Campanhas Performance Max: tudo o que você precisa saber

Já imaginou criar campanhas rápidas, que atingem novos públicos, diretamente pelas ferramentas do Google? Isso é possível graças às chamadas campanhas Performance Max, também conhecidas como campanhas PMax.

Baseadas em metas de conversão com ajuda da Inteligência Artificial (IA), elas podem ser utilizadas como um complemento para as palavras-chave em plataformas como o Google Ads.

Quer entender mais sobre como elas funcionam e como criá-las do zero? Preparamos a seguir um guia completo para você ficar por dentro dessas campanhas e suas possibilidades de uso.

Neste artigo:
campanhas performance max

O que são as campanhas Performance Max?

Primeiramente, é importante explicar com mais detalhes do que se tratam as campanhas PMax. Elas são um tipo de campanha presente no Google Ads que tem como base as metas, visando a simplicidade no gerenciamento, ao mesmo tempo que oferece um desempenho otimizado.

Elas podem ser usadas como um complemento para a aplicação das palavras-chave dos anúncios, gerando mais conversões para diferentes canais da rede do Google. Isso é possível graças à junção de dois fatores principais: a utilização de recursos de Inteligência Artificial e a concentração em operadores de desempenho.

Como a IA está inserida nas campanhas PMax?

A Inteligência Artificial é utilizada para ajudar na segmentação do público e entregar campanhas de Performance Max com mais velocidade e volume de busca. Alguns dos recursos que ela proporciona incluem:

  • Geração de criativos e edição de imagens com tecnologia automatizada;
  • Melhorias na qualidade e formato de anúncios;
  • Ferramentas de vídeo do Gemini, IA do Google.

Segundo os dados internos do próprio Google, anunciantes que já utilizam a geração de recursos com IA ao criar campanhas de Performance Max têm 63% mais probabilidade de criar uma campanha boa ou excelente com os recursos de qualidade de anúncios.

Porém, vale ressaltar que é preciso saber orientar a IA com as recomendações mais apropriadas para seus objetivos, com o intuito de criar resultados significativos.

E quais são os principais operadores de desempenho para campanhas Performance Max?

Em relação aos operadores de desempenho, as campanhas de Perfomance Max consideram aspectos como:

  • Indicadores de público-alvo;
  • Metas de conversão;
  • Lances no leilão do Google Ads;
  • Dados de orçamento;
  • Atribuições;
  • Programação;
  • Métricas como o Retorno Sobre Investimentos em Publicidade (ROAS);
  • Criativos.

Quais os principais canais que podem se beneficiar com as campanhas Performance Max?

Com as campanhas Performance Max, seus anúncios podem ser veiculados em diferentes canais e plataformas da rede do Google, incluindo:

Rede de Pesquisa

No próprio buscador do Google, as campanhas podem ganhar destaque como os primeiros links clicáveis na página, sendo indicadas para quem busca produtos similares à pesquisa realizada.

Rede de Display

O Google também conta com a rede de display, que disponibiliza suas campanhas PMax para sites parceiros, por meio de banners e recursos gráficos.

YouTube

Nessa plataforma de vídeos, as campanhas entram como anúncios in-stream e também como banners de sugestão na parte inferior do vídeo, sendo ideal para públicos que consomem conteúdo audiovisual.

Gmail

Na ferramenta de e-mail do Google, as PMax podem aparecer, mais uma vez, como banners laterais, ou ainda em formato de anúncio expansível para o público dentro do e-mail.

Google Discover

Outro canal que pode utilizar das campanhas PMax é o Google Discover, em que são realizadas sugestões de anúncios com base nos interesses do público-alvo, sendo uma plataforma indicada para alcançar novos públicos.

Quando e com quem usar as campanhas PMax?

Agora que você já está por dentro de como funcionam as campanhas de Performance Max, é importante avaliar o melhor momento para aplicá-las dentro dos seus objetivos:

Para metas de conversão

Quando você precisa estipular metas tangíveis relacionadas aos seus anúncios, é válido considerar o uso das campanhas PMax, de acordo com o seu objetivo. 

Por exemplo, elas servem para orientar os potenciais clientes a fornecerem algum tipo de informação para contato, gerando leads.

