Você sabe o que é Agile Marketing e porque ele é tão importante para a sua estratégia organizacional? Este termo está relacionado ao Marketing ágil e é fundamental para gerar maiores resultados de maneira mais rápida. 

Essa é uma nova adaptação das metodologias ágeis, fazendo com que as empresas em geral tenham uma resposta rápida às mudanças do mercado, de forma colaborativa e totalmente direcionada para o seu consumidor. 

Continue lendo este artigo e descubra as características desse método e como ele pode contribuir para melhorar o desempenho e produtividade da sua equipe. 

O que é Agile Marketing?

O Agile Marketing é um tipo de metodologia ágil de gestão de projetos, que utiliza ciclos pequenos de trabalho, com uma abordagem iterativa e incremental, ou seja, com repetições e um aumento gradativo. 

Com as constantes mudanças ligadas ao Marketing, o ideal é que as empresas não fiquem paradas no tempo, tendo uma solução rápida e prática para acompanhar as tendências que estão surgindo.

Em razão disso, o Agile Marketing foi desenvolvido, com o principal objetivo de auxiliar as marcas a serem mais produtivas, maximizando a eficiência e melhorando as entregas. 

Para isso, é essencial que haja algumas transformações dentro da equipe. São elas:

  • para serem ágeis: é necessário ter mais colaborativas e flexíveis;
  • se querem responder rapidamente ao mercado: precisando estar totalmente focadas no seu consumidor;
  • se desejarem ter melhoria contínua: é fundamental planejar e avaliar as estratégias em períodos mais curtos.

Sendo assim, o Agile Marketing utiliza a análise de dados como base para resolução de problemas, implementação de testes em tempo real e interpretação de resultados, fazendo com que possíveis erros sejam corrigidos rapidamente, em busca dos objetivos traçados. 

Com o aumento da adoção do home office nos últimos tempos, o Agile Marketing se tornou ainda mais fundamental. Isso porque, por meio de uma metodologia ágil, os processos podem ser divididos para toda equipe, facilitando o envolvimento e a comunicação de todos e deixando as etapas mais visíveis, com metas e prazos determinados. 

Quais são os fundamentos do Agile Marketing?

Por ser uma metodologia importante dentro da área do Marketing, foram desenvolvidos alguns fundamentos, escritos por profissionais da área, para tornar esse método ainda mais reconhecido e implementado dentro do mercado. 

Esses fundamentos foram baseados na metodologia ágil, mas adequada ao segmento do Marketing, a fim de atender as necessidades desses profissionais. 

Veja a seguir:

  1. priorizar as entregas antes do prazo e de maneira contínua para resolver problemas;
  2. capacidade de responder com rapidez às mudanças do mercado, planejando as alterações e se tornando uma fonte competitiva;
  3. entregar programas de marketing com frequência e com preferência em uma escala de tempo mais curto;
  4. alinhar o marketing com as partes interessadas, as vendas e o desenvolvimento
  5. construir, medir e aprender por meio do feedback, a fim de ter um grande progresso;
  6. não ter medo de falhar; mas não falhar da mesma forma duas vezes.
  7. manter um ritmo sustentável e um com fluxos constantes;
  8. ter simplicidade;
  9. a atenção contínua aos fundamentos de marketing e um bom design aumenta a agilidade.
  10. proporcionar um ambiente confiável e com suporte para todos que precisam, com o objetivo de colher mais motivação dos indivíduos. 

Além dos fundamentos, também existem alguns valores que compõem o Agile Marketing e são fundamentais para a eficiência da estratégia, fazendo com que os profissionais estejam ainda mais motivados e preparados para implementar as ações necessárias.

Confira o que tem maior e menor valor dentro do Agile Marketing:

MAIOR VALORMENOR VALOR
Aprendizado validadoOpiniões e convenções
Colaboração focada no clienteHierarquia
Campanhas interativas e adaptativasCampanhas lineares
Processo de descoberta do clientePrevisão estática
Planejamento flexívelPlanejamento rígido
Responder à mudançasSeguir um plano
Pequenas experiênciasMuitas apostas

Um dos precursores do Agile Marketing foi Jim Ewel. Para ele, o objetivo é “satisfazer o cliente através da entrega contínua, que resolve problemas e cria valor”. Bacana, não é mesmo?

