Prova social: O Que É e 7 Ideias para Adicionar ao Seu Website

prova social

Você sabe o que é prova social e como ela pode ser impactante na decisão de compra do consumidor dentro do seu site? Essa é uma forma convincente de mostrar para o seu público como o seu produto ou serviço possui qualidade e foi bem avaliado por clientes que já compraram da sua empresa. 

Essa é uma estratégia de Marketing ideal para quem já possui uma boa experiência no segmento, mas está buscando um maior reconhecimento no mercado e um melhor posicionamento de marca. 

Continue lendo este artigo e descubra como adicionar a prova social no seu website.

O que é prova social?

A prova social é uma ferramenta de persuasão na hora de convencer um cliente em potencial a realmente fechar uma compra ou contratação com a sua empresa. Ou seja, podemos dizer que a prova social é baseada na ideia de influência social.

Com ela, é possível provar para os seus prospects que o que você oferece realmente é eficiente e supre aquela determinada dor. 

Já passou pela situação de analisar as métricas do seu site no Google Analytics e perceber que os clientes estão chegando ao carrinho de compras, mas o percentual de abandono é muito maior do que o de conversões? Essa pode ser a oportunidade de apostar na estratégia de prova social, a fim de influenciar na decisão do consumidor. 

Você, possivelmente, já deve ter acessado um site para comprar um determinado produto, mas não estava convencido(a) o suficiente para finalizá-la, não é mesmo? Se nesta página houvesse uma prova social, seja ela um depoimento ou uma avaliação, provavelmente a sua decisão seria mais positiva. 

Diante disso, existem diversos tipos de provas sociais que você pode utilizar no seu website. Para te ajudar, iremos listar algumas delas e aprofundar suas principais características mais à frente.

Quais as vantagens da prova social?

Utilizando a prova social em seu site, você poderá adquirir diversas vantagens, não só referentes às conversões, mas também para transmitir mais credibilidade aos seus seus clientes. 

Veja quais são elas a seguir:

Aumento de autoridade

A prova social funciona como uma garantia aos novos consumidores de que pessoas reais estão satisfeitas com seu negócio. Sendo assim, você terá mais autoridade no seu nicho, trazendo mais oportunidades para a marca, sejam elas de vendas ou de crescimento de visibilidade, por exemplo. 

Se hoje em dia, a sua empresa tem um reconhecimento de mercado suficiente, a utilização da prova social, é uma excelente maneira de aumentar o seu alcance e garantir mais clientes e vendas no final do mês. 

Maior transparência

Você não quer comprar de uma marca que não mostra os benefícios e vantagens do seu produto, não é mesmo? Então, essa é uma boa oportunidade de demonstrar a transparência da sua empresa, não é mesmo?

Além disso, se você está disposto a ouvir os consumidores e captar o depoimento deles de alguma forma, isso demonstra o quão aberta e adepta a receber feedbacks a sua marca é.

Inclusive, quando você abre espaço para comentários nos canais on-line, demonstra que não tem nada a esconder, possibilitando que as pessoas saibam mais sobre a sua empresa antes de ter o primeiro contato com ela. 

Mais aceitação

Quanto mais provas sociais positivas no site, maior será a taxa de aceitação da sua loja na mente do consumidor. 

Imagine que você acessou um e-commerce e está em dúvida se aquele produto realmente vai suprir a sua necessidade, se tiver um depoimento de outro comprador dizendo que ele foi 100% eficiente, a chance de você finalizar a compra é muito maior, certo?

Sendo assim, se você for lançar um novo produto, por exemplo, ter uma prova social que comprove a qualidade e eficiência do seu produto será muito vantajoso. 

Possibilidade de se tornar uma referência

Além de todas as outras vantagens, investir em provas sociais para o seu site também cria a possibilidade da sua marca se tornar uma referência no mercado. Isso porque quanto mais pessoas indicam, mais clientes sua empresa vai atrair. Um círculo virtuoso que só trará benefícios para o seu negócio.

Esse é um dos motivos para investir nessa estratégia, pois permite que você também tenha clientes fiéis, que ao conhecer a marca e perceber o quão referência ela é, garante que a mesma pessoa compre mais vezes.

Faz com que você saia na frente do concorrente

Quer estar sempre um passo à frente do seu principal concorrente? Invista em provas sociais. Essa é uma forma de transmitir segurança para as pessoas que estão de olho em um determinado produto ou serviço e precisam de um pequeno empurrão para comprar seu produto. 

Enquanto o site vizinho opta por investir só em anúncios e estratégias de Marketing que tragam mais visitas, por exemplo, no seu é onde eles vão encontrar a comprovação de que o seu produto é realmente bom, fazendo com que os clientes prefiram a sua marca para concretizar a compra. 

Gera o efeito “influencer”

Você sabia que apenas 5% das pessoas tomam atitudes e influenciam e as outras 95% são imitadoras? Isso é o que diz o livro “As Armas da Persuasão” do Robert Cialdini. 

Se você quer que os consumidores sejam influenciados por outras pessoas para comprarem o produto ou serviço que a sua marca oferece, a prova social é uma ótima opção para que isso aconteça. 

Com certeza, você já deve ter sido influenciado por outra pessoa no momento de decidir ou não comprar algo que você queria, certo? A prova social funciona da mesma forma, porém de maneira virtual, onde as pessoas terão acesso a feedbacks positivos ou negativos no seu site. 

