Engana-se quem pensa que a inteligência artificial atual se assemelha ao que nos era mostrado em filmes dos anos 90, com robôs humanoides andando pela sociedade e realizando tarefas de todo tipo. Na verdade, a IA que conhecemos hoje não tem braços e pernas, mas pode nos ajudar — e muito! — em algumas atividades, inclusive no marketing digital.
Quer saber como essa tecnologia pode facilitar o seu dia a dia? Continue a leitura! A Mirago irá te explicar tudo sobre inteligência artificial no marketing digital.
Afinal, o que é a inteligência artificial?
Podemos definir a inteligência artificial, hoje, como o uso de uma tecnologia pensada e desenvolvida para resolver problemas se assemelhando a execução de uma pessoa.
Essa nova tecnologia vem tomando força e se popularizando progressivamente, com grande potencial de se tornar algo muito usual em um futuro próximo. Portanto, é importante estarmos prontos para integrar novas ferramentas e tecnologias no dia a dia do marketing digital.
Quais os benefícios do uso de inteligência artificial no marketing digital?
Estar antenado às novidades e tendências do mercado é uma excelente maneira de estar em sincronia com as oportunidades que as novas tecnologias e ferramentas oferecem.
O uso da inteligência artificial no marketing pode trazer inúmeros benefícios, desde o auxílio na tomada de decisões de forma mais rápida e assertiva, segmentação de público-alvo, até mesmo redução dos custos operacionais, por exemplo!
O uso de inteligência artificial no marketing digital por grandes empresas
Embora a inteligência artificial no marketing digital seja algo que tenha se popularizado mais nos últimos anos, estando mais acessível para qualquer pessoa, essa tecnologia em si já existe desde os anos 50. Inclusive, grandes empresas já utilizam há anos.
Descubra abaixo alguns exemplos de como essa tecnologia têm permeado em algumas áreas do marketing e na nossa rotina.
Mídia programática
É possível observar o uso de IA no ajuste de campanhas Ads em tempo real com o auxílio do machine learning para dar melhores lances, além da entrega de anúncios cada vez mais direcionados e personalizados para cada usuário e com mais taxa de conversão.
Tráfego Pago
Algumas das mais conhecidas ferramentas de tráfego pago como Google Ads, Facebook Ads, TikTok Ads utilizam a Inteligência artificial há anos para ajudar os anunciantes a obterem melhor retorno do investimento com o aprendizado de máquina em estratégia de lances, exibição de anúncios, dentre outros.
Preços dinâmicos
Sabe quando pedimos um Uber que ficou muito mais caro pela chuva ou pesquisamos muitas vezes sobre uma passagem e, de repente, esse preço sobe? Isso acontece devido ao que chamamos de preços dinâmicos.
Essas situações acontecem graças à inteligência artificial, que identifica uma alta demanda e sugere o preço ideal em tempo real após analisar os dados anteriores e a competitividade.
Chatbots
Os chatbots são usados por diversas empresas para auxiliar e otimizar o atendimento ao cliente, enquanto oferece uma linguagem natural.
Responder dúvidas mais simples e frequentes, filtrar e redirecionar contatos para atendentes reais e oferecer menor tempo de resposta são algumas das funções que podem ser executadas facilmente por chatbots com o auxílio da IA, entre muitas outras possibilidades.
Assistente de voz
Assistentes como Alexa, Siri e Google Assistente são grandes exemplos de ferramentas que utilizam IA e que estão presentes em nossa rotina constantemente. Com elas é possível criar automações, ativar ou desativar alarmes, enviar mensagens ditadas ou automáticas, perguntar sobre o tempo, pedir dicas e mais outra infinidade de atividades!
A inteligência artificial no marketing digital como um novo aliado
A inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia em diferentes âmbitos e em alguns processos de marketing digital não seria diferente.
Essa tecnologia pode facilitar muitas áreas do marketing em múltiplas tarefas rotineiras, confira:
Quais ferramentas podem ser utilizadas para usar inteligência artificial no marketing digital?
