Como conseguir clientes para agência: ações práticas

profissional tentando conseguir cliente para agência

Conseguir clientes para agência é muito importante em qualquer estágio. Talvez seu negócio esteja só começando e precise conquistar os primeiros clientes. Ou então você pode estar a alguns anos no mercado e precisando renovar a clientela.

Manter novos clientes entrando na agência é essencial para demonstrar relevância e escalar. Para te ajudar com essa jornada, nada melhor do que adotar algumas táticas do próprio mercado e fazer uso do marketing digital para chegar mais longe.

Confere com a gente algumas dicas.

Conseguir clientes para agência 

Na descrição de cada um dos métodos abaixo, temos uma comparação entre as diferentes ações que você pode tentar para conquistar clientes. A ideia é comparar as formas como as diferentes ideias se relacionam e explicar o momento certo de usá-las.

Para facilitar, você também pode consultar na tabela abaixo uma comparação entre os métodos para poder ir direto no que você acha mais interessante. 

É importante entender que diferentes ações vão ter efetividade diferente para diferentes momentos da sua agência. Para quem está começando do zero, é importante trabalhar com a criação de um reconhecimento de marca. Se sua agência já existe a muito tempo, existem recursos como clientes-promotores e canais de comunicação bem estabelecidos que podem trazer vantagens. 

Amigos e Família

Investimento: Baixo; Dificuldade: Baixa; Resultados: Médios; Prazo: Curto.

A ideia de conseguir clientes para agência entre amigos e familiares é pedir ajuda de quem você já conquistou a confiança. Esse método é excelente para quem está começando uma agência nova e precisa construir cases. Entretanto, não funciona tão bem para agências mais antigas no mercado.

Não pense, entretanto, que por estar oferecendo seu serviço para um amigo ou familiar você não precisa tratá-lo como um cliente. Faça dessa oportunidade um case de sucesso para exibir para outros potenciais clientes. 

Ir a eventos

Investimento: Médio-Baixo; Dificuldade: Média; Resultados: Médios; Prazo: Curto.

Ir a eventos de marketing digital para fazer networking é uma excelente forma de conseguir clientes para agência. Vá preparado, com seu cartão em mãos e o pitch da sua agência na ponta da língua.

Os seus potenciais clientes não estão entre os expositores ou palestrantes, mas no meio do público. Por isso é essencial aproveitar coffee breaks e happy hours para realizar o contato. 

Existem eventos de diferentes tamanhos e eles oferecem oportunidades com clientes de diversos níveis. Isso significa que você deve saber adequar o nível do seu pitch e ofertas à realidade do negócio dele.

Grupos e associações

Investimento: Médio; Dificuldade: Baixa; Resultados: Médios; Prazo: Curto.

Associações de profissionais e grupos comerciais precisam constantemente oferecer palestras e conteúdos para seus associados. Esse é um excelente momento para fechar uma parceria que pode conseguir clientes para agências de forma constante.

Para estar preparado, faça uma apresentação pensando no valor que pode apresentar especificamente para o público que quer atingir. Chegar com uma apresentação padrão e repetida pode até ser mais fácil, mas não terá tanto impacto.

Envolva-se e participe de grupos de networking e associações. Alguns exemplos de associações: Abradi, BNI – Business Network International, ACSP – Associação Comercial de São Paulo, ACE – Associações Comerciais e Empresariais e muitas outras. Várias delas também organizam eventos. Entre em contato e participe de algum.

É comum que profissionais liberais tenham consultórios ou escritórios em conjunto com outros. Isso significa que conquistar um cliente pequeno dessa forma pode ser um caminho para conquistar vários em uma tacada só.

Webinars e Lives

Investimento: Baixo; Dificuldade: Média; Resultados: Médios; Prazo: Médio.

Realizar lives ou publicar webinars é uma excelente forma de conquistar leads para uma agência. Entretanto, da mesma forma que quando você palestra para associações, é preciso entregar valor ao potencial cliente.

Prepare webinars e lives que resolvam problemas específicos do público. Faça, por exemplo, uma live com dicas de como conseguir boas avaliações no Google para restaurantes, se você busca clientes nesse setor.

O custo de realizar um webinar ou uma live é baixo, já que esse tipo de vídeo pode ser feito diretamente do seu celular. Entretanto, a dificuldade é um pouco maior que a de outras dicas por causa da necessidade de se adaptar a estar na frente da câmera para conquistar o público.

O prazo de resposta das lives é menor do que o dos webinars. Em ambos os casos, entretanto, os resultados costumam ser positivos. 

