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O que é SEO (Search Engine Optimization)?

Por que alguns sites ficam bem posicionados no Google e outros não? O que faz o seu site ser relevante? Entenda como o SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas) pode ajudar seu site a ter mais visitas gratuitamente e gerar leads mais qualificados.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em português podemos traduzir como Otimização para Mecanismos de Busca.

O SEO consiste, basicamente, em otimizar o seu site para que ele tenha uma maior visibilidade na busca orgânica (gratuita) do Google. É verdade que temos outros buscadores, como o Bing, por exemplo, no entanto, no Brasil o Google praticamente domina o mercado, portanto, é pra ele que otimizamos nossos sites.

Por que o Google cresceu tanto?

Todos sabemos que a internet alterou radicalmente o comportamento do consumidor. Nas últimas duas décadas o Google revolucionou a maneira de encontrarmos a informação na internet por meio de sofisticados algoritmos que organizaram boa parte da informação disponível na web. Para entender melhor como o Google conseguiu resolver esse grande desafio (continuando a aperfeiçoar isso até os dias atuais), vamos ver um vídeo do Matt Cutts, um ex-engenheiro do Google responsável por uma equipe de spam na web do Google. Nesse vídeo, Cutts apresenta de modo simples como o Google funciona. Veja:

 

 

É fácil entender explicando dessa forma, não é? A grandeza do Google como empresa foi conseguir tornar muito fácil o acesso a informações de qualidade por meio de seu buscador. Apesar do Google tornar isso extremamente simples para o usuário, a lógica por trás desse mecanismo é extremamente complexa. Mas isso é assunto pra outro artigo.

Por que o SEO se tornou tão importante?

Com o crescimento e melhoria das buscas pelo Google, cada vez mais pessoas foram atraídas a consumir seus serviços diariamente. E, com eles, obviamente, as empresas passaram a se interessar por essa audiência. Ora, se as pessoas utilizam o buscador para encontrar as informações de que precisam, então obviamente os primeiros resultados dessas buscas tem muito valor, certo?

Isso é óbvio hoje, mas nem sempre foi assim. A realidade é que no início desse processo uma minoria conseguiu visualizar o que estava para acontecer nos próximos anos. O SEO realmente começou a ganhar força nos últimos 10 a 12 anos aqui no Brasil. Antes disso sabia-se muito pouco sobre o assunto.

Com o maior entendimento do poder que o Google tinha em mãos, as empresas começaram então a se organizar e juntar esforços – se unindo a agências especializadas, consultorias e outros players – para perseguir as primeiras posições no Google.

SEO x Links Patrocinados

É preciso deixar claro que SEO não tem nada a ver com campanhas de links patrocinados no Google. O Google Ads é a plataforma self-service do Google em que você poderá anunciar nas redes de pesquisa e display (incluindo o youtube, google shopping e em aplicativos da Google Play).

No caso das campanhas de links patrocinados você investe um valor para que seus anúncios apareçam nas redes do Google e isso traz resultados no curtíssimo prazo já que os anúncios começam a ser exibidos, na maioria dos casos, alguns minutos ou no máximo algumas horas logo após a criação. É a parte em vermelho na imagem abaixo (e aparecem com a palavra “anúncio” ao lado).

diferença entre seo e links patrocinados

Já para aparecer bem posicionado no Google orgânico não existe nenhuma forma de pagamento ou resultado à curtíssimo prazo. Mas isso é assunto para o próximo tópico.

Como aparecer na primeira página do Google utilizando o SEO?

Antes de tudo, para aparecer bem posicionado na primeira página do Google utilizando o SEO é preciso entender algumas coisas:

  • Existem centenas de fatores que são considerados pelos algoritmos do Google para ranquear uma página;
  • Ninguém sabe exatamente quais são todos esses fatores, embora tenhamos bem mais claro hoje muitos deles;
  • A competição nesse campo do SEO aumentou muito nos últimos anos (todos querem estar na primeira página);
  • Para conquistar (e manter) um bom posicionamento no Google geralmente é necessário um trabalho de médio a longo prazo (os resultados não são imediatos);
  • Muito estudo, dedicação e persistência estão envolvidos no processo. Muitas horas de trabalho árduo.
  • Não há como ter nenhuma garantia de que você conseguirá estar no topo da primeira página orgânica para determinados termos-chave, mesmo fazendo tudo certo. Aliás, se alguém lhe prometer isso, desconfie.

Vendo essas afirmações acima, parece desanimador, não é mesmo? Mas calma. Todo esse esforço pode ser extremamente recompensador. Vamos entender alguns conceitos do SEO.