Ou então para quem quer elevar o número de vendas em um site ou e-commerce. Serve também para quem busca aumentar as visitas presenciais, em uma loja física.

Para melhorar o desempenho de uma campanha

Muitas vezes, mesmo um anúncio com um criativo bem produzido pode não atingir os resultados esperados por você. 

Nesses casos, pode ser importante considerar o desempenho da sua campanha por meio de uma PMax para impulsionar o desempenho, contanto que não existam restrições para os canais de exibição do anúncio.

Também pode funcionar quando você precisa rever um valor de conversão que ultrapassa o usado nas campanhas tradicionais por meio da busca orgânica de palavras-chave.

Para agregar as duas redes do Google

O Google Ads trabalha com duas frentes de divulgação: a rede de pesquisa, com conteúdos de veiculação interna, e a de display, que é feita em sites parceiros. As campanhas PMax podem ser usadas para abraçar os dois espaços ao mesmo tempo, ao invés de separá-los.

Quais as vantagens de se fazer campanhas Performance Max?

Optar pelas campanhas Performance Max para seu negócio pode trazer uma série de benefícios:

Automação e agilidade

Como um fator intrínseco ao uso das PMax é a Inteligência Artificial do Google. Um de seus principais benefícios é a automatização dos anúncios, o que gera economia de tempo para o seu dia a dia.

A IA consegue processar informações de segmentação de público, estratégias de indicação das campanhas e oportunidades que, se fossem feitas manualmente, demandariam muito tempo e esforço. Com isso, é possível obter resultados cada vez mais ágeis.

Relatórios mais completos

Para entender como as campanhas estão sendo eficazes para seu negócio, é necessário contar com relatórios detalhados, que considerem desde o tipo de imagem ou vídeo veiculado até o público atingido para calcular se o retorno compensou.

Nesse sentido, as campanhas PMax disponibilizam uma série de insights valiosos para que você possa conferir uma análise minuciosa de cada ação tomada e como ela afetou a performance do seu anúncio.

Novos públicos alcançados

As campanhas Performance Max possibilitam que seu anúncio seja veiculado para novos públicos, uma vez que ela combina a velocidade da IA com os operadores de desempenho, aumentando, assim, o alcance do seu conteúdo.

Mais conversões com significado

Em vez de realizar uma publicidade que atinja diferentes objetivos, como aumentar compras online, captar mais leads ou melhorar o número de visitas presenciais para uma loja, as PMax permitem que você foque em uma dessas metas para gerar conversões mais eficazes.

E quanto às desvantagens?

Assim como toda ferramenta, as campanhas Performance Max também possuem um ponto que requer cuidado: o orçamento gasto, provavelmente, aumentará

Afinal, se antes você gastava X valor para uma campanha convencional, é preciso avaliar o quanto será investido em campanhas com maior performance. 

Além disso, você tem menos possibilidade de fazer ajustes manuais em casos de erros nos criativos, visto que a campanha é automatizada pela IA.

Como fazer as campanhas PMax? Confira o passo a passo em 6 etapas

Uma vez que você já compreende todos os benefícios e usos das campanhas Performance Max, é hora de colocá-los em prática e descobrir o quão efetivo esse tipo de anúncio pode ser:

1. Defina suas metas

O primeiro passo consiste em criar sua conta ou fazer login no Google Ads. Uma vez conectado, clique no botão de adição para criar uma nova campanha. Selecione o objetivo que esteja alinhado ao seu negócio e escolha depois o tipo “campanha de maior desempenho” ou “Performance Max”.

2. Acrescente os temas associados

Depois, selecione termos como palavras-chave relacionadas que podem ser usadas para enriquecer a procura da Inteligência Artificial ao segmentar seus anúncios. Você pode selecionar até dez temas diferentes de pesquisa com esse intuito.

3. Estime seu orçamento

Na sequência, será necessário definir o orçamento da sua campanha PMax, para determinar quanto você irá gastar, em média, com os seus anúncios otimizados. Também é o momento de ajustar a sua estratégia de lances do leilão do Google Ads.

4. Configure sua campanha

Nessa etapa, você pode definir algumas configurações que incluem a periodicidade dos anúncios, a forma como podem ser programados pela IA do Google, os idiomas e locais que as campanhas de Performance Max podem ser veiculadas, horários de preferência, entre outros detalhes.