1. Chat GPT
O Chat GPT talvez seja o exemplo de IA mais popular do momento. Essa ferramenta chegou revolucionando o dia a dia das pessoas ao oferecer, de maneira gratuita e acessível, uma tecnologia poderosa.
Pergunte o que quiser para o Chat GPT e ele te responderá prontamente. Segundo a própria plataforma, ele pode:
- “Responder a perguntas: Estou aqui para fornecer informações sobre uma ampla gama de tópicos, desde fatos históricos até dados científicos, notícias recentes e muito mais.
- Auxiliar em tarefas de escrita: Se você precisar de ajuda para escrever um artigo, redação, e-mail ou qualquer tipo de texto, posso oferecer sugestões, corrigir erros gramaticais e ajudá-lo a melhorar sua escrita de maneira geral.
- Gerar ideias: Se você está procurando inspiração para um projeto, nome de empresa, título de livro ou qualquer outra coisa, posso ajudar a gerar ideias criativas.
- Fornecer suporte educacional: Se você está estudando um determinado assunto e precisa de esclarecimentos ou explicações adicionais, posso ajudar a esclarecer conceitos e fornecer informações relevantes.
- Brincar e entreter: Posso jogar jogos de palavras, contar piadas, compartilhar curiosidades e até mesmo participar de histórias colaborativas.”
Por exemplo, você pode escrever sobre o seu contexto de negócio e solicitar que o chatGPT traga 10 ideias de posts para Instagram.
Pense no caso da Mirago. Nós poderíamos digitar o seguinte prompt (comando) no chatGPT:
“Somos uma escola de Marketing Digital que oferece diversos cursos na área. Nossos alunos são profissionais de marketing e empreendedores que desejam aprender mais sobre este universo e evoluir em suas carreiras. Me traga 10 ideias de posts para o Instagram que eu poderia fazer.”
E a ferramenta listaria 10 ideias relacionadas ao tema. Legal, né? Você pode solicitar ideias para posts de blog, sugestões para um brainstorming e muito mais.
2. Grammarly
Grammarly
O Grammarly pode ser muito útil para correções gramaticais. A ferramenta consegue analisar profundamente o texto e apontar erros que passariam despercebidos por corretores ortográficos mais simples.
Hoje ela corrige apenas textos em inglês, porém em breve a ferramenta oferecerá opção em outros idiomas.
3. Jasper
O Jasper é uma ferramenta de inteligência artificial que pode ser muito proveitosa para produção de conteúdo e inbound marketing. Semelhante ao Chat GPT, essa plataforma é capaz de apontar correções textuais, debater ideias e criar novos conteúdos, por exemplo, entre outras funcionalidades.
Com ele você pode criar posts de blog, newsletters, anúncios e muito mais.
4. Magic Eraser
Já o Magic Eraser pode ajudar na parte de arte e design do marketing. Com ele é possível apagar objetos inteiros e pessoas de imagens com poucos cliques. Simples e fácil.
5. Dall-E
O Dall-E também é voltado para arte. Também produzido pela Open AI, — mesma empresa criadora do Chat GPT —, essa ferramenta é capaz de criar imagens a partir de descrições, graças ao seu modelo de linguagem neural.
6. MidJourney
O MidJourney é muito similar ao Dall-E e é capaz de gerar imagens a partir de prompts (comandos) em texto. A ferramenta tem evoluído muito nos últimos meses e tem conseguido entregar imagens cada vez melhores.
A plataforma funciona atualmente dentro do Discord (plataforma de comunicação online usado para uma variedade de comunidades e propósitos).
Como uma Plataforma de Geração de Imagens IA pode Ajudar no Marketing:
1. Criação de Conteúdo Visual:
- Automatização da Criação de Imagens: A plataforma pode gerar automaticamente imagens para serem usadas em campanhas de marketing, economizando tempo e recursos.
- Variedade de Conteúdo: Pode oferecer uma ampla variedade de opções visuais e criativas sem o custo de um designer gráfico.
2. Personalização:
- Imagens Personalizadas: A IA pode gerar imagens personalizadas com base nas preferências ou dados dos usuários.
