Você sabe o que são e como usar as conversões personalizadas no Facebook Ads? Esta importante ferramenta é fundamental para otimizar os seus resultados em campanhas e garantir maior retorno do investimento.
O que são conversões personalizadas no Facebook Ads?
As conversões personalizadas no Facebook são regras específicas que você pode criar, baseado em URLs ou eventos que te ajudam a mensurar ações específicas de clientes dentro do seu site, landing page ou e-commerce.
Para facilitar, vamos a um exemplo: Suponha que você tenha um e-commerce de roupa feminina e deseja otimizar suas campanhas para que o Facebook encontre pessoas similares aos seus melhores clientes. Neste caso, você poderia criar uma conversão personalizada no Facebook Ads que tivesse como regra a mensuração de compras acima de R$ 300,00, por exemplo.
Neste caso, ao “popular” esta conversão personalizada, ou seja, quanto mais registros de conversões você tiver com esta informação, melhor o Facebook entregará seus anúncios para pessoas que tenham maior propensão a gastar este valor em sua loja.
Pré-Requisito para criar uma conversão personalizada no Facebook
As conversões personalizadas só poderão ser criadas mediante a correta criação, instalação e configuração de um pixel do Facebook em seu site. Caso contrário, não será possível criar estas conversões personalizadas corretamente.
Por exemplo: Para definir conversões personalizadas baseadas em URL, o seu site deve ter o código de base do pixel com o evento “Visualização da Página” nele. Você poderá utilizar o Facebook Pixel Helper para ajudar nesta confirmação e entender se o evento está sendo disparado corretamente.
Quais os principais usos de uma conversão personalizada no Facebook?
Depois de entender o que são conversões personalizadas, você pode estar se perguntando: “Ok, mas para que exatamente elas servem e como posso fazer uso delas no meu dia a dia?” Foi pensando nisso que trouxemos os usos mais comuns:
Otimizar a veiculação de anúncios
Como já adiantamos anteriormente, um dos principais usos das conversões personalizadas no Facebook Ads é a otimização da veiculação e da entrega dos anúncios com base em regras específicas, que contribuirão para melhores resultados nas campanhas do Facebook e Instagram. Quando houver um número suficiente de acionamentos desta conversão, a plataforma realizará uma melhor otimização dos anúncios (o próprio Facebook recomenda pelo menos 50 conversões num período de 7 dias para melhor aprendizado).
Filtrar eventos específicos
Outro uso interessante para as conversões personalizadas diz respeito à criação de filtros de eventos específicos. Um exemplo disso poderia ser a criação de uma regra para mensurar quantas pessoas compram itens com determinada cor ou especificação (P,M,G).
Configurar eventos padrão sem código adicional
Outra possibilidade no uso de uma conversão personalizada no Facebook diz respeito à criação de eventos padrão na plataforma sem que precisemos adicionar novos códigos ao site. Um exemplo: Você poderá utilizar um URL de seu site em que as pessoas são direcionadas após um preenchimento de formulário (ex. www.seusite.com.br/obrigado) e inserir esta URL como conversão personalizada e ao mesmo tempo configurá-la como um evento de cadastro (evento padrão do Facebook).
Controlar o que você compartilha com parceiros de negócios
Uma outra possibilidade no uso de conversões personalizadas no Facebook é ter maior controle sobre o que você compartilha com seus parceiros de negócios (uma agência ou freelancer, por exemplo). Neste caso, você poderia compartilhar conversões específicas em vez de toda a sua fonte de dados.
Entendendo os dois tipos de conversões personalizadas do Facebook
Poderemos criar conversões personalizadas com base em duas regras:
Conversão Personalizada Baseada em URL
Como o nome já diz, utilizamos os dados da URL de um site para criar uma nova conversão personalizada.
Ex. www.seusite.com.br/obrigado
Ao configurar esta conversão, toda vez que um usuário chegar nesta URL de seu site, uma conversão personalizada será computada.
Conversão Personalizada Baseada em eventos:
Utilizamos um evento padrão do Facebook para criarmos uma nova conversão personalizada.
Quais eventos-padrão temos no Facebook?
- Adicionar dados de pagamento
- Adicionar ao carrinho
- Adicionar à lista de desejos
- Concluir registro
- Entrar em contato
- Personalizar produto
- Doar
- Encontrar localização
- Iniciar finalização da compra
- Cadastro
- Compra
- Programação
- Pesquisa
- Iniciar período de avaliação
- Enviar candidatura
- Assinar
- Visualizar conteúdo
Cada um destes eventos poderá ser configurado com base em pequenos códigos que poderão ser inseridos em seu site (junto ao pixel do facebook).
