YouTube Ads: o que é e como usar 

O YouTube se consolidou como uma das plataformas mais relevantes da internet e, se você busca estar atento ao que está em alta no mundo do marketing digital, precisa entender sobre o YouTube Ads e suas funcionalidades

Ao ser utilizado de maneira correta, esse serviço do Google contribui de forma efetiva para diferentes estratégias, da expansão de conhecimento de marca até o aumento das vendas. 

Esse é um assunto que se torna ainda mais relevante ao considerarmos o cenário de aumento no consumo de vídeos. E, claro, o YouTube segue como a principal mídia social que concentra exclusivamente esse formato de conteúdo. 

Por isso, hoje viemos explicar pontos importantes sobre essa ferramenta e dar dicas que vão te ajudar a aproveitá-la da melhor forma possível. Boa leitura! 

Neste artigo:
YouTube Ads

O que é o Youtube Ads?

YouTube Ads é uma ferramenta do Google que possibilita que as marcas façam anúncios dentro da plataforma. As peças publicitárias, muitas vezes também em formato de vídeos, aparecem para todo o público que não é assinante do YouTube Premium. 

Como outros produtos que fazem parte do Google Ads, o YouTube Ads permite que sejam feitas diferentes segmentações para o alcance do público desejado, além de ajustes de orçamentos, projeções de alcance e até acompanhamento de métricas. 

Por que anunciar no YouTube?

O YouTube Ads tem feito cada vez mais sucesso e isso não é mero acaso. 

São várias as vantagens de anunciar nessa plataforma, seja pelos números expressivos de usuários ou até mesmo pelo que a ferramenta oferece. Confira alguns dos benefícios a seguir. 

Potencial de alcance 

Estima-se que atualmente cerca de 2,5 bilhões de pessoas usam o YouTube no mundo. E falando especificamente do Brasil, o cenário pode ser ainda mais promissor.

Em um levantamento realizado pelo SemRush, o YouTube está no topo da lista dos sites mais acessados no Brasil. Só no mês de julho de 2022 foram cerca de 3,9 bilhões de acessos. 

Além disso, de acordo com um estudo feito pela Sortlist, o YouTube é o aplicativo em que os brasileiros mais gastam tempo. A pesquisa aponta que a média de tempo semanal de uso dessa plataforma no país é de 23 horas e 12 minutos. Quase um dia inteiro por semana. 

Conquista de novos clientes

O próprio Google já divulgou dados importantes sobre o potencial do YouTube para conquista de clientes e crescimento em vendas. 

dados sobre o youtube e as vantagens ao usar a plataforma para as marcas anunciantes

Segmentação avançada

Cada marca tem suas próprias necessidades e busca atingir diferentes públicos. O YouTube Ads também leva isso em consideração. 

Dentro da plataforma é possível realizar diferentes tipos de segmentações que consideram diversas variáveis e podem tornar os anúncios muito mais assertivos, atingindo quem realmente tem interesse pelo seu tipo de produto ou serviço. 

Aumento de seguidores e de tráfego 

Como parte de uma boa estratégia de tráfego pago, anúncios do YouTube Ads podem ter CTAs (Call-to-actions) que levam para redes sociais ou até mesmo para o site da sua empresa. 

Além disso, os anúncios podem trazer mais seguidores para o próprio canal da marca no YouTube, já que pessoas interessadas no produto ou serviço podem entrar nele para saber mais — nesse caso, é preciso que a empresa já tenha uma boa estratégia de conteúdos na plataforma. 

Pagamento justo 

O preço a ser pago por anúncio varia de acordo com os resultados, considerando a ação que foi selecionada para a campanha: pode ser por CPV (Custo por Visualização) ou por CPC (Custo por Clique). 

Também é você quem vai definir o valor máximo que essas ações podem custar. Se o orçamento total for alcançado, a ferramenta vai parar a campanha. Isso dá tranquilidade para que você não gaste mais do que pode. 

Quais os tipos de anúncio no Youtube Ads?