5. Aplique extensões

Uma vez que o anúncio já está configurado, vale a pena verificar quais extensões incluir na campanha, como as de localização, de contato, de aplicativos, de links relevantes, de preço, entre outras.

6. Faça a publicação

Uma vez que todas as etapas foram bem definidas, clique em “publicar campanha” e espere que a Inteligência Artificial termine de fazer o restante do trabalho para você. Em questão de dias, será possível comparar os resultados de cada período e definir suas próximas estratégias.

Como aumentar o desempenho de uma campanha PMax

Como pudemos observar, é difícil fazer alterações manuais com a IA uma vez que uma campanha PMax já está sendo veiculada. Ainda assim, é válido tentar enriquecer a ferramenta para que ela conheça cada vez mais o tipo de público que você almeja.

Confira a seguir algumas dicas para aumentar esse desempenho:

Controle os investimentos

Investir nas campanhas de Performance Max é, de fato, um passo importante. E, claro, ao ver que os resultados estão chegando, é importante direcionar a IA para o que funciona e afastá-la do que não surtiu efeito. 

Por isso, busque uma estratégia que aplique investimentos, mas em pequena escala. Por exemplo, em uma faixa de 10% a 20% na variável semanal, pois é um valor que não chega a ser risório para alterações no modus operandi da IA e nem excessivo para confundir o sistema.

Dê informações sobre seu público

Antes de configurar a campanha, você lembra que uma das etapas sugeria incluir palavras-chave e temas relacionados ao público? Continue trazendo essa segmentação para a Inteligência Artificial e ceda outras informações que podem enriquecer o entendimento da ferramenta.

É o caso de importar listas de mailings, clusters e assinantes de newsletters, leads de formulários de Landing Pages, entre outros públicos de interesse.

Deixe seu anúncio completo

Além das informações sobre o público, o criativo do anúncio também requer um detalhamento para aumentar o desempenho das campanhas de Performance Max. Por isso, procure trazer informações variadas, incluindo:

  • Tipo de produto;
  • Marca;
  • Título descritivo;
  • Categorização do Google;
  • Entre outros detalhes.

Filtre os termos relevantes

Você também consegue excluir o uso de palavras negativas ou que estejam erroneamente associadas ao seu anúncio para que a Inteligência Artificial compreenda que deve seguir outro caminho para uma veiculação efetiva.

Alimente o machine learning

Ao exemplificar um grupo de anúncios similares para a IA, é possível que ela memorize os padrões e consiga identificar com quais frentes trabalhar. Busque criar grupos de recursos com até 20 imagens e cinco logotipos, pelo menos.

Adicione ainda cinco vídeos ou imagens correlacionadas, além de cinco títulos curtos, de até 30 caracteres, e 5 títulos longos com cerca de 90 caracteres nos copies. Insira ainda descrições curtas e longas, e layouts padrões de acordo com sua marca.

Conheça o curso de campanhas Performance Max da Mirago

Para impulsionar a sua estratégia de marketing digital, conte com o curso Campanhas PMAX no Google Ads da Mirago. 

Com ele, você aprender a configurar e gerenciar campanhas de Performance Max no Google Ads para gerar resultados em diversas plataformas do Google, além de utilizar a automação e a Inteligência Artificial do Google para melhorar o desempenho das campanhas.

Aprenda a usar técnicas para otimizar criativos e alocações de orçamento para maximizar o alcance e a conversão das suas campanhas. 

Obtenha ainda estratégias de acompanhamento e análise de dados para ajustes em tempo real, otimizando o retorno sobre o investimento (ROI).

Como conteúdo do curso, você poderá conferir:

  • Fundamentos e bases para iniciar suas campanhas;
  • Recursos para utilizar a automação para otimizar seu tempo e resultados;
  • Grupo de Recursos para gerenciar seus anúncios de forma eficaz;
  • Técnicas de segmentação para atingir os públicos certos;
  • Melhores práticas e dicas para impulsionar suas campanhas;
  • Análise de dados para aprimorar e ajustar suas campanhas em tempo real.

Outros cursos de Google Ads

Domine o Google Ads com os diversos cursos que a Mirago oferece. Confira alguns outros:

Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.

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