Canais de Marketing

Os canais de marketing são uma conexão entre a empresa e o público. Entenda como eles funcionam na comunicação e na distribuição.

Definir os canais de marketing é uma decisão muito importante para qualquer planejamento de marketing. Afinal, esse é o momento de decidir como alcançar o seu público.

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O que é um canal de marketing?

Um canal é literalmente um caminho. Um canal de marketing é uma ponte para a comunicação com seus clientes ou distribuição de produtos.

Aliás, é importante separar os canais de comunicação dos canais de distribuição.

Apesar de ambos os tipos serem efetivamente canais de marketing, eles cumprem objetivos diferentes. Enquanto na comunicação os canais são formas de passar informações aos clientes, os canais de distribuição são como os serviços e produtos chegarão até o comprador.

Originalmente os canais de marketing para comunicação eram as mídias de massa, como a televisão, os jornais, as revistas e o rádio. Entretanto, o surgimento da internet causou o surgimento de diversos possíveis canais de maior acessibilidade.

Quais as funções dos canais para a comunicação?

A principal função dos canais de marketing na comunicação é informar sobre produtos, serviços e posicionamento de marca. Isso ajuda também a entender quais são os possíveis canais para uso na sua comunicação: lugares onde você pode entregar informações a um público.

Por exemplo: as mídias sociais são um canal de marketing muito eficiente na comunicação de produtos em que se precisa gerar a demanda. Além disso, as pesquisas orgânicas podem ser um canal de comunicação eficiente para produtos que já possuem uma demanda regular, como desentupidoras.

Abaixo listamos alguns canais de marketing focados em comunicação que você pode usar no meio digital:

  • Site empresarial – com auxílio do SEO para se posicionar nas buscas, pode ser uma forma de falar sobre a marca e o produto com o público;
  • Blog corporativo e conteúdo – além do site, a postagem regular de conteúdos e artigos sobre o seus serviços e produto, auxiliada pelo SEO, traz mais atenção ao que você oferece;
  • E-mail marketing – uma forma eficiente de se comunicar diretamente com o público sobre os processos de compra e sobre os produtos;
  • Redes sociais – um dos canais de marketing mais eficientes para a comunicação graças ao tempo que as pessoas gastam nele;
  • Google Ads – uma forma de adquirir leads e público mais rápido é usando anúncios em pesquisas;
  • Inbound Marketing – não é exatamente um canal, mas um método de se organizar os canais de forma mais eficiente buscando vendas e con versões.

Para que servem os canais de marketing na distribuição?

Além da comunicação, também podemos falar de canais de marketing na distribuição. Estes são os caminhos pelo qual o produto ou serviço pode ser adquirido pelo cliente.

Uma loja online no seu site, por exemplo, é um canal de distribuição. Na verdade, os meios online contam com diversos possíveis formas de distribuição.

Por que os canais de marketing são tão importantes

Os canais de marketing de distribuição são importantes para a própria existência do negócio. Se não houver um caminho pelo qual o produto ou serviço possa ser solicitado e recebido pelo cliente, então a negociação não ocorre. Além disso, quanto mais simples for o processo de obter algo, mais fácil decidir realizar a compra.

Da mesma forma, os canais de comunicação são essenciais para que o cliente saiba da existência e possibilidade do produto. Digamos que você ofereça um produto revolucionário e que resolve um problema que existe a muitos anos.

Entretanto, se ninguém souber do produto e de como ele resolve o problema, então ninguém vai comprar. Portanto os canais de comunicação são importantes para divulgação.

Exemplos de canal de marketing

Os canais de marketing funcionam de forma diferente dependendo se estamos lidando com comunicação ou distribuição. Portanto é preciso tomar cuidado com essa distinção antes de listar exemplos.

Canais de marketing para distribuição

Abaixo, vamos explicar melhor os canais de distribuição que podem ser usados no marketing. Enquanto a maioria dele existe a muitos anos, tentamos explicar de forma mais dinâmica como eles se adequaram ao digital.

Varejo

O varejo é a distribuição feita através de um varejista. Ou seja: através de um comércio especializado em distribuir para um setor ou nicho.

O foco exclusivo do varejo é a venda para o consumidor final. No mercado digital, uma loja e-commerce focada em vender para pessoas é um tipo de varejo.

Atacado

Os atacadistas são lojistas especializados em vender em grandes quantidades. Por esse motivo quase sempre tem como clientes outros negócios.

