Neste artigo, você vai aprender como verificar a ficha do Google Perfil da Empresa (Meu Negócio). O Google exige essa verificação para manter a qualidade das informações comerciais fornecidas pelas empresas.
Desse modo, se você mudar as informações na sua ficha, é provável que o Google solicite uma nova verificação. Por isso é importante ter muita atenção na hora de realizar todas as etapas de criação do seu perfil.
Agora, vamos à parte prática! Acompanhe nos próximos tópicos, as diferentes formas de verificação da ficha da sua empresa no Google, os problemas que podem ocorrer durante o processo, como personalizar e tornar sua ficha mais atrativa para os clientes!
Vamos lá?
Quais são as formas de verificar a ficha do Google Perfil da Empresa (Meu Negócio)?
Existem diversas formas para provar que a sua empresa é real. Contudo, você não pode escolher qualquer método. O Google determina apenas algumas opções por empresa e em alguns casos uma opção única. Você seleciona o tipo de verificação dentro das opções disponibilizadas especificamente para o seu negócio.
Veja a seguir quais são esses métodos e como proceder em cada um deles:
Cartão-postal
Neste método, o Google envia um cartão postal para o endereço da sua empresa pelo correio. No documento estará escrito um código de verificação exclusivo para o seu estabelecimento.
Em geral, demora cerca de 14 dias para o cartão chegar. Durante este tempo, você não deve editar o nome, o endereço nem a categoria da sua empresa.
Além disso, se você pedir um novo código antes de ter recebido o primeiro, este será automaticamente cancelado, valendo apenas o segundo. Portanto, aguarde o seu cartão postal para não ter que esperar mais tempo para verificar sua empresa.
Depois que você receber o cartão postal, entre novamente no perfil da sua empresa. Insira o código no campo correspondente e em seguida em “Enviar”.
Se o Google disponibilizar este modo de verificação para o perfil da sua empresa, todas as instruções de como continuar o processo serão explicadas no e-mail.
Telefone ou mensagem de texto
O Google pode oferecer a verificação por telefone que pode ser uma ligação ou mensagem de texto. Se este método foi oferecido a você, escolha uma dessas opções e aguarde a ligação ou mensagem de texto.
Ao selecionar uma das opções, você será direcionado para a próxima tela com um campo para inserir o código.
Em poucos instantes o Google vai informar o número de seis dígitos. Depois de inserir o código, clique em “Continuar”.
Gravação de vídeo
Este é um dos métodos mais recentes que o Google começou a utilizar. Nele você precisa fazer um vídeo da sua empresa e arredores em gravação contínua.
A captura deve ser feita em um dispositivo móvel conectado à internet, pois ela ocorre dentro da própria plataforma do Google.
Confira o passo a passo a passo:
- Entre no perfil da sua empresa pelo seu celular e toque em “Fazer verificação”;
- Toque em “Capturar vídeo” e depois em “Iniciar vídeo”;
- Quando tiver gravado todos os itens necessários toque em “Parar gravação”;
- Toque em “Fazer upload”.
Planeje o vídeo de modo que ele contenha os seguintes elementos:
Sua localização
- Placa externa com o nome da sua rua;
- Fachada de outras empresas próximas da sua;
- Área ao redor do seu negócio;
Operação da sua empresa
- Estoque à venda
- Equipamentos;
- Materiais de marketing ou de atendimento aos clientes.
Administração
- Áreas de acesso exclusivo de funcionários;
- Ponto de venda;
- Despensa;
- Cozinha;
- Documentos comerciais não confidenciais.
Neste item o objetivo é demonstrar que você está autorizado a representar a empresa, então você também pode utilizar a chave para abrir um desses locais de acesso exclusivo.
Em até cinco dias, o Google irá revisar o seu vídeo e enviar um e-mail notificando que a verificação foi concluída.
Videochamada
Na opção de videochamada, você conversa ao vivo com um representante do Google. Durante o atendimento você vai precisar mostrar os mesmos elementos do método de gravação de vídeo.
Por isso, certifique-se de que seu dispositivo móvel possibilita uma chamada de vídeo em que você irá percorrer diversos ambientes durante a conversa com o atendente.
Problemas comuns na verificação
Ao verificar a ficha do Google Perfil da Empresa (Meu Negócio), podem ocorrer alguns erros. Confira abaixo o mais comuns e como solucioná-los:
Alguém já verificou a sua empresa
Um dos problemas que pode ocorrer na verificação da ficha do Google Perfil da Empresa é você descobrir que alguém já verificou a sua empresa. Isso é fácil de identificar, pois o Google permite apenas uma verificação por empresa. Desse modo, se você tentar entrar na sua conta e status estiver como “Acesso necessário”, isso significa que outra pessoa verificou a sua empresa.
Como solucionar?
