É muito difícil ver pessoas praticando vendas nas mídias sociais sem usar práticas que deixam o vendedor parecendo um chato. Isso porque a maioria dos usuários não estão nela para fazer compras e, por isso, costumamos pensar que precisam ser convencidos de uma forma diferente.
Como você pode trabalhar suas vendas nas mídias sociais de forma diferente? A resposta está no que você posta e como você posta. Vamos conversar mais sobre as estratégias eficazes de negócios nas redes sociais que você pode usar para aumentar as vendas e manter o seu público feliz.
Vem dar uma olhada!
Por que não ser chato ao vender nas mídias sociais?
Talvez a primeira pergunta a ser feita é: qual o problema de ter uma abordagem mais insistente? Afinal de contas, ela muitas vezes também funciona! Na verdade, ela funciona apenas em partes.
Trabalhar com vendas nas mídias sociais continua sendo semelhante a vender na vida real em vários aspectos. Um deles é a importância da fidelização do cliente para a saúde do negócio.
Pense comigo: se você fosse incomodado por um vendedor insistente ao visitar uma loja, voltaria a ela para comprar novamente? Da mesma forma, é importante vender de uma forma que o seu cliente fique satisfeito e retorne.
Encontre o canal direito
A estratégia mais produtiva para praticar vendas nas mídias sociais com mais eficiência é encontrar o canal direito. Por exemplo: você não vai conseguir vender software de computador para pessoas que não possuem computadores.
Faça alguma pesquisa para determinar o seu público-alvo. Considere o seguinte:
- Quem são eles? (Sexo, idade, formação, etc.)
- Onde é que eles vivem?
- Onde eles trabalham?
- O que eles fazem para se divertir?
- Que tipo de produtos ou serviços que eles compram?
Com essas informações em mãos direcione o seu esforço para o público que pode ter um interesse real no que você oferece. Isso vai evitar a situação em que você incomoda alguém que não tem a possibilidade de se tornar um cliente.
Produza e engaje
Para construir a confiança, você vai precisar postar novos conteúdos, e de qualidade, muitas vezes. Se este conteúdo é de um blog já existente ou vídeos de sua conta do YouTube, ele precisa ser informativo e útil para os telespectadores.
Torne-se um fornecedor regular de grande informação e recursos, e os potenciais clientes irão até você. Essa estratégia, chamada Inbound Marketing, pode ser um excelente caminho para melhorar suas vendas na mídias sociais.
Mostre seu valor
Você pode começar a compartilhar com seus leitores o valor do que você está oferecendo, o que significa ir além do preço do produto. Coloque em suas mídias sociais mais do que a sua venda, mas como seu produto beneficia as pessoas.
Você pode fazer isso de várias maneiras, por meio de infográficos, demonstrações de seus serviços ou até oferecer um teste gratuito. O importante é lembrar sempre que as vendas nas mídias sociais se beneficiam do impacto real que seu produto causa na vida das pessoas.
Como você pode ver, nenhuma destas táticas são orientadas para forçar informações ou contatos. No mundo das vendas nas mídias sociais, estar no lugar certo com a mensagem certa é o que conta.
O seu negócio de vendas online é como um marketplace. Nesse caso, as mídias sociais são a vitrine. Se você quer aprender a torná-las mais eficientes e práticas, confere nossa lista de textos sobre mídias sociais no blog.
Se você tem interesse em saber mais sobre Mídias Sociais, não deixe de conferir nosso Curso de Mídias Sociais.