Google Analytics 4 (GA4): o que é e como usar?

GA4: A nova geração do Google Analytics vai mudar a forma de mensurar e analisar os dados. Entenda as principais mudanças em relação à sua versão anterior (Universal Analytics).

Está em busca de informações valiosas para sua empresa? Precisa fazer uma análise mais minuciosa? Quer potencializar suas ações de marketing digital? O melhor que você pode fazer nesse cenário é escolher uma das ferramentas mais completas para resolver tudo isso: o Google Analytics, que está evoluindo para a sua 4ª geração, GA4, e você precisa conhecer! 

É isso mesmo! O Google Analytics, que desempenha um papel indispensável no universo digital, seja por conta da sua capacidade de gerar relatórios eficientes de forma automática, em tempo real, e por fornecer muitas opções de análise, ajudando a melhorar o posicionamento de sua marca no mercado, está mudando! 

Então, se você é um(a) profissional de marketing, comunicação ou de analista mídias sociais que atua no mundo digital, seja por uma empresa ou de forma autônoma, que possui um site ou aplicativo, precisa saber tudo sobre essa novidade.

Segundo o próprio Google, a versão do Google Analytics Universal será descontinuada a partir de 1º de julho de 2023 e, após esse período, somente o Google Analytics 4 coletará dados (mais informações aqui). 

Neste artigo da Mirago, você vai conferir tudo sobre o GA4, a última versão do Google Analytics. Acompanhe e aproveite!

Neste artigo:
GA4 Google Analytics 4

O que você precisa saber sobre o GA4

Essa nova geração, entre outras tantas novidades, apresenta uma nova interface e algumas outras características que ilustram bem a evolução que a ferramenta teve: 

  • Coleta dados de sites e apps para mostrar mais informações sobre a jornada do cliente;
  • Usa dados com base em eventos, ao invés de sessões;
  • Inclui controles de privacidade, como medição sem cookies*, modelagem comportamental e estimativa de conversão;
  • Oferece recursos preditivos que fornecem orientação sem modelos complexos;
  • Integrações diretas com plataformas de mídia ajudam a promover ações no seu site ou app.


*A falta de cookies segue as novas diretrizes internacionais de privacidade e a LGPD.

Graças à nova experiência de análise multiplataforma, o GA4 é capaz de cruzar diversos dados como um todo, englobando todos os usuários, seja apenas dados de um site ou aplicativo. Isso traz a Jornada de Compra do usuário para o foco, com mais precisão.

Principais mudanças do Google Analytics 4 em relação à versão anterior

Entenda quais são as principais mudanças da nova versão em relação à sua anterior:

1. No GA4 tudo é baseado em eventos

Com o fim do uso de cookies de terceiros previsto para 2024 e o reforço das leis nacionais e internacionais para proteção de dados, há uma tendência de diminuir a quantidade de informações que podem ser captadas a partir do comportamento de um usuário na internet. 

Por isso, o GA4 já deixa de usar esse tipo de coleta e parte para os eventos, novo método para acompanhar a jornada de compra de uma maneira muito mais assertiva e que não depende dos famosos cookies

O que são eventos?

Para entender como funciona a coleta de dados do Google Analytics 4, é preciso entender os eventos. Um evento nada mais é do que uma ação que um usuário realiza durante a sua jornada de compra, como, por exemplo, visualizar a página, rolar a tela, clicar em um banner, preencher o formulário, acrescentar ao carrinho, dar play em um vídeo, entre outras. 

Ao contrário do método tradicional, que monitora as sessões dos usuários e se limita a determinados períodos de tempo, o modelo com base em eventos permite que os dados coletados em dispositivos móveis e desktops sejam cruzados, possibilitando, assim, uma análise muito mais detalhada do processo.

Com isso, os eventos podem ser utilizados para mensurar objetivos e conversões e obter informações valiosas sobre como os usuários interagem com o seu site.

