Métricas do Google Ads: entenda as 5 principais

Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
Conheça as principais métricas de Google Ads e entenda como aproveitá-las para melhorar suas campanhas.

Existem muitas métricas no Google Ads. Portanto, é muito complicado entender o que cada uma delas indica e como tirar melhor proveito de cada uma. Entretanto, é possível compreender tudo que é necessário a partir de apenas algumas delas.

Este artigo faz parte do Curso Google Ads – Rede de Pesquisa. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

A partir deste artigo você será capaz de entender as métricas mais importantes do Google Ads e aproveitá-las para melhorar campanhas.

Vamos lá?

As principais métricas do Google Ads

A lista de métricas a seguir é pequena se comparada a todas as disponíveis. Entretanto, elas são também as que indicam valores mais importantes. Algumas delas estão relacionadas diretamente aos custos das suas campanhas. Outras mostram se sua verba está bem investida.

Vamos nos aprofundar nas métricas do Google Ads e buscar entender como podemos melhorar cada uma delas.

1 – Taxa de Cliques (CTR)

A taxa de cliques, também conhecida como Click Through Rate (CTR), é a principal entre as métricas que mostram desempenho de anúncios.

Em resumo, ela mede qual a porcentagem de pessoas que, ao serem impactadas pelo anúncio, acabaram clicando nele. Ou seja, é a comparação de quantas pessoas viram o anúncio e quantas interagiram com ele.

Uma forma se trabalhar melhor o CTR dos seus anúncios é aproveitando-se melhor das extensões de anúncio. Esta é uma opção para destacar seus anúncios em relação à concorrência.

2 – Taxa de Impressões

A taxa de impressões é um número obtido dividindo quantas vezes seu anúncio foi mostrado pelo número de vezes que uma pesquisa foi feita. Ou seja, é uma das métricas que ajuda a entender se o Google Ads está dando visibilidade ao seu anúncio.

Portanto, esta é uma métrica que ajuda a verificar quão bem você está desempenhando no Leilão do Google Ads. Ela também ajuda a entender se o anúncio é relevante para o público.

Uma forma de melhorar sua Taxa de Impressões é trabalhando seu Índice de Qualidade e também realizando uma pesquisa de palavras-chave mais aprofundada e completa.

3 – Custo por Clique

O Custo por Clique (CPC) é a principal das métricas do Google Ads na hora de avaliar quanto você está investindo. O custo por clique real é determinado através do Leilão, dependendo do seu CPC Máximo e do Índice de Qualidade.

Se o Custo por Clique está muito alto, então provavelmente você vai ter um retorno sobre o investimento menor. Entretanto, um CPC baixo não é sinônimo de sucesso, já que você pode estar anunciando para pessoas que não vão comprar e apenas aumentando os gastos.

4 – Índice de Qualidade

O índice de qualidade é um fator importante para o Leilão do Google Ads, mas é também uma das métricas mais importantes.

Afinal, é através dela que o Google avisa se seus anúncios estão dentro do padrão de qualidade esperado. O Índice de Qualidade é diretamente influenciado pela página de destino, pela relevância dos anúncios (indicada pela Taxa de Impressões e pela Taxa de Rejeição) e pelo CTR.

5 – Taxa de Rejeição

Esta é uma métrica essencial para entender a qualidade das suas landing pages. Afinal, não adianta nada ter um CTR alto, um CPC baixo, mas os clientes abandonarem o site rapidamente sem consumir nada.

A taxa de rejeição é obtida dividindo o número de pessoas que continuaram navegando no site pelo número totais de cliques no link. Portanto, indica se a página de destino está desempenhando bem na hora de manter o interesse do potencial cliente.

Além das métricas do Google Ads…

Agora você entendeu um pouco melhor as métricas do Google Ads, precisa entender como transformá-las em anúncios melhores.

Comece conferindo nossas dicas de como fazer anúncios do Google Ads.

Não esqueça de conhecer as boas práticas do Google Ads e as políticas para anúncios.

Professor

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco. Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL. Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
O curso

Curso Google Ads – Rede de Pesquisa

Entenda como Utilizar a Rede de Pesquisa do Google Ads para gerar mais Tráfego, Conversões e Vendas. Melhore a Performance das suas Campanhas. Inscreva Já!
Dúvidas

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.