contendo posicionamentos específicos escolhidos por você.
Esta variável de posicionamento é gerenciada também no nível do conjunto de anúncios do Gerenciador de Anúncios.
Conjunto de Produtos
Você poderá comparar o desempenho entre dois conjuntos de produtos para entender qual performa melhor. Ao configurar em seus ativos de negócios dois conjuntos de produtos, você poderá utilizá-los em suas campanhas com teste A/B no Facebook Ads.
A variável e conjunto de produtos é gerenciada no nível do conjunto de anúncios do Gerenciador de Anúncios.
Otimização da Veiculação
Você poderá comparar duas campanhas em que uma delas conta com a otimização do orçamento de campanha (CBO ativado) e a outra não.
Variáveis personalizadas
Esta escolha é um pouco mais avançada pois nela você poderá escolher mais de uma variável para testar. Esta estratégia não é recomendada para iniciantes, já que exige maior conhecimento.
Como funciona na prática o teste A/B no Facebook Ads?
Após escolher qual variável você deseja testar e lançar sua campanha, o Facebook dividirá o seu orçamento de maneira uniforme e aleatoriamente a exposição de seu anúncio, posicionamento ou público.
A partir disso, o teste A/B poderá trazer os resultados de cada variável com base no custo por resultado ou no custo por aumento de conversão com um grupo de controle. Este segundo método é um pouco mais complexo. Para saber mais sobre ele, visite esta seção.
Quando você deveria usar um teste A/B no Facebook?
É altamente recomendável utilizar esta ferramenta para evitar testes “baseados no feeling” que mais podem prejudicar do que ajudar seus resultados em campanhas no Facebook e Instagram.
Ao lançar uma nova campanha, é provável que você tenha duas ou mais estratégias que acredita que possam dar resultados (públicos, criativos, etc). Se este for o caso, você poderá lançar mão de um teste A/B e estar se baseando em dados para tomar melhores decisões de investimento, potencializando seu retorno.
Além disso, ao fazer esta escolha, você garante que suas variáveis estarão sendo testadas de maneira uniforme e com validação estatística, o que não ocorre num teste manual, por exemplo.
Como criar um teste A/B no Facebook Ads?
Basicamente você possui duas formas “macro” de criar um teste A/B:
- Pelo gerenciador de Anúncios
- Pelo recurso Experimentos
Teste A/B pelo Gerenciador de Anúncios
Pelo Gerenciador de Anúncios você possui basicamente três maneiras de criar novos testes A/B, são eles:
Ao criar uma nova campanha
Ao criar uma nova campanha, você terá a possibilidade de criar um novo teste, como no exemplo abaixo:
Ao duplicar uma campanha, conjunto de anúncios ou anúncio
A mesma lógica anterior se aplica quando você duplicar uma campanha, conjunto de anúncio ou anúncio. Você também poderá criar um novo teste a partir dali.
Pela barra de ferramentas
A terceira forma consiste em selecionar a campanha, conjunto de anúncios ou anúncio desejado e, depois disso, será habilitado na parte superior da tabela o botão de teste A/B. Basta clicar nele e seguir o passo a passo.
Teste A/B pelo Experimentos
A ferramenta Experimentos permite criar ou duplicar campanhas para comparar e determinar uma estratégia de sucesso. Ela é especialmente útil quando você deseja ajustar suas campanhas antes de iniciar o teste ou quando deseja usar diversas campanhas para o teste. Você pode acessar por aqui.
Escolha a variável que deseja testar
Independentemente do método escolhido acima, você precisará configurar seu teste. Abaixo inserimos algumas telas comuns para você realizar o passo a passo (as telas podem estar ligeiramente diferentes quando você analisar, pois a ferramenta muda constantemente, mas a lógica permanece a mesma).
Veja abaixo o que faz mais sentido para você:
1. Crie uma nova versão
Se você deseja criar uma nova versão de campanha ou conjunto de anúncios para comparar com o original, esta é a melhor escolha para você.
2. Compare anúncios já existentes
Uma outra possibilidade é comparar campanhas prontas (já existentes) para testar. Se este for o seu caso, escolhar esta opção.
3. Selecione a campanha que deseja testar
Selecione a campanha desejada nas opções listadas.
4. Selecione a variável que deseja testar
5. Selecione o conjunto de anúncios ou anúncio a testar
6. Altere a variável desejada
No exemplo abaixo, focamos na variável idade no teste A/B. Inserimos um conjunto B com idade um pouco maior para avaliar os resultados.
Lembre-se: aqui você poderá qualquer outra variável que falamos acima, este é apenas um exemplo.
Depois de configurar a variável, agora é o momento de finalizar a configuração do teste, definindo o orçaemento total, datas e métrica principal a ser avaliada.
Concluída esta etapa é hora de revisar o teste e, se estiver tudo ok, publicá-lo.
Como visualizar os resultados de seu teste A/B no Facebook?
Para visualizar os resultados do teste A/B, siga o passo a passo:
1. Vá até a Guia Experimentos
2. No lado esquerdo, selecione Resultados
3. Você poderá ver mais detalhes de cada teste clicando em “Ver Relatório”
Concluindo
O teste A/B no Facebook é uma ferramenta incrível de aprimoramento de suas campanhas no Facebook e Instagram e deve ser utilizada para melhorar seu retorno do investimento ao longo do tempo.
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