Caso você utilize um site e também tenha um aplicativo para seu e-commerce, por exemplo, será possível cruzar os dados de comportamento entre as duas plataformas, como a quantidade de vezes que o aplicativo é aberto e os cliques feitos no site do desktop

O cruzamento de dados como esse, alinhados à inteligência artificial e ao machine learning, possibilitam traçar um perfil de comportamento mais preciso e próximo à realidade, já que, atualmente, a jornada de compra dificilmente se concentra em uma só plataforma.

2. Diferentes dispositivos (App + Web)

A partir de agora, será possível configurar o Google Analytics para seu site ou app, criando uma propriedade do GA4 e adicionando um fluxo de dados.

Por conta disso, você terá acesso a relatórios do app e da web na mesma página, com os seguintes dados: 

  • Um único conjunto de métricas;
  • Total de usuários únicos que usam os meios digitais da empresa; 
  • Quantidade de conversões nas plataformas em determinado período.

Assim, será mais simples conseguir traçar a jornada de compra dos consumidores por meio insights e mensurações mais assertivas e unificadas.

3. Novos Parâmetros na URL 

O Google explica que, ao adicionar parâmetros de campanha UTM aos URLs de destino usados nos links de referência e nas campanhas publicitárias, você pode identificar quais campanhas estão direcionando tráfego. 

Logo, quando um usuário clica em um link de referência, os parâmetros de URL são enviados ao Google Analytics, e os valores dos parâmetros são incluídos no Relatório de aquisição de tráfego.

Na versão anterior tínhamos 5 parâmetros na URL para adicionar UTMs e realizar o monitoramento das campanhas de tráfego: 

  • Source = Origem da visita
  • Medium = Mídia que gerou visita
  • Campaign = Campanha que gerou a visita
  • Term = palavra-chave (válido apenas para Google Ads)
  • Content = Conteúdo do criativo (anúncio)

Agora, no GA4 será possível adicionar novos parâmetros aos URLs de destino:

  • utm_id: ID da campanha. Use os mesmos IDs utilizados ao fazer o upload de dados de custo da campanha;
  • utm_source_platform: a plataforma responsável por direcionar o tráfego para uma determinada propriedade do Google Analytics (como uma plataforma de compra que define orçamentos e critérios de segmentação ou uma plataforma que gerencia dados de tráfego orgânico). Por exemplo: Search Ads 360 ou Display & Video 360;
  • utm_campaign_id: usado na análise de palavras-chave para identificar uma campanha estratégica ou a promoção específica de um produto. Essa é uma chave obrigatória para a importação de dados do GA4;
  • utm_creative_format: tipo do criativo, por exemplo, display, nativo, vídeo, pesquisa;
  • utm_marketing_tactic: critérios de segmentação aplicados a uma campanha, por exemplo, remarketing e prospecção.

4. Mudanças nas Métricas

Algumas métricas exclusivas, que não existiam antes no Google Analytics Universal, passam a ser possíveis de serem mensuradas nesta nova versão. Confira mais detalhes sobre cada uma:

Taxa de engajamento

Essa é uma taxa que mostra o número de sessões engajadas dividido pelo total de sessões em um período. Ou seja, mostra se houveram acessos, permanência (mais de 10 segundos), visitas a outras páginas ou ações de conversão.

Sessões engajadas

Mostra quanto tempo a tela do app ficou em primeiro plano ou a página da web ficou em foco, com o usuário interagindo por mais de 10 segundos.

Tempo médio de engajamento

Aqui, temos um métrica de quanto tempo, em média, o usuário manteve sua página ou app em primeiro plano.

Sessões engajadas por usuário 

Por fim, essa métrica indica o número de sessões, em média, de interação de cada usuário. Isso porque um usuário pode voltar a acessar seu site ou app muitas vezes e permanecer por mais de 10 segundos, aumentando o número de sessões engajadas.

5. Relatórios Personalizados

A versão anterior do Google Analytics tinha uma série de relatórios padrão que a ferramenta trazia. Isso acabou no Google Analytics 4. Isso porque agora você precisa criar seus próprios relatórios customizados.

