Fazer um planejamento de conteúdo é uma tarefa fundamental para atrair visitantes qualificados ao seu site no marketing digital. É comum ver empresas produzindo conteúdo sem antes fazer um planejamento bem estruturado.
O bom conteúdo é a única forma das pessoas que não te conhecem ainda encontrar o seu site na internet. A internet já está cheia de sites bonitos, modernos e que não geram novos negócios.
Para que seu site atraia visitantes qualificados, investir na otimização do site e num bom planejamento de conteúdo é essencial.
Ao planejar seu conteúdo é importante separar o que será conteúdo do site e o que será conteúdo do blog.
Planejamento de Conteúdo para o site
É comum que o cliente peça que o conteúdo seja copiado do site atual ou mesmo dos concorrentes, o que não deve ser feito nunca.
Um dos erros mais comuns, ao produzir o conteúdo de um site, é simplesmente produzí-lo sem fazer pesquisa. Como já vimos anteriormente, fazer uma pesquisa de palavras-chave vai nos ajudar a entender como as pessoas buscam por aquilo que oferecemos.
O planejamento de conteúdo tendo em vista o SEO se baseia em colocar à disposição do público aquilo que ele realmente procura. Por exemplo: seu site tem uma aba chamada “serviços”? Se sim, você já parou para pensar que esse nome não é exatamente o que o público procura?
No caso que exploramos na aula, destacamos a importância de trocar a palavra serviços na barra do site pelos termos que o seu público naturalmente pesquisa.
É preciso também ter noção de que as pessoas nem sempre chegam ao seu site já focadas em comprar. Por isso é importante construir uma estratégia de conteúdo que respeite todas as etapas da Jornada de Compra.
Planejamento de Conteúdo para o Blog
A maior parte dos usuários navegando na internet não estão prontos para realizar uma compra.
Um dos grandes motivos para se ter um blog é para atrair pessoas que estão nos estágios anteriores a compra e poder iniciar um relacionamento com elas em estágios anteriores ao momento da compra.
Para criar um conteúdo realmente atrativo você deve conhecer a fundo seu público e a jornada de compra dele.
Buyer Persona
As personas são personagens “semi” fictícios que são criados a partir dos dados do seu público. Eles são importantes para a estratégia de conteúdo pois mostram como direcionar sua produção.
É importante não realizar a criação da Buyer Persona por achismo. Tente sempre pegar dados de clientes do passado e analisar, criando “grupos” regulares que definam um perfil. A partir disso é mais fácil fechar um conteúdo interessante.
Sabendo para quem você está criando conteúdo, você pode aplicar os conceitos de Topo, Meio e Fundo de Funil para criar um conteúdo mais direcionado.
Calendário Editorial
A consistência é um fator fundamental para sua estratégia de SEO ser eficaz. Manter o ritmo de publicações e qualidade das mesmas é super importante.
Uma forma de organizar isso com antecedência é produzindo um calendário editorial. O calendário vai te ajudar a planejar com antecedência, quais os conteúdos que serão produzidos e quando.
Para se aprofundar no assunto, confira a nossa palestra de Marketing de Conteúdo.
O próximo passo…
Entender o planejamento de conteúdo passa também por entender tudo que está incluído no marketing de conteúdo. É preciso também se aprofundar nas funções do blog corporativo para entender como fazer uso dele no seu marketing digital.