Existe no Brasil uma prática de lojas de atacarejo. Essas são lojas que vendem os produtos com preços diferentes dependendo da quantidade que o consumidor está levando.

No mercado digital é comum que se realize o atacado para empresas. Por exemplo: vender tijolos para construtoras através de uma plataforma online.

Distribuidor

As distribuidoras são empresas especializadas em armazenar, vender e distribuir com foco em uma região geográfica. Esta prática é muito comum no comércio de bebidas, com distribuidoras servindo como clientes dos produtores e tendo como clientes os negócios que irão, por sua vez, vender ao consumidor final.

Agentes

Agentes são vendedores comissionado especializados em representar a venda de produtos em auxílio ao produtor. Existem muitos regimes diferentes de contratação para agentes, desde prestadores de serviço terceirizados até contratados com carteira assinada.

Uma adaptação dos agentes dentro do mercado digital são os afiliados, um formato popular de vendas na atualidade.

Venda direta

A venda direta é um canal de distribuição em que o produtor é diretamente o responsável pela chegada do produto no consumidor final. Por isso é também a mais popular na prestação de serviços.

Muitas empresas estabelecem a própria loja online. Esse é um formato comum de venda direta no mercado digital.

Canais de marketing para divulgação

Vamos deixar de lado alguns canais mais clássicos como a televisão e o rádio na nossa lista por um motivo simples: eles são mais difíceis de acessar.

Se você trabalha ou possui uma PME, provavelmente vai tirar mais vantagem de canais de comunicação digitais, que tem um valor de entrada menor.

Site empresarial

O site da empresa é essencial para um bom negócio. Isso porque é nele que as pessoas irão buscar informações sobre o negócio. Se a comunicação ali estiver confusa ou os principais tópicos estiverem escondidos, dificilmente a empresa irá ganhar a confiança do cliente.

Ao construir um site para a empresa, é importante ter em mente os conceitos de SEO. Desta forma o site poderá se posicionar bem nas pesquisas e efetivamente surgir como solução de quem deseja resolver problemas.

Blog corporativo

Ter um blog corporativo é uma forma ainda mais eficiente de aparecer nas pesquisas dos mecanismos de busca. Para tanto, é preciso sempre produzir conteúdos usando o SEO para atrair mais público.

O blog corporativo é melhor aproveitado quando você utiliza uma estratégia aprofundada de marketing de conteúdo.

E-mail marketing

A comunicação através do e-mail dos contatos ainda é uma das formas mais eficientes de estabelecer um relacionamento com o público.

Entretanto, não adianta só enviar uma grande quantidade de e-mails sem pensar no motivo de cada um. É preciso entender melhor a função do e-mail marketing no seu planejamento.

Redes Sociais

As redes sociais são um excelente canal de comunicação. Através delas é possível se comunicar com o público diretamente onde ele passa mais tempo online.

Entretanto, é importante entender que os perfis empresariais dentro das mídias sociais são um espaço alugado. Não adianta nada ter apenas eles disponíveis para a comunicação.

Google Ads

O Google Ads é outra ferramenta muito importante para atrair um público novo. Isso porque ele possibilita um bom posicionamento de forma rápida. Entretanto, ele não deve ser usado como principal canal de comunicação devido ao alto custo de uma estratégia dirigida por ele.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é muito importante como método de organizar seus canais de comunicação. Ao invés de trazer público sem pensar em uma sequência, o Inbound Marketing planeja o caminho até o canal de distribuição.

Como escolher o melhor canal?

Não importa se você está usando canais de marketing de comunicação ou distribuição, a única forma de escolher a forma certa de se conectar com os clientes é através de pesquisa.

Para os canais de marketing de distribuição, é essencial entender onde o público está procurando pela compra. Além disso é preciso facilitar ao máximo a aquisição para que os obstáculos não impeçam as vendas.

Nos canais de comunicação, a pergunta que deve ser feita é: onde meu público-alvo está? Entendendo quais os canais de comunicação que os potenciais compradores já usam você irá facilitar seus processos.

Seu próximo passo…

Agora que você entendeu a importância dos canais de marketing para o planejamento, é hora de se aprofundar um pouco mais no marketing em geral.

Os canais de comunicação estão relacionados aos 4P’s do Marketing. A distribuição é um assunto que está dentro do P de Praça e a comunicação do P de Promoção. Você pode entender melhor o assunto lendo sobre o assunto.

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