Por meio da aba explorar, uma das funcionalidades que mais representam a evolução da ferramenta, você poderá criar diversos relatórios de acordo com suas preferências: 

6. Modelo de Atribuição baseado em dados

Um modelo de atribuição é a regra ou conjunto de regras que determina como o crédito de vendas e conversões é atribuído a pontos de contato em caminhos de conversão. 

Por exemplo, o modelo “Última interação” no Analytics atribui 100% de crédito aos pontos de contato finais (ou seja, cliques) que precedem imediatamente vendas ou conversões. Por outro lado, o modelo “Primeira interação” atribui 100% de crédito aos pontos de contato que iniciam caminhos de conversão.

Geralmente, o crédito pela conversão é atribuído ao último anúncio em que os clientes clicaram. Mas esse foi o único anúncio que os convenceu a fazer a conversão? E quanto aos outros anúncios em que eles clicaram antes disso?

Na nova versão, o modelo de atribuição padrão é diferente do universal, porque agora ele permite que você defina um modelo como padrão, ou seja, todo o seu GA4 pode ser baseado no modelo que escolher, não mais apenas no last click.

7. Inteligência Artificial

O GA4 também é baseado em análise preditiva. Isto significa que você pode tirar insights importantes para a tomada de decisão, buscando aproveitar novas oportunidades (ou se defender de cenários mais negativos) que poderão surgir no futuro.

Essa facilidade só é possível graças à análise de dados, uma característica do Machine Learning (aprendizado da máquina), que é uma automação de respostas por meio de big data e inteligência artificial.

Dessa forma, a ferramenta consegue oferecer insights para que os tomadores de decisão consigam ter mais informações para solucionar problemas ou aproveitar oportunidades.

Para o Marketing Digital, o Machine Learning oferece formas de entregar soluções personalizadas e mais alinhadas às necessidades desse público, além de qualificar de maneira mais precisa o perfil dos leads e muito mais. Isso vai ajudar as empresas a:

  • Ter mais previsibilidade;
  • Identificar MQLs e SQLs no processo de vendas (em segundos);
  • Ter maior geração de insights;
  • Ter menor taxa de churn (rotatividade);
  • Obter mais conversões.

Limites no GA4

No GA4 temos alguns limitadores, por isso, é importante se atentar ao que irá mensurar e coletar na ferramenta. Veja, a seguir, mais detalhes sobre os novos limites:

Retenção de Dados

A retenção de dados no nível do usuário, incluindo conversões, pode ser configurada para no máximo 14 meses. Em todos os outros dados de eventos, você pode escolher um dos seguintes períodos de retenção:

  • 2 meses (vem por padrão na plataforma)
  • 14 meses

Número de Eventos

No GA4, poderemos criar, no máximo, 500 eventos por propriedade (app e Web). Para a maioria dos negócios é mais do que suficiente.

Eventos de Conversão

Como tudo no GA4 é baseado em eventos, com as conversões não é diferente. É necessário configurar e medir um evento para chamá-lo de conversão. Aqui, o limite de eventos para configurar como conversão é de 30.

Número de Contas

Cada conta de Gmail pode criar e ser administrador de no máximo 1.000 contas de Google Analytics.

Número de Propriedades

Cada conta do Google Analytics pode ter até 100 propriedades. Exemplo: Web, iOS, Android e Web+APP.

É importante lembrar que cada interação do usuário é enviada como um hit (dado) individual ao Google Analytics, incluindo (sem limitação) cada visualização de página, exibição de tela, evento ou transação de comércio eletrônico. Como resultado, uma única sessão pode resultar em muitos hits.

Se for preciso aumentar os limites, será necessário fazer um upgrade da sua propriedade para o Google Analytics 360

Como acessar o GA4?

Essa é uma transição que você deve fazer o quanto antes, pois, além de obrigatória, assim terá mais tempo para se adaptar a todo o processo. 

