Vender pelo Instagram é uma realidade para muitos negócios. Utilizar o poder das redes sociais como canais de atração e aquisição de clientes é algo que você deveria dominar.

Muitas empresas que atuam no B2C (vendem diretamente para consumidores) utilizam as mídias sociais para se relacionar com seu público. Apesar de empresas que atuam com B2B (empresas que vendem para outras empresas) também conseguirem usufruir de seus benefícios, a maior força ainda se concentra no primeiro caso.

Muitas das coisas que falaremos neste artigo também servirem para outras mídias sociais, mas o foco aqui é trazer várias ideias sobre como você pode vender pelo Instagram.

Vamos a elas?

1. Defina muito bem quem é sua Persona

Para que você (ou sua marca) consiga ser relevante para uma audiência, é preciso conhecê-la a fundo. Só assim será possível criar conteúdos e histórias que ressoem com este público e faça com que você consiga se relacionar com ele.

Lembre-se sempre: a ferramenta, neste caso, o Instagram, é apenas o meio, mas a definição de sua estratégia de comunicação com esta audiência é o que fará a diferença.

Se você não sabe como definir claramente sua persona, indico nosso Curso de Marketing Digital Grátis para Iniciantes. Ali você terá algumas aulas que vão te ajudar muito neste processo.

2. Tenha um perfil comercial no Instagram

A primeira coisa que você deve fazer é transformar seu perfil numa conta comercial. Separei o passo a passo para você seguir no app:

Para converter o perfil pessoal para perfil comercial no Instagram, siga o passo a passo:

1 – Acesse as configurações do seu perfil no Instagram.

2 – Clique em “Conta”;

3 – Encontre a opção “Mudar tipo de conta”, clique nela e depois “Mudar para conta comercial”;

4 – Escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo” ou “Empresa”;

5 – Selecione a categoria que melhor te descreve;

6 – Escolha as opções de exibição do perfil;

7 – Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta se tornar pública.

Prontinho! Seu perfil comercial está ativado e você está deu seu primeiro passo para vender pelo Instagram.

Vantagens de um perfil comercial

Acesso a métricas sobre suas postagens

No perfil comercial você terá acesso a métricas como:

  • Alcance: demonstra quantas contas únicas seu post atingiu
  • Impressões: demonstra qual número total de visualizações de seu post (uma única conta pode ver seu post 3x)
  • Visualizações de vídeos: apresenta o número de vezes que seu vídeo foi visto por uma conta. São contabilizadas apenas visualizações de mais de 3 segundos;
  • Cliques: mostra o número de usuários que acessaram seu link da bio;
  • Salvos: mostra o número de usuários que salvaram um determinado post;
  • Respostas (Stories): mostra o número de pessoas que assistiram seu conteúdo e enviaram um direct de lá;
  • Saídas (Stories): mostra o número de vezes que um seguidor saiu de seus Stories para um outro perfil;

Acesso a informações sobre seu público

Com a conta comercial, você terá acesso a dados demográficos de sua audiência:

  • gênero
  • idade
  • país
  • cidade

Inserções de botões interativos

Além do link da BIO, outra vantagem que a conta comercial do Instagram traz é a possibilidade de adicionar botões interativos como e-mail e telefone, por exemplo.

Facilitar o contato com você ou sua empresa é o primeiro passo para vender pelo Instagram, certo?

Promover seus posts

Por fim, uma conta comercial permite que você comece a patrocinar seus posts diretamente pelo app. É claro que você terá que configurar algumas coisas, como meio de pagamento, por exemplo, mas depois disso você já pode promover seus posts.

O interessante é que você tem algumas possibilidades de segmentação de público e também acesso a relatórios sobre seus resultados.

Com todas estas vantagens agora está claro porque uma conta comercial vai ter ajudar a vender pelo Instagram, certo?