As opções de formato de anúncios também são variadas dentro do YouTube Ads. Os principais são: 

Anúncios in-stream puláveis

São aqueles anúncios em vídeo que têm duração mais longa e que permitem que quem está assistindo pule o anúncio depois de cinco segundos. Os in-stream puláveis podem aparecer antes, durante ou após outros vídeos.

exemplo de Anúncios in-stream puláveis youtube ads

Anúncios in-stream não-puláveis

Já os anúncios in-stream não-puláveis costumam ter no máximo 20 segundos, já que, como o próprio nome diz, não é possível pular. Quem está no vídeo será “obrigado” a ver o anúncio para depois ver o que deseja. Esse tipo de anúncio também aparece antes, durante ou após outros vídeos.

Anúncios in-stream não-puláveis

Anúncios em vídeo In-Feed ou Discovery 

Os anúncios em vídeo In-Feed, também conhecidos como Discovery, aparecem de forma mais discreta, como uma miniatura do vídeo com texto próximo a outros conteúdos. 

Eles são apresentados nos resultados da pesquisa do YouTube, no feed “Assistir a seguir” e no feed da página inicial do aplicativo. A ideia desse tipo de anúncio é convidar o usuário a clicar para assistir o vídeo. 

Anúncios em vídeo In-Feed ou Discovery

Anúncios bumper 

O anúncio bumper costuma ser adotado com o objetivo de alcance para que mais pessoas conheçam uma marca. Isso porque são aqueles vídeos bem curtinhos, de até seis segundos. Nesse caso, a mensagem tem que ser passada de forma simples e impactante. 

exemplo de anúncios bumper no youtube ads

Anúncios overlay 

São anúncios em formato de imagem e/ou texto que aparecem na parte inferior do vídeo e, por isso, exibidos apenas na versão do YouTube para computador. 

Anúncios overlay no youtube

Quais os tipos de segmentação que você pode utilizar no Youtube Ads?

Como citado anteriormente, é possível segmentar os anúncios dentro do YouTube Ads para alcançar pessoas que façam sentido para seu negócio. 

São dois métodos disponíveis: segmentação por público-alvo e segmentação de conteúdo. Cada um deles tem diversas variáveis, as quais mostraremos a seguir. 

1. Métodos de segmentação por público-alvo

Esse método é ideal para que você possa definir quem você deseja alcançar, de acordo com diferentes informações. A seguir apresentamos algumas delas: 

  • Grupos demográficos: engloba gênero, a idade, renda familiar e até mesmo se a pessoa já tem filhos. 
  • Informações demográficas detalhadas: leva em conta outras características mais específicas que os usuários tenham compartilhado, como escolaridade, por exemplo. 
  • Interesses: possibilita a escolha entre diferentes categorias de público-alvo com pessoas interessadas em determinados tópicos:
    • Segmentos de afinidade: alcança pessoas que já têm grande interesse em tópicos selecionados por você.
    • Segmentos de afinidade personalizada: serve para que você mesmo crie públicos-alvo mais adequados para sua marca. 
  • Eventos importantes: considera mudanças no comportamento de compra e as preferências durante eventos importantes da vida, como mudança de endereço e casamento.
  • Segmentos no mercado: impacta clientes que já estão pesquisando sobre produtos ou serviços como os que você oferece.
    • Segmentos personalizados: busca alcançar pessoas no momento da decisão de compra, com base nas palavras-chave que pesquisaram recentemente no Google.

2. Métodos de segmentação de conteúdo

Já esse segundo método de segmentação permite que você defina onde quer exibir os anúncios, de acordo com as seguintes informações.

  • Canais: aqui você consegue segmentar veiculações, vídeos, aplicativos, sites e até mesmo canais nos sites. Essa segmentação pode incluir:
  • Canais do YouTube
  • Vídeos do YouTube
  • Sites na Rede de Display do Google
  • Apps na Rede de Display do Google
  • Tópicos: permite a segmentação para tópicos específicos. Por exemplo, você pode segmentar o tópico “Marketing” para que seu anúncio apareça no YouTube para pessoas que assistem vídeos sobre o assunto.
  • Palavras-chave: permite anúncios com base em palavras ou frases que aparecem em vídeos e canais e que seu público-alvo tem interesse.
  • Dispositivos: serve para que você selecione que seu anúncio seja veiculado só para pessoas que estão usando smartphones, por exemplo. 

