Acesse esse conteúdo GRATUITAMENTE Já possui uma conta?

Ferramentas de Marketing Digital

Conheça as principais ferramentas do Marketing Digital e para quais estratégias utilizar cada uma delas.

Você conhece as principais ferramentas do Marketing Digital e sabe para quais estratégias é possível utilizar cada uma delas? A aula de hoje é sobre isso, acompanhe!

Selecionei pra você algumas das principais ferramentas utilizadas no Marketing Digital, para cada uma das estratégias que viemos discutindo durante o curso.

Ferramentas de SEO

moz.com

moz.com

A ferramenta MOZ agrupa uma série de serviços interessantes como por exemplo, a análise de concorrentes, monitoramento de posição na busca orgânica, além de ferramenta de pesquisa para palavra-chave, dentre outra série de opções.

O MOZ é na verdade, um conjunto de ferramentas em Marketing Digital, com foco em SEO e capaz de realizar diferentes serviços.

semrush

SEMrush

O SEMRUSH segue a mesma linha do MOZ. Um dos destaques do SEMRUSH é a análise de concorrentes. Por exemplo: você tem um concorrente que está sempre disputando, de perto, a busca orgânica com o seu site. Para descobrir quais as palavras-chave que estão levando acessos ao site do concorrente, você pode jogar o endereço do site dele nesta ferramenta, por exemplo.  Dá até pra saber quais palavras o concorrente está usando do Google Ads.

ahrefs

ahrefs

O site ahrefs também é uma boa ferramenta, ajudando a fazer pesquisa de palavras-chave, ver quantos sites estão apontando para o seu site, etc.

KeywordSpy

A ferramenta KeywordSpy também é uma boa opção pra dar uma sacada nas palavras-chave da concorrência.

Yoast SEO

Quanto ao Wordpress, é uma plataforma essencial para a criação de sites otimizados em SEO, e que conta com um poderoso plugin denominado Yoast.

Ferramentas de PPC

Em termos de PPC, as melhores ferramentas de Marketing Digital são o Google Ads e o Bing ads.

Google Ads

Google Ads

O Google Ads tem uma ferramenta gratuita chamada Planejador de Palavras-chave, que te ajuda a compreender quantas buscas por mês ocorrem em cada palavra, por exemplo.

Bing Ads

O Bing ads é muito similar ao Google Ads, tanto que é tido como uma cópia dele. E também em termos de ferramentas de Marketing Digital, é uma boa alternativa.

Ferramentas de Web Analytics

Google Analytics

No quesito Analytics, a principal ferramenta é o Google Analytics, gratuito e uma das melhores para realizar as métricas. Quem usar a plataforma Wordpress para o site, pode ainda usar um plugin denominado MonsterInsights.

Ferramentas para Vídeos

Partimos agora para ferramentas de Marketing Digital para as categorias vídeo, social e e-mail.

YouTube

YouTube

O YouTube é referência em plataforma de vídeos e pode ser usado gratuitamente. O Vimeo é um recurso também de grande valor para a questão de vídeos, tendo adicionais em sua versão paga.

Vimeo

Vimeo

Este curso, por exemplo, está com seus vídeos todos hospedados no Vimeo. Com a conta de usuário paga do Vímeo, é possível restringir o acesso ao vídeo por domínio.

Wistia

Wistia

Outra ferramenta bem legal para vídeos é a WISTIA. O valor é mais elevado, porém, para quem usa algumas plataformas de automação de marketing consideradas top de linha (como a Hubspot, por exemplo), ele tem a integração otimizada.

vidIQ

VidIQ

A utilização do vidIQ é recomendadíssima para quem é YouTuber e /ou para quem aposta em um canal nessa rede social. Se trata de uma extensão do navegador Google Chrome, que mostra informações de SEO para o YouTube.

Ele ajuda você a entender se o vídeo está otimizado ou não, o que pode ser feito para melhorar o SEO do vídeo, monitora vídeos de concorrentes, permitindo uma série de ajustes para otimização dos vídeos no YouTube.

TubeBuddy

TubeBuddy

Bem semelhante, mas com algumas diferenças em relação ao vidIQ, o TubeBuddy também merece uma olhadinha.

