Você sabe o que é e como utilizar o posicionamento no Facebook Ads da melhor forma possível? Entenda sua importância nas campanhas no Facebook e Instagram e saiba tudo sobre ele neste artigo.
O que é o posicionamento no Facebook Ads?
Quando falamos em posicionamento no Facebook Ads, estamos nos referindo ao local de exibição dos anúncios em suas plataformas. Hoje é possível utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook para exibir seus anúncios no Facebook, no Instagram, no Messenger e no Audience Network (em breve também no WhatsApp).
Vale reforçar que, se quiser anunciar no Instagram, a melhor forma de criar seus anúncios é pelo Gerenciador de Anúncios.
Posicionamentos onde seus anúncios podem ser exibidos:
- Feed de Notícias do celular
- Feed de Notícias do desktop
- Feeds de vídeo
- Coluna da direita
- Facebook Marketplace
- Facebook Stories
- Vídeos in-stream
- Resultados de Pesquisa
- Instant Articles
- Feed de notícias do celular
- Feed de notícias do desktop
- Instagram Stories
- Instagram Reels
- Explorar do Instagram
Audience Network
- Nativo, banner e intersticial do Audience Network
- Vídeos com incentivo do Audience Network
- Vídeos in-stream do Audience Network
Messenger
- Caixa de Entrada do Messenger
- Mensagens patrocinadas no Messenger
- Messenger Stories
Objetivos de Campanha e Posicionamento: Quais estão disponíveis?
Ao criar uma nova campanha no Gerenciador de Anúncios, você terá que definir um objetivo de campanha no Facebook Ads. E é importante saber que o posicionamento dos anúncios pode variar de acordo com o objetivo escolhido. Isto é, não são todos os posicionamentos que estão disponíveis para todos os objetivos de campanha.
Você poderá visualizar mais detalhes sobre isso neste artigo.
Como escolher o posicionamento no Facebook Ads para suas campanhas?
Bem, tendo entendido as diversas possibilidades existentes, a pergunta que fica é: Como escolher o melhor posicionamento para minhas campanhas?
E a resposta à essa pergunta é: Depende. Nós vamos entender ao longo do texto, mas por ora, entenda que os posicionamentos podem desempenhar um papel fundamental na otimização de seus resultados.
Posicionamento Automático x Posicionamento Manual
Basicamente você possui duas escolhas ao definir o posicionamento no Facebook Ads:
- Posicionamento Automático
- Posicionamento Manual
Como os nomes já dizem, na primeira opção você deixará todas as opções de posicionamento habilitadas automaticamente, enquanto na segunda opção você poderá definir manualmente quais posicionamentos deseja veicular seus anúncios.
O Facebook recomenda à maioria dos anunciantes escolher a opção automática (em que todos os posicionamentos estão ativados) – inclusive esta já vem pré-selecionada no nível do conjunto de anúncios. E por que isso? Por conta do maior poder de aprendizado de máquina (machine learning) de seu algoritmo que conseguirá entregar melhores resultados com melhor custo.
Ao selecionar automaticamente todas as opções, o Facebook poderá utilizar todos os posicionamentos disponíveis para verificar, em dado momento, qual a melhor oportunidade de investimento para sua campanha. Ou seja, quanto mais opções o algoritmo tiver, melhor será sua otimização no uso do orçamento.
Por exemplo: Suponha que você escolheu o posicionamento automático e também optou por otimizar sua campanha para com base na estratégia de lance de menor custo por resultado. Neste caso, o Facebook buscará otimizar a entrega de seus anúncios em todos os posicionamentos disponíveis buscando a melhor oportunidade em cada um deles, otimizando o orçamento.
Desta forma, na maioria dos casos, o posicionamento automático será a melhor estratégia a se utilizar.
Quando utilizar posicionamento manual no Facebook Ads?
Se você já anuncia no Facebook Ads há algum tempo e já tem experiência com uma conta de anúncios específica é provável que você descubra peculiaridades sobre seu mercado. Neste caso, você poderá descobrir que determinados posicionamentos podem ser melhores que outros para um negócio específico. No entanto, vale lembrar: você só deve utilizar esta estratégia de posicionamento manual se conhecer bem seu mercado, pois, como vimos, na maioria dos casos, o posicionamento automático é o melhor a se fazer.
Feito esta ressalva, vamos a alguns exemplos possíveis:
Exemplo 1
Suponha que você criou uma campanha de visualização de vídeo e optou pelo posicionamento automático. Depois de alguns dias da campanha rodando, você começa a analisar os resultados e percebe que 95% das veiculações de seu vídeo aconteceram no Audience Network.
A rede Audience Network envolve vários parceiros do Facebook em que os anúncios podem ser veiculados. Acontece que, em muitos sites e apps, o usuário só poderá avançar se assistir a um vídeo patrocinado (talvez já tenha acontecido com você). E, ao analisar estes dados, você pode chegar a conclusão de que não está valendo a pena para sua marca investir neste canal específico e excluí-lo do posicionamento no Facebook Ads.
Exemplo 2
Outro exemplo: Vamos supor que você seja um(a) gestor de tráfego ou analista de marketing digital de uma marca e sabe que 85% dos clientes daquela marca acessam o site via mobile e que a maioria de seus clientes tem dispositivos com sistema operacional iOS (iPhone, iPad). Ao rodar uma campanha para esta empresa, uma possibilidade seria veicular o anúncio para pessoas que possuam dispositivos iOS e testar o retorno.
Concluindo
Entender como funciona o posicionamento no Facebook Ads é fundamental para otimizar seus resultados na plataforma. Com experiência e prática em seu mercado, você será capaz de identificar oportunidades de testar variações nos posicionamentos e entender o que funciona melhor para sua realidade.
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