Se para você, como gestor de uma equipe de Marketing, esse tipo de metodologia faz sentido para ser implementado dentro do seu setor, por meio da sua gestão, é fundamental conhecer os principais benefícios do Agile Marketing. 

Quais são os benefícios do Agile Marketing?

Agora que você já sabe o que é o Agile Marketing e quais são os fundamentos e valores que regem essa metodologia, chegou o momento de conhecer os principais benefícios de implementá-lo na sua área, de modo que traga melhores resultados e profissionais mais alinhados aos objetivos da empresa.

No entanto, é importante ter em mente que, mesmo tendo as ferramentas necessárias e todo o conceito na palma da mão, é essencial colocá-las em prática da maneira correta e, ainda, tornar essa estratégia um hábito dentro da sua equipe, para que ela passe a ser realizada “no automático”, por todos os membros. 

Conheça os benefícios do Agile Marketing a seguir:

Foco no cliente

Priorizar o cliente é um dos principais objetivos em todas as áreas de uma empresa e no Agile Marketing isso não é diferente. 

O foco nos interesses dos seus consumidores é de extrema importância para conquistar a confiança e a fidelidade dos mesmos. Se a sua marca não tiver esse fundamento como prioridade, pode ser que os seus resultados demorem mais para surgir ou nem aconteça. 

Inclusive, os clientes estão cada vez mais exigentes, necessitando agregar mais valor aos seus produtos e serviços, a fim de atender a suas expectativas.

Inovação

Você sente que a sua empresa precisa inovar? Seja nos processos ou nos produtos e serviços, é uma das grandes exigências do mercado para fazer a sua marca crescer e aumentar os resultados. 

Com o Agile Marketing, é possível obter mais inovações tendo o cliente no centro. Uma equipe que atua com esta metodologia, estará constantemente em busca de fazer entregas de valor para o cliente final, o que, consequentemente, acabará em inovações.

Além disso, o Marketing one to one, ou seja, que não visa uma hierarquia, mas sim uma equipe colaborativa contribui para buscar mais inovações e tornar os processos mais fáceis e ágeis. 

Adaptabilidade

Ter uma estratégia que seja adaptável de acordo com a mudança do mercado é essencial e com o Agile Marketing isso é possível. 

Em mundo corporativo em constante transformação e as empresas precisando acompanhar toda essa evolução, ter estratégias e ações “escrita em pedras” que não são mutáveis ou flexíveis pode tornar a sua empresa ultrapassada e desatualizada. 

Sendo assim, investir na metodologia ágil na área de Marketing é de extrema importância para garantir que os seus clientes tenham as suas entregas dentro do prazo, com mais eficiência e garantindo menores falhas.  

Melhoria na interação com os times

Você não quer ter uma equipe que não preza pela comunicação e está totalmente desalinhada quanto aos processos e objetivos da empresa, não é mesmo? 

Para te ajudar nesse desafio enfrentado por muitos empreendedores, o Agile Marketing foi desenvolvido para garantir que todos os membros da equipe estejam na mesma página, ou seja, comprometidos, alinhados e unidos para aumentar os resultados da marca e satisfazer os clientes. 

Sendo assim, é fundamental que este conceito esteja claro para todos os colaboradores, de modo que conheçam as técnicas e estejam dispostos e motivados a crescerem juntos. 

Bom exemplo para melhorar a interação entre os times é realizar reuniões periódicas, sejam elas de brainstorm, feedback, entre outras. 

Quais são as metodologias ágeis mais usadas no marketing?

Para entender melhor como funcionam as metodologias ágeis e quais as mais adequadas para serem usadas dentro do Marketing, listamos aquelas que mais se enquadram na área e podem ser extremamente úteis aos profissionais e gestores. 

Veja quais são elas a seguir e todas as características:

1. Scrum

O Scrum é um dos frameworks mais utilizados dentro do Agile Marketing. Isso porque ele trabalha em ciclos curtos de 1 a 4 semanas, conhecidos como sprints, que contribuem para aprimorar as campanhas e produtos. 

