O Plano Tático de Marketing é o passo anterior à ação. Isso quer dizer que você precisa ter uma tática para ter a certeza de que está atacando de forma mais assertiva seus objetivos.
Este artigo faz parte do curso de Planejamento de Marketing Digital da Mirago. Se você quiser ler mais sobre o assunto, visite a página do curso.
Neste texto vamos abordar o que é um plano tático e como fazer um para seu marketing digital. Este é um passo importante para transformar estratégias em ações. Vamos lá?
O que é plano tático de marketing?
O plano tático é um nível de planejamento entre a estratégia e o operacional. Isso quer dizer que ele serve de conexão entre um momento mais amplo do plano com a prática de ações pontuais.
A atuação no plano tático de marketing tem em mente o médio prazo do negócio. Portanto é preciso se preocupar com fatores que não são considerados ao planejar ações.
O plano tático de marketing também é mais focado em determinar ações na área operacional. Por exemplo: o plano tático de marketing pode ser a visão geral de Inbound, que está dentro da estratégia mas acima das ações específicas.
Qual a diferença entre plano tático e estratégico no marketing?
O planejamento de marketing acontece em três níveis diferentes:
Primeiramente temos o planejamento estratégico. Em síntese, este é o primeiro a ser criado e aquele que tem a visão mais ampla sobre as ações.
Em segundo lugar temos o plano tático. A princípio trata-se de uma visão mais focada do que o planejamento estratégico. Isso quer dizer que ele começa a pensar em como realizar aquilo que a estratégia considera necessário.
Em terceiro lugar temos o plano operacional ou plano de ação. Isto é: o momento em que as tarefas são cumpridas. Para isto é preciso um planejamento mais pontual, de curto prazo, buscando apenas cumprir um tarefa.
Todas estas etapas são necessárias para que o marketing seja executado de forma correta.
Como isso funciona no Marketing?
Podemos fazer uma comparação com a estratégia militar, de onde boa parte desses conceitos foram retirados. Nesta comparação, o planejamento estratégico é aquilo que se pensa para vencer a guerra. O plano tático é aquilo que se pensa para vencer batalhas. E por fim, o plano de ação é aquele que ajuda a vencer os confrontos em um dos aspectos de batalha.
O plano tático de marketing faz a ponte entre o planejamento estratégico e os planos de ação. Portanto é no campo tático que você terá a visão geral de Inbound, SEO, Conteúdo ou qualquer outro método que adotar.
Enquanto isso, o estratégico irá falar sobre a relação entre as diferentes táticas abordadas e sua relação com os objetivos da empresa. Portanto sobra ao plano de ação a tarefa de definir como ações serão tomadas. Por exemplo: o plano de tático de SEO pode ser um foco em palavras-chave de cauda longa, enquanto o plano de ação será como trabalhar cada texto dentro disto.
Qual a importância do Plano Tático no marketing digital?
O plano tático é muito importante para que as ações estejam afinadas com as estratégias. Acontece que o salto entre a visão estratégica de longo prazo e a realização de ações de curto prazo é grande. Isto pode causar problemas de comunicação e visão.
Por isso o planejamento tático se faz necessário. Ao criar um plano tático de marketing, você estará decidindo quais ações são necessárias para cumprir os objetivos da estratégia. O plano de ação irá então determinar como cada tarefa será realizada.
Plano Tático e Plano de Ação
Existe uma certa confusão entre o que é o plano tático e plano de ação. Na verdade, é comum que ambos sejam englobados em uma coisa só e chamados apenas de plano de ação.
Apesar disso não estar errado do ponto de vista prático, é bom ter um entendimento teórico sobre a diferença entre tática e ação. Enquanto o plano tático de marketing prevê quais ações devem ser realizadas, o plano de ação determina a melhor forma de executar cada tarefa.
Entendo como essas coisas se relacionam fica muito mais fácil fazer um planejamento estratégico completo e atingir os seus objetivos com o marketing.
Como fazer um plano tático de marketing
Existem muitas fórmulas diferentes sobre como se fazer um plano tático. Entretanto, nós vamos explicar apenas um passo a passo abrangente que pode ser usado para qualquer necessidade de tática.
1. Diagnosticar
O diagnóstico para o plano tático surge das necessidades apontadas pelo planejamento estratégico. Por exemplo: se a empresa determinou que precisa crescer em número de leads, o próximo passo é pensar nisto de uma forma tática.
O diagnóstico irá então traçar os objetivos do plano tático. A partir deles teremos uma visão de como determinar ações.
2. Planejar
Uma vez que se saiba até onde é preciso chegar, é possível pensar qual caminho tomar. Por isso o planejamento tático irá começar a determinar ações que irão ajudar a cumprir os objetivos determinados pelo planejamento estratégico.
Nesse momento o importante passa a ser determinar ações efetivas. Por exemplo: com o objetivo de conseguir mais leads, o Inbound Marketing da empresa pode ajudar ao posicionar textos em palavras-chave mais procuradas.
Entretanto, não basta pensar na ação que irá resultar diretamente no objetivo. É preciso criar as condições para que ela dê certo. Seguindo o exemplo: posicionar textos na primeira página das pesquisas é difícil, então esta ação tática precisa de apoio de outras ações, como guest posts e textos de cauda longa.
3. Fazer
Com a determinação do planejamento tático feita, é hora de agir. Entretanto, em uma visão tática a realização de algo envolve passar para um próximo momento de planejamento: o plano de ação.
Uma vez que você saiba quais tarefas precisam ser feitas, comece a trabalhar planos de ação para ter mais certeza da eficiência do que está sendo realizado.
Uma vez que as ações tenham sido planejadas e executadas, as consequências delas irão levar o planejamento tático para o próximo passo.
4. Verificar
O sucesso do plano tático de marketing pode ser medido através dos números obtidos. Esta é uma vantagem que precisa ser aproveitada. Os objetivos precisam contar com valores para determinar seu sucesso.
Uma vez que as ações tenham sido planejadas e executadas, é hora do plano tático de marketing determinar se elas deram certo. Para isso basta verificar se os resultados batem com o que foi pensado anteriormente.
5. Corrigir
Finalmente chegamos ao último passo do plano tático de marketing. Aqui, a intenção é executar uma avaliação final sobre o que foi feito. Para isso temos como base o sucesso ou falha determinado no passo anterior.
Nem sempre as ações trazem os resultados imaginados. Quando isto acontece, é preciso alterar o plano tático para que ele possa chegar até onde a estratégia determinou.
A correção também pode ser feita caso as ações levarem ao sucesso do plano. Afinal sempre existe espaço para evolução.
Próximo passo…
Com o plano tático de marketing dominado, é preciso entender um pouco melhor o planejamento estratégico e o plano de ação.
Além disso, o plano tático está relacionado diretamente a cada método que o seu marketing usa internamente. É interessante conhecer alguns deles, como por exemplo:
É interessante do ponto de vista estratégico conhecer esses métodos e transformá-los em campos táticos da sua empresa.