3. Capriche na BIO

Assim como você lê uma matéria de jornal, revista ou mesmo um anúncio e se depara primeiramente com o título, no Instagram, uma das primeiras coisas que um usuário irá olhar é para sua BIO.

Não importa o que você faz e o segmento que você atua. Preste muita atenção nisto:

É seu dever fazer com que qualquer pessoa que acesse seu Instagram entenda o que você faz em poucos segundos.

Isso é muito importante caso você queira vender pelo Instagram. É preciso deixar claro o que você ou sua marca faz desde o começo.

Isso não significa que um usuário recém-chegado já vai comprar de você, mas para reter o maior número de pessoas, sua BIO deve ser convidativa e clara.

Apesar do espaço relativamente curto (são 150 caracteres), é possível fazer uma boa descrição, inclusive utilizando emojis, se fizer sentido para seu negócio.

4. Invista no design

Se você quer realmente vender pelo Instagram, existem algumas coisas que não dá para fugir. Numa rede social como esta, que é muito baseada em imagens, é indispensável ter um bom design em suas peças.

Sim, trata-se de algo básico e até óbvio, mas infelizmente muitas pessoas e marcas ainda erram aqui. Você pode me dizer: “Mas o que importa é o conteúdo, certo?” Certo. O conteúdo vale muito, mas um bom conteúdo acompanhado de um bom design vai render muito mais, acredite.

5. Tenha uma estratégia de conteúdo

Ter uma estratégia de conteúdo é fundamental para crescer o número de seguidores e o engajamento em sua conta.

  • Defina seus objetivos
  • Sobre o que você fala?
  • Pra quem fala?
  • Quais tipos de conteúdo vai postar?
  • Quais formatos?
  • Qual a Periodicidade?
  • Como vai avaliar os resultados?

Este último ponto é importante. Uma estratégia não é algo fixo, imutável. Pelo contrário, você precisa testar e entender o que faz sentido para sua audiência. Durante este percurso haverão ajustes a serem realizados.

O mais importante é ser consistente e executar o que você planejou.

6. Aprofunde o relacionamento nos Stories

Os Stories são um sucesso dentro da plataforma e se você quer vender pelo Instagram deve utilizá-lo para aprofundar o relacionamento com sua audiência.

Se você olhar de maneira estratégica, verá que os Stories poderão ser utilizados para aumentar o engajamento com sua audiência ao mesmo tempo em que aceleram o processo de decisão de compra.

Como assim?

Nos Stories você tem a oportunidade de criar conteúdos mais aprofundados e, com isso, consegue, aos poucos: educar, entreter, informar e persuadir sua audiência para algo que você vende. E aqui a mágica começa a acontecer.

Algumas dicas para os Stories:

Seja frequente

Utilize os Stories com frequência. O algoritmo do Instagram ampliará seu alcance na medida em que você é frequente e consegue chamar a atenção de sua audiência para seu conteúdo. Se você conseguir fazer com que seus seguidores assistam seus Stories e se engajem com eles suas chances de vender pelo Instagram aumentam muito.

Mostre os bastidores

Use o formato para mostrar seu dia a dia ou o dia a dia de sua empresa. O famoso “por trás das câmeras”. As pessoas geralmente gostam disso.

Está fazendo uma reunião com outras pessoas? Compartilhe nos Stories? Está criando um novo produto? Que tal atiçar a curiosidade do público, sem dar maiores detalhes? Você entendeu a ideia.

Faça vídeos

Os vídeos ajudam a humanizar sua marca e a se conectar com sua audiência. Lembre-se: pessoas se conectam com pessoas.

É claro que depende do seu nicho, mas hoje boa parte dos smartphones são capazes de gravar vídeos com boa qualidade. Você não precisa de uma super produção para começar.

