O Índice de Qualidade é um dos fatores mais importantes do leilão do Google Ads. Afinal, ele influencia não só a posição final do anúncio mas também o CPC pago.
Vamos entender como o Google Ads determina a qualidade e tentar entender o que pode ser feito para melhorar seu valor.
O que é o Índice de Qualidade?
O Índice de Qualidade (ou Quality Score) é um valor de 1 a 10 atribuído pelo Google aos seus anúncios, páginas de destino e qualidade das palavras-chave de acordo com sua relevância para a busca do usuário.
Portanto, o IQ é uma métrica de suma importância para o posicionamento do seu anúncio e também o gasto que você terá com clique dado nele.
Isso porque o Google considera mais interessante posicionar anúncios mais relevantes do que simplesmente entregar a melhor posição a quem paga mais. Neste sentido, quanto maior for seu Índice de Qualidade, menos você tende a pagar para aparecer bem posicionado nas buscas.
Como descobrir qual é o meu Índice de Qualidade?
A boa notícia é que você consegue acompanhar no Google Ads qual é o Índice de Qualidade de todas as palavras-chave de suas campanhas.
Existem dois modos de você realizar este acompanhamento e vamos te dar o passo a passo de ambos.
1. Adicione uma Coluna Personalizada
Para isso, basta adicionar uma nova coluna nos relatórios chamada “Índice de Qualidade”, conforme o passo a passo abaixo:
- Vá até a seção “Palavras-Chave” em sua conta de Google Ads.
- Clique na guia Colunas e depois em Modificar Colunas
- Vá até a caixa de buscas
- Digite “Índice” e você verá abaixo as opções. Selecione Índice de Qualidade e clique em Aplicar.
- Pronto! Você verá todas as palavras-chave com seus respectivos Índices de Qualidade
Aplicar esta coluna em seus relatórios ajudará muito a monitorar o desempenho de seu Índice de Qualidade e agir para melhorá-los. No entanto, esta coluna exibe apenas sua nota e não oferece mais detalhes sobre o que é preciso melhorar. E é aí que entra a segunda alternativa.
2. Verifique a coluna Status
A segunda maneira de monitorar seus resultados no Índice de Qualidade de suas palavras-chave é por meio da coluna Status na Guia Campanhas. Quando você opta esta alternativa, você consegue saber exatamente quais os principais problemas que devem ser resolvidos para melhorar seus resultados. Veja:
No exemplo acima podemos notar que a variável que está impactando o resultado é a experiência na página de destino (que está na média, enquanto os demais fatores estão acima da média). Mas calma, vamos entender o que significa isso.
O que é considerado no Índice de Qualidade?
Como é costume, o Google não revela a fórmula exata que influencia o Índice de Qualidade. Porém, muitos dos fatores que contribuem já foram descobertos através de tentativa e erro ou estudos de profissionais da área.
Existem vários fatores que são considerados na hora de determinar qual o Índice de Qualidade dos seus anúncios. Abaixo, vamos conversar em detalhe sobre alguns dos mais relevantes.
Click Through Rate (CTR)
O CTR (taxa de cliques, em inglês) é um fator muito importante na hora de determinar o IQ. E o que é esse tal de CTR?
Essa métrica avalia a porcentagem de cliques em relação ao número total de impressões de determinado anúncio. Vamos a um exemplo para facilitar a compreensão: Imagine que um anúncio A obteve 1000 impressões totais e obteve 50 cliques. Neste caso, o CTR é de 5%.
Quanto maior este número, melhor para seu Índice de Qualidade, uma vez que o Google entende que seu anúncio é relevante para as buscas realizadas.
Portanto, o CTR é uma métrica importante para sinalizar aos algoritmos do Google Ads que a relação entre o que você está anunciando e a intenção de busca de quem pesquisa uma palavra-chave é muito positiva.
Além disso, podemos dizer que por trás desta métrica existe também um fator comercial. Afinal, se o seu anúncio não gerar cliques o Google não terá pelo que cobrar e ganhar dinheiro, certo?