Por exemplo: Ao adicionar e configurar o código:
fbq(‘track’, ‘Purchase’, {value: 0.00, currency: ‘USD’});
Você poderá configurar o evento de Compra em seu e-commerce. E assim por diante, cada um dos eventos-padrão possui um código específico que deve ser configurado em seu site.
Como Criar uma conversão personalizada baseada em URL
Vamos entender na prática o passo a passo de como criar uma conversão personalizada no Facebook Ads com base na URL de seu site.
- Acesse seu Gerenciador de Negócios do Facebook
- Acesse a seção Gerenciador de Eventos.
- Clique em Conversões personalizadas no menu superior à esquerda.
- Clique em Criar conversão personalizada.
- Insira um nome para a conversão personalizada.
- Opcional: adicione uma descrição.
- Selecione a fonte de dados.
- Selecione Todo o tráfego da URL como o Evento de conversão
- Selecione a categoria de evento padrão (escolha a que melhor descreve seu evento de conversão)
- Configure uma regra usando uma URL.
- (Opcional) Defina um valor para esta conversão
- Clique em criar
Como criar uma conversão personalizada baseada em Evento
- Acesse seu Gerenciador de Negócios do Facebook
- Acesse a seção Gerenciador de Eventos.
- Clique em Conversões personalizadas no menu superior à esquerda.
- Clique em Criar conversão personalizada.
- Insira um nome para a conversão personalizada.
- (Opcional) adicione uma descrição.
- Selecione a fonte de dados.
- Selecione um Evento Personalizado (este é um evento que você já deve ter criado previamente)
- Selecione a categoria de evento padrão (escolha a que melhor descreve seu evento de conversão)
- Configure uma regra usando os parâmetros do evento.
- (Opcional) Defina um valor para esta conversão
- Clique em criar
Prontinho! Desta forma você poderá acompanhar conversões personalizadas no Facebook e ter muito mais informações sobre o que acontece em seu site e ter melhores resultados com suas campanhas na plataforma.
Dicas e Boas Práticas para configurar suas conversões personalizadas no Facebook
Vamos a algumas dicas e boas práticas para melhor aproveitamento das conversões personalizadas em sua conta.
- Antes de tudo: São permitidas, no máximo, a criação de 100 conversões personalizadas por conta de anúncios. Uma alternativa se você passar deste número é deletar conversões personalizadas antigas que não estão mais em uso.
- Em suas campanhas, no nível do conjunto de anúncios, selecione sempre o evento de conversão que você deseja otimizar. Um exemplo: se você deseja otimizar sua campanha para receber mais cadastros em sua landing page, selecione “Cadastro” como evento de conversão. Vale lembrar que somente será possível selecionar eventos que você previamente configurou em seu site.
- Ao cadastrar uma URL como conversão personalizada, uma boa prática é colar somente um pequeno trecho dela e não a URL inteira. Isso para distinguir esta página das demais páginas de seu site. Um exemplo: em vez de cadastrar uma conversão personalizada de agradecimento de contato no site utilizando a URL completa: “https://www.seusite.com.br/obrigado” você poderia simplesmente inserir /obrigado. Isso maximiza a capacidade de rastreamento do pixel e o torna mais preciso.
- Utilize eventos padrão para otimizar anúncios de produtos dinâmicos pois não é possível usar conversões personalizadas para otimizar anúncios de produtos dinâmicos.
- Antes de excluir uma conversão personalizada, certifique-se de alterar o evento de otimização dos conjuntos de anúncios. Isso porque, mesmo que você exclua uma conversão personalizada, os conjuntos de anúncios que utilizavam aquela conversão continuarão a ser veiculados e, consequentemente, com o tempo, tendem a apresentar um desempenho ruim, visto que a antiga conversão personalizada não será mais atualizada.
Concluindo
Utilizar conversões personalizadas no Facebook podem ser uma excelente maneira de conseguir mais resultados em suas campanhas na plataforma. Mapeie a jornada de compra de seu consumidor e busque traçar os principais pontos que você deseja mensurar e utilize as conversões personalizadas como apoio nisso.
Se você quer saber tudo sobre como anunciar no Facebook e Instagram, então conheça o Curso de Facebook Ads e Instagram Ads da Mirago. Um curso completo que vai te trazer as melhores práticas para você ter muito mais resultados e melhor retorno do seu investimento em marketing digital. Confira!