Palestras presenciais

Investimento: Médio; Dificuldade: Médio; Resultados: Médios; Prazo: Curto.

Palestras presenciais se diferenciam de apresentações em associações por um simples fator: você é responsável por organizar e trazer público. Isso significa que a produção deste pequeno evento, contando com a localização da palestra e divulgação, estão a seu cargo.

Isso torna os gastos e a dificuldade um pouco maior, mas ao mesmo tempo torna possível atingir exatamente seu público ideal. Isso torna a palestra presencial muito mais adaptável

O segredo é atingir o público correto e fazer uso do evento como uma forma de fechar o negócio. 

Inbound

Investimento: Médio; Dificuldade: Média; Resultados: Altos; Prazo: Longo.

O Inbound Marketing é uma excelente forma de conquistar clientes. Apesar de ter um investimento de tempo e dinheiro mais alto que as demais ações, tem um excelente retorno. Entretanto, precisa ser feito direito.

O Inbound Marketing é pouco recomendado para quem precisa de clientes rapidamente. Isso porque ele demora algum tempo para começar a dar os primeiros retornos. Entretanto, ele é também o mais escalável de todos os métodos. Isso significa que você pode começar a usá-lo em uma agência pequena e ainda estará fazendo Inbound quando ela se tornar grande.

YouTube

Investimento: Variável (de Baixo a Alto); Dificuldade: Média; Resultados: Altos; Prazo: Médio.

O YouTube é uma rede social e uma plataforma de vídeo. Ele é também a principal forma de se consumir vídeos para atingir um grande público. Por isso é uma forma fácil de conquistar clientes.

Para isso, é importante produzir os vídeos pensando no valor entregue e aprender um pouco sobre SEO para YouTube. O investimento inicial pode ser baixo, fazendo uso de câmeras de celular. Entretanto, é importante melhorar a infraestrutura conforme o canal cresce, subindo o valor de investimento. 

Google Ads

Investimento: Médio-Alto; Dificuldade: Média; Resultados: Altos; Prazo: Curto.

O uso de Google Ads como uma forma de conseguir clientes costuma mostrar resultados muito rápidos. Mas como é uma prática constante entre agências, as palavras chaves para conquistar clientes costumam ser disputadas.

Apesar dessa disputa encarecer o investimento necessário, atesta também o quanto os resultados são bons. Para maximizar o uso de Google Ads e ter certeza que não está perdendo dinheiro, você pode baixar nosso checklist de auxílio no formulário abaixo.

Facebook Ads

Investimento: Médio-Alto; Dificuldade: Médio; Resultados: Altos; Prazo: Curto.

O Facebook Ads tem preços mais estáveis do que o Google Ads, com disputa menor. Isso significa que o custo é mais baixo, mas existe uma forte questão: a dificuldade de acertar o uso dos anúncios.

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como fazer uso de anúncios nessa rede social. Para resolver esse problema, nós também contamos com um checklist de Facebook Ads

Apesar de demorar um pouquinho para se acertar os resultados, vale a pena investir em Facebook Ads como uma forma de conquistar clientes.

E-mail marketing

Investimento: Baixo-Médio; Dificuldade: Média; Resultados: Alto; Prazo: Baixo-Médio.

O e-mail marketing ainda funciona muito bem, como nós discutimos no vídeo abaixo. 

Apesar disso, os resultados dependem muito da sua base de e-mails. Construir uma boa base com materiais ricos, Inbound e outras ferramentas é essencial para que o e-mail seja efetivo. 

Indicação de Clientes

Investimento: Baixo; Dificuldade: Baixa; Resultados: Altos; Prazo: Curto.

Conseguir bons resultados com indicação de clientes depende exclusivamente da qualidade do seu serviço. Se você entregar resultados aos clientes que já possui, com toda certeza vai estar na ponta da língua deles quando um conhecido precisar resolver o mesmo problema. 

É importante se esforçar para tornar seus clientes promotores. Isso significa não abandonar clientes pontuais, entregar resultados e entregar valor constantemente através dos seus canais de comunicação.

Para conseguir clientes para agência por indicação, você precisa se manter sempre de olho na Jornada de Compras do seu cliente. Isso significa estar sempre buscando entender o que faz um cliente chegar até você, o que o faz decidir por fechar com sua agência e quais as atitudes necessárias para torná-lo um promotor.

Existem várias outras ações. Aproveita que chegou até aqui e conta pra gente nos comentários quais ficaram faltando nesse texto!

Rafael Marques

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