Relevância do anúncio
Os algoritmos do Google realizam uma verdadeira análise sobre a relevância do seu anúncio. Isso é feito verificando o conteúdo em texto de seus anúncios e a sua relevância de acordo com as palavras-chave que o acionam.
Uma boa dica aqui é utilizar uma palavra-chave no título e, se fizer sentido, também na descrição de seus anúncios. Isso serve para sinônimos também. Isso dá uma sinalização clara para o Google que seu anúncio está altamente relacionado com suas palavras-chave.
Portanto, se o Google entender que sua palavra-chave e seu anúncio atendem bem uma certa intenção de busca, então provavelmente dará uma boa nota neste critério, fazendo seu Índice de Qualidade subir.
Páginas de Destino
Por fim, o Google Ads também analisa a página de destino na hora de decidir o valor do Índice de Qualidade. Isso é feito contando com três fatores:
- Conteúdo – depende da qualidade e originalidade do texto contido na página de destino;
- Transparência – o Google favorece páginas que são mais seguras para os usuários (o protocolo https te ajuda nisso);
- Navegabilidade e experiência– o quão fácil é para o usuário se localizar na página? O site ou landing page oferece uma boa experiência ao usuário? A página de destino apresenta uma boa performance?
Como o Índice de Qualidade afeta o posicionamento de seus anúncios?
Agora que entendemos o que é e quais as principais variáveis que afetam o Índice de Qualidade, vamos entender, por meio de um exemplo, como essa lógica se aplica no leilão do Google Ads. Veja a figura abaixo simulando um exemplo hipotético:
Perceba que a quinta coluna indica a posição do anúncio. Neste caso, vemos que o segundo anunciante teve seu anúncio aparecendo na primeira posição do Google, mesmo dando um lance menor que o primeiro anunciante.
E por que isso aconteceu? Justamemente por conta da influência do Índice de Qualidade. O segundo anunciante tem um índice de qualidade superior ao primeiro anunciante e, por conta disso, mesmo inserindo um valor de lance menor, conseguiu obter melhor posicionamento nas buscas.
A posição de um anúncio é determinada pela sua classificação, que, por sua vez, é encontrada multiplicando o valor do lance pelo índice de qualidade (CPC máximo x Índice de Qualidade).
Obs: Sabemos que o índice de qualidade vai de 1 a 10, portanto, no exemplo anterior, todos os anunciantes estariam com uma nota baixa neste critério. O exemplo é apenas para fins didáticos.
Melhorando o Índice de Qualidade
Existem vários fatores que podem ajudar a melhorar o seu IQ. Por exemplo:
- Investir na Pesquisa de Palavras-Chave do Google Ads – saber exatamente o que o público está buscando ao realizar as buscas é essencial. Para melhorar seu desempenho, invista em acertar nas palavras-chave;
- Melhorar o texto do anúncio – usando técnicas de Copywriting, é possível melhorar o desempenho do anúncio com relação ao CTR;
- Otimizando as páginas de destino – criar Landing Pages mais eficientes ajuda a trazer mais resultados e qualidade;
- Adicionando Correspondência Negativa – as chamadas palavras-chave negativas do anúncio são uma boa forma de melhorar o CTR. Isso porque esta é uma forma de aparecer apenas para quem realmente quer ver o anúncio.
O próximo passo…
E aí? Bora ver como estão os resultados de seu Índice de Qualidade em sua conta? Espero que tenha uma surpresa positiva, mas, caso contrário, sem problemas. Agora que você já entendeu o “caminho das pedras”, fica muito mais fácil otimizar sua conta e suas páginas de destino para obter melhores resultados.
Agora que você já começou a entender melhor como o Índice de Qualidade funciona, que tal aprender alguns fatores que podem ajudar a trazer melhores resultados no Google Ads?
Por exemplo: entenda melhor como fazer pesquisa de Palavras-Chave no Google Ads e como funcionam as Extensões de Anúncio.
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