7 formas de inserir a prova social no seu site

Agora que você já sabe o que é a prova social e quais são as vantagens de utilizar essa estratégia para aumentar as vendas da sua marca, chegou a hora de descobrir quais são as formas de inseri-las, ou seja, quais são as possibilidades de comprovar para o seu público a eficiência do seu produto ou serviço. 

Veja alguns exemplos a seguir:

1. Depoimentos

Os depoimentos são as primeiras e principais maneiras de ter uma prova social no seu site. Por meio deles, é possível garantir que o seu público tenha evidências visuais de que o seu produto ou serviço vale a pena. 

depoimentos curso de marketing digital
depoimentos Curso de Marketing Digital para Iniciantes

Este tipo de prova social é muito utilizada para vender serviços e infoprodutos. Geralmente os depoimentos são realizados através de vídeos ou textos, sempre acompanhados com o nome da pessoa e, possivelmente alguma outra informação, como por exemplo, qual cidade e estado ela mora, ajudando a mostrar o alcance que sua empresa possui.

2. Comentários

Desde os mais simples até os mais maiores e com muitos elogios, os comentários possuem um grande impacto na visão dos consumidores. 

Sabe aqueles feedbacks positivos que você recebe ao longo do ano e que acaba não utilizando para nada? É por meio dos comentários que você poderá expor, a fim de mostrar para o seu público a opinião de outras pessoas sobre a marca.

comentários de clientes como prova social
comentário de um aluno da Mirago, que foi compartilhado nos Stories da @mirago.com.br

Sendo assim, sempre que possível, incentive as pessoas que já compraram de você a deixar um comentário sobre sua solução nos canais que você estiver presente.

3. Avaliações

Sabe aquelas famosas estrelinhas que encontramos nos sites em que visitamos? Elas são as avaliações que podemos fazer de acordo com o produto oferecido, a qualidade do atendimento, o serviço prestado, agilidade na entrega ou qualquer outro tipo de contato que você teve com a marca. 

avaliações no google
avaliações do Google da Mirago

Além da nota que você dá para a empresa, geralmente existe um campo de comentários, onde você pode colocar a satisfação ou decepção que teve com a marca. 

4. Repostagem nas redes sociais

Sabe aquele momento que você acessa as redes sociais daquela determinada empresa e vai direto nos stories para ver o que tem postado naquele dia?  É nesta hora que as empresas realizam a prova social. Não sabe como? Por meio das repostagens.

Quando os consumidores consomem aquele determinado produto ou serviço e publicam no Instagram, por exemplo, é possível que você faça o repost para mostrar ao seu público aquela venda ou a satisfação do cliente em ter adquirido o seu produto. 

Nos dias de hoje, as redes sociais são como uma fonte de informação e referências para as pessoas que estão buscando por empresas para sanar as suas necessidades e desejos. Sendo assim, a repostagem nas mídias sociais é uma forma de comprovar para o seu público a eficiência do seu produto e a satisfação de seus clientes.

5. Contratação de especialistas e celebridades

A contratação de especialistas e celebridades para divulgar o seu produto ou serviço, é uma outra forma de realizar a prova social.

Mesmo que não seja diretamente no seu site, usar depoimentos, mensagens, vídeos e postagens de pessoas que são referência na sua área de atuação ou famosos que estão em alta, é uma maneira de passar para o seu público que a sua marca possui credibilidade e relevância. 

Claro, é fundamental que essas pessoas sejam realmente a cara da sua marca, tenham a ver com o perfil do seu negócio e divulgue-o da maneira correta.

Essa é uma forma de agregar para o seu produto ou serviço e mostrar para as pessoas que a marca está crescendo e alcançando outros patamares. 

6. Estudo de caso

Os estudos de caso são histórias reais que seus clientes contam sobre a experiência positiva que eles tiveram com seu produto ou serviço.

Neste tipo de prova social são apresentados os problemas que estes clientes enfrentavam e como a sua empresa resolveu essa situação. 

estudo de caso
exemplo de estudo de caso no site RD Station

No entanto, é fundamental que, para serem inseridos no seu site, você tenha a permissão dessas pessoas para contar as suas histórias e exibir o seu feedback. Esse é um ponto muito importante, para evitar possíveis problemas com os clientes e, até mesmo, com a justiça.

7. Certificações

Você possui algum certificado que comprove a sua especialidade ou habilidade técnica que você oferece ao consumidor? Um cabeleireiro, por exemplo, precisa provar para os seus clientes que possui certificação naquela área e é apto o suficiente para colocar as técnicas em prática. Um médico pode inserir seus diplomas na parede de seu consultório (e em seu site) e uma empresa industrial pode exibir suas certificações de qualidade.

No caso de profissionais de marketing digital, é comum obter certificações de empresas líderes em seus setores, tanto para pessoas física quanto jurídicas. Alguns exemplos:

Sendo assim, dependendo da sua área de atuação, os certificados servem como uma excelente prova social para garantir mais segurança e credibilidade ao seu público. 

Com isso, eles reconhecem esse “benefício” de ter os serviços da sua empresa e sempre opte por comprar da sua marca, servindo como um fator decisivo para escolher entre você e outro concorrente. 

Concluindo sobre as Provas Sociais

Como vimos, as provas sociais são fundamentais para todo tipo de negócio que deseja aumentar suas taxas de conversão pois exercem enorme influência na decisão de compra.

Entender sobre o comportamento humano e quais são alguns dos fatores que influenciam nossas decisões é fundamental para atingir melhores resultados no marketing digital.

Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.
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