A seguir, veja como configurar essa nova versão, tanto para quem vai realizar a transição quanto para quem irá iniciar uma nova conta. 

> Situação 1: Tem o Google Analytics Universal? Veja o passo a passo de como realizar a transição para GA4:

  1. Acesse analytics.google.com e faça login na sua conta do Google Analytics;
  2. No menu, vá em Administrador e acesse a seção Propriedade;
  3. Clique em “Assistente de configuração do GA4″;
  4. No Assistente de Configuração, clique em “Criar uma nova propriedade do Google Analytics 4” (isso vai fazer você associar a nova propriedade do GA4 à propriedade do UA, sendo que as duas vão continuar coletando dados até a descontinuação do UA);
  5. Depois, vá até a sua propriedade do GA4 e siga as configurações sugeridas pelo assistente, como instalar a tag para coletar dados, vincular a propriedade ao Google Ads e definir públicos-alvo para as campanhas de marketing.

> Situação 2: Está começando agora e quer criar uma nova conta? Veja o passo a passo para implementação do GA4:

  1. Em Administrador, na coluna Conta, clique em Criar conta;
  2. Insira um nome para a conta. Defina as configurações de compartilhamento de dados para controlar quais informações você quer compartilhar com o Google;
  3. Clique em Próxima para adicionar a primeira propriedade à conta; 
  4. Para criar uma propriedade, siga estas etapas:
  • Em Administrador, confira na coluna Conta se você selecionou a opção certa. Depois, na coluna Propriedade, clique em Criar propriedade
  • Insira um nome para a propriedade e selecione o fuso horário e a moeda do relatório. Se um usuário visitar seu site na terça-feira, de acordo com o fuso horário dele, mas ainda for segunda-feira no seu fuso horário, a visita contará como ocorrida na segunda-feira;
  • Clique em Próxima. Selecione a categoria e o tamanho da sua empresa;
  • Clique em Criar e aceite os Termos de Serviço do Google Analytics e a Emenda sobre processamento de dados.

Podcast sobre GA4

Para saber mais sobre as mudanças, você pode acompanhar agora mesmo uma gravação de um podcast exclusivo que realizamos sobre este tema. 

No episódio #22 do Podcast Next Level, falamos sobre como se preparar para essa migração e todos os detalhes do GA4 que não podem passar despercebidos.

Nossa convidada especial para a conversa foi Eleonora Diniz, especialista em análise de dados.

Episódio #22
Google Analytics 4: o que mudou?
Conheça as mudanças e novidades do Google Analytics 4 e como as empresas deverão se adaptar a essa nova realidade. Convidamos a especialista no assunto, Eleonora Diniz, pra contar cada detalhe dessa grande mudança que deve impactar todas as empresas que atuam no digital.
Empreendedora com 33 anos de carreira, sendo 23 na internet. Formada em TI (FATEC-SP) e em Design (Mackenzie), tem MBA em Negócios pela FGV. Trabalha com análise de dados desde 1991 passando pelos Bancos Nacional, Unibanco e Itaú. Seus clientes são Smart Fit, Santander, Itaú, Cinemark e Resultados Digitais. É CEO do Dr. Métricas, plataforma de analytics. Leciona na ESPM, USP/ESALQ, FIAP, FGV e UVV. Palestrou para Ifood, Bayer, Porto Seguro, Nestlé, Rede Globo e está no RDSummit desde 2019. Já atingiu a marca de 40.000 ouvintes sobre analytics.

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Conclusão 

Viu só? São muitas novidades e novas facilidades que o novo Google Analytics 4 traz e você precisa preparar o seu site ou aplicativo para essa mudança, pois isso transformará a forma como você analisa dados atualmente.

Como mencionamos, é importante fazer essa adequação antes do prazo de expiração da versão Universal Analytics e sempre buscar estar por dentro de tudo o que essa ferramenta pode proporcionar para uma atuação cada vez mais eficiente.

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Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.

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