6 erros do Facebook Ads que você pode estar cometendo

Erros de facebook ads

Você está tendo problemas e acha que pode estar cometendo erros no Facebook Ads? A plataforma de impulsionamento da rede social não é complexa, mas pode ser confusa.

Para te ajudar separamos algumas práticas que você precisa evitar para não desperdiçar dinheiro ao anunciar no Facebook Ads e a solução para cada um dos problemas. Confere com a gente:

1. Não conhecer sua audiência

O principal dos erros no Facebook Ads que você pode estar cometendo é o de não se aprofundar no conhecimento da sua audiência. Afinal de contas, não adianta você insistir em falar o que as pessoas não querem ouvir.

Para resolver esse problema de uma vez por todas, basta você se atentar ao perfil dos seus clientes. Realize pesquisas e recolha dados sobre a sua audiência para ter a certeza de que sabe para quem está vendendo e para quem está anunciando.

Sabendo os perfis (ou Buyer Personas) que se relacionam aos seus produtos, você consegue direcionar os anúncios de uma forma muito mais eficiente.

2. Não utilizar o Pixel

O Pixel é um token que o Facebook disponibiliza para que você coloque em seu site e tenha maiores dados sobre o que as pessoas realizam no seu endereço.

Dessa forma você consegue manter um controle maior sobre o que realmente foi eficiente nas suas publicações e o que não foi. Deixar de usar essa ferramenta é um dos maiores erros de Facebook Ads que você pode cometer.

O Pixel é necessário para que você realmente saiba se os seus anúncios são eficazes. A partir dele o Facebook consegue ajudar melhor o seu negócio e direcionar seu impulsionamento para quem realmente tem uma probabilidade de compra.

3. Não separar seu público pelo estágio do Funil de Vendas

O Funil de Vendas é um conceito associado com a Jornada de Compras. Apesar de ser normalmente associado ao Inbound Marketing, você pode trabalhar com esse conceito no Outbound Marketing. Para isso, basta lembrar de sempre produzir conteúdos variados.

Desse jeito, você consegue conduzir suas publicações e direcionar o público até a decisão de compra.

Não se planejar para as postagens e anúncios é um dos erros de Facebook Ads mais comuns de se cometer. Por isso é importante pensar em formatos de planejamento e o Funil de Vendas é um bom começo.

4. Impulsionar sempre o mesmo material

Não existe nada pior para o seu negócio do que bombardear o público com o mesmo anúncio incessantemente. Isso é pior do que ineficaz: você acaba sofrendo com deslikes.

Para evitar esse problema, é muito simples: vença o impulso de cometer esse erro de Facebook Ads. Crie um anúncio novo toda vez que for fazer uma campanha de impulsionamento. Não é tão complicado e vai ser bom para evitar que o cliente sinta que já viu aquilo em algum lugar.

5. Restringir demais sua audiência

Esse é um dos erros que você pode cometer ao seguir sua intuição para tentar fazer o melhor. Afinal de contas, o melhor é ter uma audiência pequena e segmentada, certo? Isso é verdade, mas é preciso entender que a restrição tem limites.

Quando você coloca uma verba no Facebook Ads, ela será consumida de uma forma ou de outra. Isso significa que se você restringir sua audiência demais e colocar um valor alto, ele irá priorizar a exibição para as pessoas mais adequadas e depois começar a queimar a verba com outras pessoas semelhantes.

Por isso, o ideal quando você quiser impulsionar uma campanha é sempre direcioná-la para um público mais amplo ou juntar vários pequenos públicos em um único impulsionamento. Com isso, você sempre tem público realmente interessante como alvo para a sua postagem.

6. Testar audiências, chamadas e imagens de uma vez

Uma coisa muito importante para o marketing, especialmente digital, são os testes. Somente através deles você pode direcionar sua estratégia para o que é mais eficiente. E a única forma de testar é mudando os elementos dos anúncios.

Entretanto, não adianta tentar testar um anúncio completamente diferente do que você está acostumado a fazer. Afinal de contas, se ele funcionar ou fracassar você dificilmente vai conseguir entender qual das mudanças causou a diferença.

O ideal é sempre mudar uma coisa de cada vez. Dessa forma, você pode ter certeza dos efeitos que a mudança causou nos seus resultados e tomar decisões embasadas nos dados.

Cometer erros no Facebook Ads pode ser comum, ainda mais sem uma noção mais geral sobre marketing digital. Se você gostaria de ter uma ideia mais aprofundada sobre as questões envolvidas nessa produção, faça o curso gratuito de Marketing Digital da Mirago.

Rafael Marques

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