A primeira coisa que você deve fazer é conferir na sua empresa se algum sócio ou funcionário autorizado já efetuou a verificação sem você saber. É bem comum que a origem do problema seja essa.
Se essa hipótese não for o caso, outra possibilidade é que em algum momento você tenha contratado uma empresa terceirizada para fazer a divulgação dos seus serviços e ela está como gerenciadora do seu perfil. Se o problema for esse, você precisa solicitar a transferência de propriedade.
Estou com problemas e não consigo falar com o suporte do Google
Se você está com algum problema que não consegue resolver sozinho e não consegue falar com o suporte do Google, você pode solicitar ajuda na página de suporte.
Esta página apresentará três etapas para você resolver o problema.
Primeira etapa
Na primeira etapa, descreva o seu problema em uma frase. Depois disso, o Google apresenta algumas opções pré-cadastradas para você escolher aquela que melhor se encaixa no seu.
Segunda etapa
Como é provável que outros usuários tenham passado pela mesma situação que você descreveu, nesta etapa o Google te apresenta uma lista de recursos que elas utilizaram para solucionar o problema.
Terceira etapa
Se nenhum dos recursos serviram para resolver o seu problema. Nesta etapa, você será encaminhado às opções de contato disponíveis para falar com o Google e solicitar ajuda.
Personalize a ficha do Google Perfil da Empresa (Meu Negócio)
Depois que você verificou a sua conta por meio de algum dos métodos que descrevemos anteriormente, chega a hora de personalizar a ficha do Google Perfil da Empresa (Meu Negócio):
- Adicione o horário de funcionamento da sua empresa;
- Escolha se você quer ou não receber mensagens dos clientes pelo seu perfil do Google;
- Adicione os serviços que a sua empresa oferece. Esta etapa funciona como um questionário “sim e não”. Atenção para adicionar apenas o que realmente você oferece;
- Escreva uma descrição para a sua empresa.
- Adicione fotos do seu negócio.
Esses últimos dois passos são os mais importantes para que a sua ficha tenha destaque e chame a atenção dos clientes. Por isso, confira a seguir algumas dicas para torná-la atrativa!
Torne a ficha da sua empresa atrativa
Aqui vale a pena relembrar uma frase que apesar de já ser um clichê, é muito verdadeira: “a primeira impressão é a que fica!”. Tenha em mente que a sua ficha no Google é a sua oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Por isso, capriche na sua descrição e na qualidade das fotos.
Descrição da empresa
Você vai ter 750 caracteres para descrever o que a sua empresa faz. Faça bom uso desse espaço, aproveite para falar dos diferenciais. Aqui é o momento de convencer o usuário do Google a utilizar os seus serviços ou comprar os seus produtos.
O texto deve responder a pergunta que toda pessoa em fase de decisão está fazendo: por que escolher a sua empresa e não outra?
Em outras palavras, é na descrição da empresa que você se posiciona no seu nicho de mercado. Imagine que você está frente a frente com um possível cliente, como você apresentaria o seu negócio em trinta segundos? Qual é o seu argumento de venda mais forte? Ele precisa aparecer aqui.
Qualidade das fotos
Um dos fatores que mais impactam na decisão dos consumidores são as imagens. Somos extremamente visuais. As fotos são uma forma de antecipar a experiência. Por isso, você precisa investir em fotos de qualidade para colocar na sua ficha do Google.
Este elemento visual se torna ainda mais importante se o negócio da sua empresa tem conexão direta com este aspecto. Como por exemplo, os ramos abaixo:
- Gastronomia;
- Arquitetura;
- Design;
- Eventos;
- Turismo;
- Estética e beleza.
Um bom investimento é contratar um fotógrafo profissional para tirar fotos dos seus produtos. Se você possui um restaurante, as pessoas vão se sentir muito mais atraídas se verem como é a apresentação dos seus pratos.
Para um salão de beleza, saber como são os seus penteados e cortes de cabelo será a diferença entre marcar ou não um horário.
Como não é necessário atualizar as fotos o tempo todo, então o investimento certamente valerá a pena.
Incentive as avaliações
Outro elemento que impacta a decisão do consumidor é o que chamamos de prova social. Ou seja, o que outras pessoas estão falando dos seus produtos ou serviços?
Sabendo disso, o Google dá um destaque especial para as avaliações dos usuários. Então você precisa ter boas avaliações.
O que acontece é que, por mais que a pessoa tenha adorado a sua empresa, nem sempre ela se lembra ou tem o hábito de dar esse feedback no Google. Por outro lado, aqueles que têm uma má experiência costumam utilizar esse espaço para reclamar.
Diante desses fatos, o melhor que você pode fazer é incentivar os seus clientes a fazer uma avaliação da sua empresa no Google. Se o seu cliente tiver uma boa experiência, é bem provável que ele atenda esse pedido.
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