Esse tipo de metodologia ajuda as equipes a aprenderem através de experiências, a se organizarem enquanto trabalham em um problema e a refletir sobre suas vitórias e derrotas para melhorar continuamente.

Sendo assim, uma das prioridades do Scrum é a colaboração, ou seja, ele prevê que as equipes estejam sempre reunidas, melhorando a comunicação e integração entre cada membro, tornando as tarefas ainda mais eficientes e a entrega ainda mais rápida para o cliente.

No Scrum, são usadas algumas ferramentas visuais para o acompanhamento das atividades por todos os integrantes da equipe. São elas:

  • Product Backlog: um tipo de lista de ambições e como o grupo pretende alcançá-las;
  • Sprint Backlog: uma lista de projetos e os prazos que todos eles devem ser cumpridos;
  • Scrum Board: mostra as atividades de cada membro e o seu status atual no sprint. 

2. Kanban

A palavra Kanban tem origem japonesa e pode ser traduzida como painel. Ela consiste em um quadro, conhecido como Kanban Board, que permite facilmente visualizar todo o fluxo de trabalho. 

Quando relacionado ao Agile Marketing, ele funciona como framework que integra todas as etapas de trabalho e contribui para ter uma entrega mais assertiva e rápida para os clientes.

Ele é dividido em colunas que representam os passos de um projeto e, em um projeto de Marketing de Conteúdo, por exemplo, essas etapas podem ser divididas em pesquisa, planejamento, redação, design, edição, revisão, promoção, mensuração e otimização.

Diante disso, se a maior dor da sua equipe é entregar as tarefas dentro do prazo ou quando acontece um imprevisto, eles não sabem como resolvê-lo rapidamente, o ideal é adotar o Kanban para a rotina corporativa, de modo que irá auxiliar em todas as tomadas de decisões. 

3. Scrumban

O Scrumban é a junção das metodologias do Scrum com o Kanban e consiste na adoção das melhores características de ambos métodos. 

O quadro de tarefas é usado para visualizar as tarefas de cada sprint, de maneira que os times tenham uma visão ampla e simplificada do andamento do projeto.

Ele está sendo muito utilizado por indústrias onde o desenvolvimento de projeto e a manutenção andam de mãos dadas.

Os princípios de implementação do Scrumban básico incluem:

  • Começar com as cerimônias, quadros e funções que você usa agora;
  • Concordar em buscar melhorias para atingir um processo mais efetivo;
  • Respeitar as funções e responsabilidades atuais enquanto busca melhorá-las com facilidade.

4. Lean

Lean é um framework de metodologia ágil focado em simplificar processos. A palavra “lean” pode ser traduzida como “enxuto”, o que ajuda a entender a proposta da metodologia: tornar os processos mais enxutos para usar apenas o tempo e os recursos necessários.

Seguindo os princípios lean, líderes e gestores são capazes de aproveitar melhor o tempo dos colaboradores e aumentar a produtividade de suas equipes tomando algumas ações como:

  • identificar e eliminar os problemas que travam os processos;
  • garantir que o fluxo de trabalho esteja claro para todos, eliminando ruídos na comunicação;
  • indicar sempre quais demandas e entregas são prioritárias;
  • fornecer o suporte necessário para que a equipe possa efetuar entregas contínuas e de qualidade;

Sendo assim, a metodologia consiste na redução de complexidade das tarefas, sem perder a qualidade e o foco na satisfação do consumidor, além de garantir que a equipe se adapte rapidamente às respostas do mercado e facilite a inovação.

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Concluindo

O Agile Marketing é uma metodologia que veio para ficar e tende a crescer ainda mais nos próximos anos, já que seu propósito é ajudar times e organizações a extraírem seu máximo potencial num mundo em constante mudança.

Se você atua com marketing digital, sabe o quanto as inovações e as mudanças tem impactado no seu dia a dia e ter um aliado como o Agile Marketing para responder rapidamente é muito útil e eficaz.