Muitas pessoas não têm o mínimo de conhecimento para elaborar um e-mail marketing. Reflexo disso são as nossas caixas de Spam, sempre cheias de conteúdo mal elaborado que não nos dá vontade de ler.

Aqui está um método simples, mas poderoso, que tem sido usado no marketing e na publicidade em todos os tipos de mídia por mais de um século, e pode ajudar no e-mail marketing. São basicamente quatro blocos de construção que se combinam para motivar os seus leitores à ação, de fazer uma compra, ler um post de blog ou preencher um formulário.

1. Atenção

A atenção é a chave que leva as pessoas ocupadas à sua porta. As pessoas olham rapidamente para a sua caixa de entrada ou notificações e fazem uma seleção rápida sobre o que abrir ou não. Então certifique-se de que a sua linha de assunto tem alguma potência e desperta a curiosidade do leitor. Pense em uma palavra que estimule alguém a ver o que está por detrás dela.

2. Interesse

O problema da atenção humana é que ela é uma coisa inconstante inconstante. Mesmo depois que você chama a atenção inicial de alguém, você tem que trabalhar para mantê-la. Escrever para o interesse é garantir que tudo é educacional, agradável e estimulante. Por exemplo, ao invés de anunciar um novo recurso descrevendo a mecânica do que ele faz, pinte uma cena que mostra todos os benefícios atraentes do mesmo.

3. Desejo

Esta seção é uma transição que abre o caminho para a ação. Pode ser curta, até mesmo uma linha. O que importa é que você encerre seu discurso de modo que ele não desligue o leitor. Tenha em mente o que o seu público quer. Geralmente eles podem querer mais vendas, mais tráfego e clientes mais felizes. Quanto mais específico você puder ser para atender ao seu público e entender o que eles querem, melhor.

4. Ação

Uma chamada para a ação por e-mail é geralmente ideal. Você realmente não deve pedir às pessoas para fazer mais do que uma ou, talvez, duas coisas. Pedir muito não só parece presunçoso, mas reduz a motivação das pessoas para fazer qualquer coisa. Assim, o foco em um resultado desejado deve ir além do botão “inscreva-se” ou “faça o download” ou “leia mais”. Em vez disso, escreva “Veja as melhores estratégias!” ou “Aprenda a escrever posts incríveis”.