SEO – Otimização On Page

Quando falamos de fatores On Page, significa que devemos otimizar os elementos que estão dentro de nosso site. E isso é tarefa básica de SEO (e, infelizmente ainda hoje, muita gente não faz a lição de casa).

Explicando melhor: Para que o buscador (Google Bot) consiga correlacionar o conteúdo de nossa página ao termo de busca utilizado, devemos ter vários elementos de nosso site otimizados para que o Google consiga “escanear” nosso conteúdo e entender que somos relevantes para determinada busca.

Abaixo estão os alguns dos principais fatores de otimização On Page:

  • Título (ou meta title): O título principal daquela página. Recomenda-se o uso da palavra-chave no título
  • URL amigável: Uma URL fácil de se entender. Em vez de: meusite.com.br/?p=654 a URL amigável seria: meusite.com.br/seo-para-leigos
  • Meta Description: Uma descrição resumida do que o usuário irá encontrar naquela página. Pode ou não ser usada pelo Google para a exibição na SERP (Search Engine Results Page – ou Página de Resultados de Busca).
  • Heading Tags (ou Hierarquia de conteúdo): Prioriza e traz hierarquia para os títulos e subtítulos de determinada página. Facilita a leitura do usuário.
  • Qualidade do conteúdo: O Google está cada vez melhor em trazer resultados de busca relevantes. Quanto mais qualidade seu conteúdo tiver, maiores as chances do algoritmo considerar suas páginas para determinados termos.
  • Título das Imagens: As imagens do seu site devem estar todas nomeadas (mesma lógica que URLs amigáveis – para facilitar o encontro do usuário numa pesquisa por imagens, por exemplo). Em vez de subir uma imagem chamada DSC00023354.jpg, suba uma imagem como resultados-google.jpg. Procure, sempre que possível, utilizar as palavras-chave nas imagens também.
  • Tag ALT nas Imagens: A tag alt é responsável por exibir um texto para deficientes visuais (com leitores de tela), além de exibir o texto em caso de imagem quebrada no site. Procure utilizar a descrição daquela imagem e inserir a palavra-chave.
  • Tamanho das imagens: Imagens muito pesadas podem impactar negativamente o carregamento de seu site, tornando-o mais lento, prejudicando, portanto, o SEO. Procure deixar as imagens mais leves possíveis (com poucos Kbytes).
  • Linkagem interna: Fazer links entre páginas internas do seu site também é uma maneira de realizar uma otimização On Page no SEO. Sempre que possível, crie links internos.
  • Velocidade de Carregamento: Quanto mais rápido seu site carregar, melhor. Lembre-se: O Google tem por objetivo oferecer o melhor serviço e experiência de busca ao usuário. Portanto, ter um conteúdo incrível mas um site lento fará com que seu site seja penalizado no ranking orgânico.
  • Design Responsivo: O mundo é cada vez mais mobile. Não faz sentido ter um site que não seja otimizado para os dispositivos móveis. Desde 2015 as buscas móveis são maiores que as buscas em desktop.

 

SEO – Otimização Off Page

A otimização off page está muito ligada a um termo chamado link building. Sem dúvida é o fator mais importante desse tipo de otimização em SEO e tem a ver com a origem do Google e a forma como ele utilizou seus algoritmos para dar relevância às páginas.

 

  • Link Building: De forma muito resumida, em seu início, a empresa criou o Page Rank, um mecanismo que dava relevância a uma página com base nos outros sites em que linkavam pra ele. O algoritmo do Google avaliava tanto a quantidade como a qualidade desses links (e, a partir disso, montava um ranking dos melhores resultados). Portanto, quanto mais e melhores links apontarem para o seu site, mais relevante ele se tornará. É claro que quanto mais sites relacionados ao seu negócio apontarem para o seu site melhor (você terá mais relevância com sites com autoridade em seu mercado do que outros sites que possuem pouca relevância com o assunto que você trata).
  • Autoridade do domínio: Quanto mais antigo seu domínio, mais autoridade ele tende a ter. É claro que esse fator também está ligado à quantidade e qualidade do conteúdo publicado por aquele domínio ao longo do tempo.

 

Veremos muito mais nas próximas aulas onde esses e outros conceitos ficarão cada vez mais claros. Pra finalizar, devemos dizer que adoramos a frase abaixo e ela tem tudo a ver com o SEO:

 

“A melhor forma de encontrar o seu consumidor é ser encontrado por ele.”
Martha Gabriel

Pense nisso.

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