Como anunciar no YouTube? Confira o passo a passo 

1. Crie suas contas no Google, no YouTube e no Google Ads 

Como o YouTube pertence ao Google, para criação de anúncios no YouTube Ads é preciso acessar o Google Ads. Por isso, é interessante que a conta Google já seja exclusiva da sua empresa, o que vai facilitar a ativação do YouTube. Com esse mesmo e-mail é preciso criar uma conta no Google Ads e vinculá-la à conta do YouTube

2. Adicione uma nova campanha no Google Ads

Com as contas vinculadas, clique no botão azul “+” e, então, clique em “Nova campanha”. Se preferir, pode clicar direto em “+ nova campanha”, que fica no centro da página.

3. Escolha o objetivo do anúncio

Nessa etapa você vai deixar claro para o Google qual seu objetivo ao veicular essa campanha. Você quer vender, conquistar novos leads ou aumentar o tráfego no site? Esses são alguns exemplos que você pode selecionar. 

4. Defina o tipo de anúncio

Aqui, primeiro você vai escolher entre os tipos de campanha “Rede de Display” ou “Vídeo”. Depois de selecionar “Vídeo”, você vai determinar qual o tipo de anúncio faz mais sentido naquele momento. 

5. Faça a configuração da campanha 

É a parte em que você define pontos importantes como a estratégia de lances, período de veiculação, orçamento, idioma, entre outros pontos. 

6. Selecione o grupo de anúncios

Chegou a hora de selecionar as informações relevantes de segmentação para que seu anúncio alcance o público-alvo. Você também vai precisar definir o lance que quer dar pelo grupo. 

7. Faça o upload do anúncio 

A última etapa é fazer o upload do arquivo que será exibido no anúncio ou, caso ele já esteja no YouTube, copiar a URL do vídeo na barra de busca. Também é nessa etapa que você deve colocar os links de CTA (call to action ou chamada para ação, em português). 

Quer ver o passo a passo de forma mais prática? Assista um tutorial completo no vídeo abaixo. 

Otimização de campanhas no YouTube Ads

Após o lançamento de sua campanha no YouTube Ads, vem uma outra etapa essencial para o alcance dos resultados esperados: a de monitoramento e otimização.  

Ao realizar o acompanhamento da performance da campanha, você consegue fazer pequenos ajustes sempre que necessário, adequando-os ao prazo e ao orçamento estipulados e melhorando o desempenho para alcançar seus objetivos. 

Não sabe como funciona este processo? Para ajudar, também temos um vídeo tutorial que vai te apresentar as melhores formas de otimizar suas campanhas na plataforma. Confira: 

Aprenda mais sobre Google Ads e campanhas no YouTube Ads

Com todas essas informações sobre YouTube Ads, evidenciamos que, para anunciar na ferramenta, é necessário entender bem sobre todo o universo que envolve o Google Ads.

Apesar dessa ser uma ferramenta extremamente intuitiva, se você quer conhecer todas as suas funcionalidades e aproveitar todos os benefícios que ela pode gerar, vale a pena se dedicar a aprender sobre a plataforma com mais profundidade. 

Quer saber tudo sobre Google Ads? Então conheça os cursos da Mirago. Você pode começar pelo Curso Google Ads – Rede de Pesquisa, que vai te ensinar desde o primeiro passo para criação de campanhas de Rede de Pesquisa do Google. 

Depois dessa formação, ou se você já tem alguma experiência com Google Ads, vale a pena investir no Curso Google Ads – Display. Você vai sair dele sabendo tudo o que precisa para executar campanhas de remarketing, anúncios na rede de display e muito mais. E é claro que ele conta com um módulo totalmente dedicado ao YouTube Ads

Você vai aprender online, adequando as aulas aos seus horários e definindo o ritmo que quer seguir. E ainda vai ter acesso a fóruns de dúvidas e, é claro, ao seu certificado de conclusão. Vá além com a Mirago. 

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Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.

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