- Marketing Direcionado: Criar imagens que se alinham com as preferências e comportamentos dos usuários para campanhas de marketing mais eficazes.
3. Testes A/B:
- Variações de Imagens: Gerar múltiplas versões de imagens para realizar testes A/B e identificar qual versão performa melhor numa campanha ou landing page, por exemplo.
- Otimização de Campanhas: Utilizar os dados dos testes para otimizar futuras campanhas de marketing.
4. Feedback Rápido:
- Iteração Rápida: Criar, testar e ajustar imagens de marketing em tempo real ou em ciclos de feedback rápidos.
- Adaptação: Ajustar rapidamente as estratégias visuais com base nas reações e feedback da comunidade.
5. Análise de Dados:
- Melhoria Contínua: Utilizar insights derivados das análises para melhorar continuamente as estratégias de criação de imagem.
Quais os principais desafios de aplicação da inteligência artificial no marketing digital?
Embora as contribuições da inteligência artificial no marketing digital sejam enormes, também são encontrados alguns desafios ao usar essa tecnologia. Vamos elencar alguns deles:
1. Integração de Dados
- Desafio: Integrar dados de diversas fontes e formatos.
- Detalhes: A IA depende de grandes volumes de dados para ser eficaz. A integração e a análise desses dados, provenientes de diferentes plataformas e formatos, podem ser complexas e desafiadoras.
2. Privacidade e Segurança de Dados
- Desafio: Garantir a privacidade e a segurança dos dados dos clientes.
- Detalhes: Com a implementação de regulamentações de privacidade de dados – aqui no Brasil temos a LGPD, as empresas devem garantir que a coleta, armazenamento e uso de dados estejam em conformidade com as leis.
3. Qualidade dos Dados
- Desafio: Garantir a precisão e a relevância dos dados.
- Detalhes: Dados imprecisos ou desatualizados podem levar a IA a fazer previsões ou tomar decisões incorretas, afetando negativamente as campanhas de marketing.
4. Expertise Técnica
- Desafio: Falta de especialistas em IA.
- Detalhes: A falta de mão de obra qualificada em IA pode dificultar a implementação e a otimização de soluções de IA eficazes.
5. Compreensão das Capacidades da IA
- Desafio: Compreender e definir claramente o papel e as capacidades da IA.
- Detalhes: Muitas vezes, as empresas enfrentam dificuldades para entender como e onde a IA pode ser melhor aplicada em suas estratégias de marketing.
6. Personalização versus Generalização
- Desafio: Encontrar o equilíbrio certo entre personalização e generalização em campanhas de marketing.
- Detalhes: Personalizar demais pode parecer invasivo, enquanto generalizar demais pode parecer impessoal.
7. Ética e Viés
- Desafio: Evitar o viés e garantir a ética nas aplicações de IA.
- Detalhes: Algoritmos de IA podem perpetuar ou até mesmo amplificar vieses existentes se os dados de treinamento contiverem tais vieses.
8. Métricas e Avaliação de Desempenho
- Desafio: Definir e monitorar as métricas corretas para avaliar o desempenho da IA.
- Detalhes: A avaliação do impacto real da IA nas campanhas de marketing e a correlação com os objetivos de negócios pode ser desafiadora.
9. Adoção e Confiança
- Desafio: Gerar confiança e promover a adoção da IA entre os stakeholders.
- Detalhes: Pode haver resistência à adoção da IA devido a preocupações com a perda de empregos, falta de compreensão da tecnologia ou receios relacionados à autonomia das máquinas.
10. Custo
- Desafio: Justificar o retorno sobre o investimento (ROI) em tecnologias de IA.
- Detalhes: O desenvolvimento e a implementação de soluções de IA podem ser caros e consumir tempo, sendo um desafio demonstrar o ROI a curto prazo.
Fique por dentro das novidades e tendências do setor
A evolução da tecnologia anda de mãos dadas com o mercado de marketing. Logo, é de suma importância que você esteja atualizado e em sincronia com as novidades e com o que acontece no ramo, não só não ficar para trás, como também para encontrar novas formas de facilitar o seu dia a dia e tornar o trabalho mais produtivo e melhor.
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