Além disso, atualmente existem muitas ferramentas que te ajudam na edição de vídeos, incluindo alguns aplicativos que fazem edições básicas. Alguns exemplos bem conhecidos são:

Abra caixinhas de perguntas

Já dissemos que para vender pelo Instagram é preciso conhecer a fundo seu cliente. E nada melhor do que ouvir diretamente deles as dúvidas, preocupações, medos e sonhos. Você pode descobrir tudo isso simplesmente perguntando a eles. Utilize a ferramenta “caixinha de perguntas” dos Stories.

Marque outros perfis (que façam sentido)

Nos Stories é bem comum que pessoas marquem outras pessoas e isso também vale para marcas. É claro que a marcação precisa fazer sentido e estar inserida dentro de um contexto.

Esta estratégia funciona na medida em que o outro perfil marcado compartilha seu post com a audiência dele (e, parte daquele público, terá contato com sua marca pela primeira vez). É uma maneira interessante de conseguir novos seguidores. Mas novamente: Use esta estratégia com moderação.

Faça Enquetes

Faça enquetes inteligentes com sua audiência e procure entender mais sobre o comportamento das pessoas que te seguem. Isso pode te trazer novos insights para vender pelo Instagram.

Conte histórias

A arte de contar histórias pode te ajudar no engajamento maior de sua audiência. As pessoas adoram ouvir e ler sobre histórias e os Stories são ótimos para isso. Use as histórias a seu favor, engaje seu público e o algoritmo te recompensará com mais alcance.

Estudar sobre storytelling e narrativas é essencial para se tornar um(a) bom(a) contador(a) de histórias. Só existe uma forma de se aprimorar nisso: a prática. Quanto mais praticar, mais conseguirá contar boas histórias com o passar do tempo.

Divulgue cases de sucesso e depoimentos

Uma forma de acelerar o processo de decisão de compras das pessoas que se interessam por seu produto ou serviço é mostrar depoimentos e casos de sucesso de outras empresas e marcas.

Os Stories são ótimos para isso, mas você também poderá utilizar outros formatos da plataforma como posts no feed e IGTV.

Uma outra dica é inserir um “destaque” no seu perfil com os principais depoimentos de seus clientes. Desta forma, cada novo usuário que chegar ao seu perfil terá a possibilidade de visualizar aquele conteúdo.

Aqui na Mirago temos alguns destaques com depoimentos de ex-alunos do curso Marketing Digital Expert e também do Plano PRO, por exemplo.

7. Faça parcerias com Influenciadores

O Instagram está cheio de gente que domina a ferramenta e tem audiências engajadas. Estas pessoas são chamadas de influenciadores e você pode se associar a elas para aumentar seu alcance e engajamento.

Os influenciadores podem ser segmentados em:

  • Nano – de 1 a 10 mil seguidores
  • Micro de 10 a 50 mil seguidores
  • Médio – de 50 a 500 mil seguidores
  • Macro – de 500 mil a 1 milhão de seguidores
  • Mega – Mais de 1 milhão de seguidores

Como vê, você não precisa falar com um mega influenciador no início. Pode começar pequeno e entender quais influenciadores podem ter um fit com sua audiência. O caminho é testar. Você vai errar no caminho, aprender e melhorar.

8. Utilize Lives e vídeos no IGTV para se aprofundar no funil

Como mencionamos anteriormente na parte dos Stories: uma das principais funções das mídias sociais é acelerar o processo de decisão de compra da sua audiência. E você constrói isso com relacionamento.

Uma das principais funções das mídias sociais é acelerar o processo de decisão de compra da sua audiência. E você constrói isso com relacionamento.

funil de mídias sociais
Modelo de funil de mídias sociais e suas etapas

Sendo assim, você pode oferecer conteúdos mais aprofundados e densos (entregando mais valor) por meio de lives e vídeos no IGTV.

9. Responda comentários

Responda os comentários de seus seguidores. É ali que podem surgir dúvidas, questionamentos que podem ajudar tanto a pessoa que fez a pergunta quanto várias outras que podem ler os comentários. Lembre-se sempre disso: Numa mídia social, uma única resposta a um comentário pode ser lido por várias pessoas, portanto, capriche nas respostas.