Ferramentas para mídias sociais

Na categoria “social”, temos ferramentas bem legais para agendar postagens, permitindo que você fique mais “livre”.

mLabs

mLabs 🇧🇷

Começando pela ferramenta de Marketing Digital para Rede Social mLabs. Ela faz postagens em redes que vão desde o Linkedin, Pinterest, passando pelo Instagram. O legal é que com ela é possível programar até mesmo postagens no Stories, por exemplo.

A mLabs agenda postagens até de vídeos no YouTube, e se trata de uma ferramenta brasileira.

Buffer

Buffer

Outras duas ferramentas interessantes pra social é a Buffer e a Hootsuite, ambas americanas. São integradas com o Instagram e permitem postagens até no Google Plus. Porém, elas não tem agendamento de Stories.

Postgrain

Postgrain 🇧🇷

Temos ainda o postgrain, ideal para o Instagram. Inclui desde postagens normais, quanto postagens no Stories, permitindo ainda o gerenciamento do inbox. Vale dizer que se trata de uma ferramenta brasileira, ok?

Trakto

Trakto 🇧🇷

Trakto é uma ferramenta online brasileira para edição de imagens e criação de materiais de marketing. Com ele é possível criar postagens para as redes sociais, apresentações, propostas comerciais, ebooks, materiais impressos e muito mais.

Canva

Canva

Para criar as artes, você pode usar o Canva. Excelente ferramenta de criar artes, a exemplo da brasileira Trakto.

É importante deixar claro que estas ferramentas são as que mais costumamos utilizar em nossos trabalhos, porém, não são as únicas. É possível que você encontre inúmeras outras para realizar as mesmas tarefas, ok? Cabe a cada um ter a curiosidade e buscar por aquelas que mais se adequem às necessidades.

Ferramentas de E-mail Marketing

MailChimp

MailChimp

Falando agora em relação às ferramentas para e-mail, MailChimp. Ele faz a parte de e-mail, landing pages, e ajuda até na criação de anúncios no Facebook.  O legal é que ele cria públicos no Facebook por meio do seu mailing, ou seja, pessoas que já conhecem o trabalho da empresa.

leadlovers

leadlovers 🇧🇷

Uma ferramenta brasileira muito legal é a leadlovers. Ela faz a parte de e-mail, landing page, e ainda conta com um ótimo atendimento.

Aweber

Aweber

AWeber é uma ferramenta americana, junto com a GetResponse, que trabalham a questão de fluxo automatizado de e-mail, entre outros aspectos.

Ferramentas de Automação de Marketing

Vamos agora para a parte de automação?

RD Station

RD Station 🇧🇷

A RD Station é uma ferramenta brasileira, de extrema qualidade. Ela faz e-mail, faz publicações em redes sociais, ajuda com algumas questões de SEO, relatórios, automação de e-mails, etc.

ActiveCampaign

ActiveCampaign

Outra ferramenta de Marketing Digital com foco na automação que é muito boa, é a ActiveCampaign, utilizada aqui na Mirago, aliás.

Bem parecida com a RD Station, ela gera formulários, automação, e tem ainda um CRM embutido, permitindo automação com e-mails comerciais.

InfusionSoft

Infusionsoft

O Infusionsoft é um dos melhores produtos de automação, junto com o HubSpot. Como são cobrados em dólar, acaba pesando um pouco para a realidade do Brasil.

SharpSpring

SharpSpring

Finalmente, temos o SharSpring, que já foi usado na Mirago e tem um apelo com foco em agência.

Ferramentas para Webinars

YouTube

YouTube Live

O YouTube permite que pessoas e empresas realizem transmissões ao vivo. Existem formatos mais simples com apenas a webcam do próprio computador até formatos profissionais com diversas câmeras.

Eventials

Eventials 🇧🇷

A Eventials é uma excelente ferramenta brasileira para realização de webinars. Você pode criar uma conta gratuitamente e criar webinars públicos. Para realizar webinars privados é preciso ter uma conta paga.

WebinarJam

WebinarJam

O WebinarJam é umas das ferramentas mais completas para a realização de webinars. No entanto, os valores não são tão convidativos devido a cobrança em dólares.

Sara Oliveira2 semanas atrás

Ferramenta de Vídeo

Teria alguma ferramenta gratuita para fazer vídeo?

Envie sua dúvida