O dia 18 de Junho foi especial para a Mirago. Nós fizemos uma pausa no nosso cotidiano e enviamos parte da nossa equipe para o RD On The Road São Paulo, o evento itinerante de marketing digital da Resultados Digitais. O resultado foi um dia de aprendizados, descobertas e networking.

O resultado foi a coleta de diversos hacks, técnicas e conhecimentos que impactaram profundamente a forma como nós trabalhamos. Voltamos mais motivados e prontos para colocar dentro do nosso processo todos os aprendizados que tivemos.

Mas para a Mirago, não basta aproveitar um evento desse nível para melhorar nosso trabalho. Nós queremos dividir o que aprendemos e vimos de mais importante com você. 

Para começar, você pode ver o vídeo que fizemos no evento, com entrevistas e dicas de alguns dos palestrantes!

A seguir, separamos um pouco do que aconteceu no RD On The Road São Paulo 2019 com a nossa ótica. Espero que faça a diferença para você tanto quanto está fazendo para a gente.

Lincoln, vendas

Parte da nossa equipe de vendas a um ano, o Lincoln foi um dos nossos enviados para o RD On The Road. Foi o primeiro evento dele como representante da Mirago e ele tirou proveito. “Aprendi muita coisa que me fez testar minhas convicções sobre o trabalho,” ele relata. “Estou me desafiando e procurando vendas que antes achava estarem perdidas.”

Para o Lincoln um dos pontos altos do evento foi a palestra de Edu Costa, que dividiu com os presentes sua experiência com Social Selling e deixou uma dica sobre como estar preparado para o futuro: sempre estar usando as novas ferramentas e procurando formas de tirar delas melhores resultados.

Lincoln ainda ficou impactado com a palestra de Renata Centurión, da Winning by Design. “Ela explicou a transformação do Funil de Vendas em uma ampulheta. O relacionamento com o cliente não pode acabar na venda.”

Dois dos palestrantes que mais impactaram a nossa equipe foram Fernanda Gentil e Eric Santos. Para o Lincoln, a lição tirada com a história de vida da Fernanda é o mais importante. A repórter passou por altos e baixos para conquistar seu sonho de trabalhar com jornalismo esportivo.

Já com o CEO da Resultados Digitais, Lincoln afirma ter aprendido a lição sobre acertar o tempo das ações. “Coisas que não funcionam num primeiro momento podem ser recicladas e funcionar melhor em outro contexto.”

Eric Santos - CEO da Resultados Digitais

Ana Paula, Vendas

Recém integrada ao time da Mirago, a Ana Paula também foi escolhida para ir ao RD On The Road e voltar com insights sobre vendas no marketing digital. Segundo ela, isso fez toda a diferença para sua motivação nessa adaptação à empresa.

“Eu entendi que é importante tentar sem medo do erro. Só com a prática é que vai ser possível entender melhor o que é preciso fazer para mostrar resultados.”

Um dos palestrantes que mais impressionaram a Ana foi o Renan Fernandes. O especialista em e-mail marketing da Resultados Digitais, hoje parte do time de internacionalização da empresa, destacou a importância de mostrar uma preocupação genuína com o cliente e fazê-lo se sentir próximo da empresa.

Assim como Lincoln, Ana Paula também ficou impressionada com as palestras de Fernanda Gentil e Eric Santos. Na primeira, ela gostou da forma como a família foi destacada como a estrutura básica para o crescimento. Com o segundo, ela ficou impressionada pela visão sobre as dificuldade superadas pela RD e o pensamento de toda a empresa como um mecanismo único.

Gabriel, film maker

O nosso film maker Gabriel também marcou presença na RD On The Road. Ele conta que o evento mudou a forma como ele pensava o mercado e muitas coisas mudaram espontaneamente em seu trabalho desde o evento. 

Como não podia deixar de ser, Gabriel ficou impressionado com a palestra de Camilo Coutinho, do canal Play de Prata. Em sua palestra, Camilo apresentou uma sugestão de como colocar links nos stories mesmo sem ter 10 mil seguidores. Essa técnica já está sendo usada na Mirago. 

A palestra de Carol Lima também impressionou Gabriel. “Ela falou que temos que adequar nossa linguagem a como as pessoas falam para realmente nos aproximarmos dos clientes.” 

Na palestra de Romeo Busarello, Gabriel gostou da importância dada ao novo mercado de dados e não apenas de bens materiais. “Dados parecem ser mais valiosos para venda e esse deve ser o futuro do marketing”. 

Bárbara, designer e especialista em automação

Outra participante da nossa equipe de marketing presente no RD On The Road foi Bárbara, nossa designer e especialista em automação. Ela teve sua visão sobre o mercado impactada pelo networking que fez no evento.

Uma das palestras que mais impactaram a Bárbara foi a de Camilo Coutinho. Ela está começando a conhecer o video marketing e achou a palestra muito prática e didática.

Outra apresentação que deixou uma marca na Bárbara foi a de Romeo Busarello. “Apesar das suas opiniões fortes, ele tem propriedade para dizer o que diz.” Ela gostou da forma como Busarello destacou a importância do que você agrega ao seu trabalho no tempo fora dele, o que o palestrante chamou de “hora bar”. 

Além disso, ela gostou do tempo que o diretor de marketing da Tecnisa tirou para apresentar as profissões do futuro no setor e falar da importância que ser especialista tem em fazer carreira no marketing digital

Bárbara também entrou no coro dos que elogiaram a palestra do CEO da Resultados Digitais, Eric Santos. “Achei muito legal ele destacar a expansão da jornada de compra para o pós-venda e a importância do Customer Success”. 

Rafael, estrategista de conteúdo

Fechando a equipe de enviados ao RD On The Road, tivemos o conteudista que se dirige diretamente a você nesse texto. Tive a oportunidade de não apenas assistir as palestras como também entrevistar vários dos palestrantes. 

Ficou marcada na minha cabeça a lição dada por Eric Santos em nossa entrevista. Quando o perguntei sobre o que ele aconselharia ao Eric do começo da Resultados Digitais para fazer diferente desde o princípio, ele foi prático: “pensar mais em todos os processos da empresa como uma coisa só”. 

Na palestra de Romeo Busarello consegui ver muitas respostas para perguntas que tinha em minha cabeça sobre o futuro do marketing. Dados e matemática já são parte integrante do nosso cotidiano de trabalho e isso só tende a se ampliar. Além disso, especialistas vão ser cada vez mais necessários. 

Se você nunca foi a um evento como o RD On The Road, fica aqui o meu conselho: não perca as oportunidades. O aprendizado feito em um único dia é suficiente para impactar toda a estrutura de uma empresa como a Mirago e ajuda a colocar nossas ideias no rumo do futuro. 

Se você já teve uma experiência em um evento que causou um impacto verdadeiro, divide com a gente nos comentários! Conte o que aprendeu em uma palestra de marketing digital que carrega até hoje com você.