Além de ajudar sua audiência, você estará contribuindo com o algoritmo do Instagram (quanto mais movimentos nos comentários, mais engajamento – e o algoritmo entende que suas postagens estão sendo relevantes e oferece mais alcance em postagens futuras).

10. Configure o Instagram Shopping

Se você deseja vender pelo Instagram então não tem como ficar de fora do Instagram Shopping.

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é um recurso da plataforma que permite que você exiba seus produtos (com preços) por meio de um nova aba no feed do aplicativo. Esta nova aba apresenta um ícone que representa uma sacola.

Com o Instagram shopping ativado você terá a oportunidade de divulgar melhor seus produtos, incluindo links para cada um deles. Ao clicar em um produto o usuário tem a oportunidade de visualizá-lo num formato maior e também ser redirecionado ao seu site, onde poderá realizar a compra.

Além deste recurso o Instagram Shopping também oferece outras funcionalidades bem interessantes como divulgar produtos via Stories e até mesmo na aba “Explorar”. Se quiser que nós façamos um post só sobre Instagram Shopping, deixe um comentário no texto abaixo ;)

Como saber se minha conta é elegível a ter o Instagram Shopping?

Existem alguns pré-requisitos para que você consiga ter acesso à essa funcionalidade. Em resumo:

  • Você deve estar num mercado elegível (a boa notícia é que o Brasil é um deles)
  • Você deve ter um perfil comercial ou de criador de conteúdo em sua conta de Instagram;
  • É necessário ter um produto que seja elegível pela plataforma;
  • A marca precisa cumprir o Acordo de Vendedor e as Políticas de Comerciais do Facebook;
  • Sua empresa deve ter um domínio de site no qual pretende vender

Como configurar minha conta no Instagram Shopping?

O Instagram disponibiliza um material completo com o passo a passo que você precisa seguir para vender pelo Instagram.

Mas, em resumo, você tem 7 etapas a cumprir:

11. Tenha CTAS atrativos

Escolha bons CTAs (Call to Action, em inglês – ou chamada para ação) em todos os seus conteúdos e também na BIO. Pode parecer um item de menor relevância, mas é o CTA que faz uma pessoa tomar uma ação (ou não). Sendo assim, é importante entender qual o objetivo de cada postagem para que você direcione corretamente as melhores chamadas para a ação.

12. Invista em distribuição de conteúdo (tráfego pago)

Você pode vender pelo Instagram somente com uma estratégia orgânica? Pode. No entanto, ao ter uma estratégia de distribuição de conteúdo (com tráfego pago), você potencializa seu alcance e, consequentemente, seus resultados (partindo da premissa que seu conteúdo é bom e atrativo).

Uma dica: Entenda quais são seus conteúdos orgânicos que melhor tem engajamento e separe um orçamento mensal para investir nestes conteúdos. A probabilidade deste conteúdo pago obter bons resultados aumenta já que você teve um bom feedback orgânico.

Outra dica: Aprenda a utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook para criar seus anúncios por lá. Você até pode patrocinar seus posts diretamente pelo app, porém você terá muitas limitações em relação à segmentação de público e relatórios. Invista um tempo para aprender sobre como anunciar no Instagram e tenha melhores resultados.

Concluindo

Vender pelo Instagram não só é possível como desejável. Você viu algumas dicas para colocar em prática aqui (algumas mais óbvias, outras menos), mas o importante é você ter consistência e frequência.

Não existe nenhuma bala de prata para aumentar suas vendas pelo Instagram, o que existe é relacionamento, conteúdo de valor e, em alguns momentos, ofertas de vendas. É um jogo de longo prazo, não tem milagre.

Espero que estas dicas possam te ajudar no caminho de aumentar suas vendas com o Instagram.

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